segunda-feira, março 29, 2021

Melão-de-são-caetano

 


Melão-de-são-caetano ou melãozinho. Você conhece? É comestível ou medicinal? Se você tem alguma informação, deixe aqui, nos comentários.

Sei que é uma trepadeira e seus melõezinhos são uma graça. As sementes são pegajosas,  envoltas em uma polpa que, de certa forma, ficam fixas no lugar onde caem. Deve ser um meio de proteção. Veja através das fotos que fiz hoje.

Há alguns anos ganhei uma muda que cresceu, mas desapareceu logo depois. O ano passado vi outra planta que crescia mais ou menos no mesmo lugar da mudinha anterior. Pelas folhas percebi que devia ser o melãozinho. Ela apareceu rente a um muro. Como é trepadeira, foi avançando com suas folhas miúdas e hoje encontrei seus frutos já maduros. 

Folhas do melão-de-são-caetano 

Melãozinho ainda verde

Este amadureceu e abriu (explodiu, como fazem algumas plantas para espalharem as sementes?) Duas sementes ficaram coladas no muro. 
 
Este está tão maduro que sua pele (crosta?) começa a abrir

Sementes do melão-de-são-caetano. Elas são envoltas por uma polpa vermelha pegajosa. Veja, esta ficou sem cair de meu dedo. 

Sementes do melão-de-são-caetano 

Então, vamos pesquisar juntos sobre esta charmosa plantinha? Deixe seu comentário, combinado?

------------


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira

——-