Páginas

Páginas

domingo, junho 20, 2010

Via Verde: Uma Tromba-de-elefante para a Copa



Tromba-de-elefante, Dunga, África, Copa, Pelé...  

A tromba-de-elefante planta é um agave poderoso, chamado agave-dragão. A tromba-de-elefante de nosso querido Dunga é também uma tromba dragão. De um dragão. Um dragão batalhador, guerreiro, que tá nem aí pra tudo que estão falando sobre ele. Treinos secretos? E daí? Ele está apenas tentando fazer com seriedade seu trabalho de técnico. Sem as lentes de fotógrafos aqui e ali.

Esta copa está resgatando e fazendo renascer um continente. Um continente que durante uma infinidade de séculos foi visto com preconceitos e desprezo por parte de muitos países.
É na África que está o resgate da dignidade humana. É na África que um povo inteiro luta por igualdade social e racial. É na África que ainda podemos ver leões, girafas e elefantes. Animais tão poderosos quanto o povo desse continente.

Esta Copa do Mundo de Futebol está mostrando ao mundo quem é seu verdadeiro rei. Pelé, na sua majestade, nem ouviu o que 'aquele que quer ser rei' falou aos quatro ventos. Ele apenas sorriu e passou.  

Voltando ao Dunga... Ele não é o anão que dizem. Seu apelido, comentam, foi inspirado nos sete anões das histórias em quadrinhos. Achava que tivesse sido pelo Dunga, o elefantinho herói das histórias infantis. Sim, ele está mais, pela força, a um carruncudo elefantinho. Que está no país certo, na hora certa. Como o povo anfitrião desta Copa, ele é também um vencedor. 
Dunga veste a camisa verde e amarela. Verde, de nossas matas, amarela, de nossa alegria, de nosso sol, de nosso ouro. Dunga é ouro. 

Assim como Pelé será sempre rei, com copa ou sem copa, o Brasil será sempre ouro, com hexa ou sem hexa.






Tromba-de-elefante, agave-dragão (Agave attenuata). Família das amarilidáceas. É uma suculenta muito utilizada em paisagismo por seu porte exótico e grandioso. Nessa planta aparece uma haste longa, chamada inflorescência, com inúmeras minúsculas flores. Essa haste, longa e no início mais reta, vai pouco a pouco se curvando, ficando parecida com a tromba de um elefante. Daí seu nome. Veja as fotos, comparando-as: A segunda foto foi feita em abril do ano passado. As outras um mês depois: a 'tromba' já estava bem maior e mais curva.

Uma copa com muitas alegrias e muitos gols!

---------------------------