Páginas

quinta-feira, agosto 16, 2012

Via Viajando nos Sabores: Entradas e Sobremesas com Abacate




Dependendo da região, a época do abacate, em nosso país, vai de fevereiro a junho ou julho. Mas ainda pode ser visto em alguns lugares. Se sua cidade é privilegiada, tendo abacateiros com frutos em pleno mês de agosto, aproveite esses últimos abacates do ano. A não ser que você tenha congelado sua polpa, como
 fizemos aqui em casa, só mesmo comprando os fora de época.

Coma abacate em receitas doces e salgadas. Há estudos que mostram que sua gordura elimina a má gordura do colesterol. Claro, como qualquer outro alimento, consuma com moderação. Veja as fotos da colagem que fizemos e crie, invente outras receitinhas deliciosas. Ele vai bem com qualquer folha verde e com frutas ácidas, como limão, uva e morango - estas duas últimas testadas por nós, em nossos 'momentos criativos' na cozinha. Baseados naquela entrada de abacate com alface, suco de limão, azeite e sal, experimentamos substituir o limão por uva e não é que deu certo? Todos amaram. Acompanhe as fotos. São sugestões práticas, para serem feitas num piscar de olhos e são bem gostosas:
  • 1-  Abacates (Por sinal, colhidos por nós, ou melhor, caídos do abacateiro que temos em nosso pequeno pomar.).
  • 2- Abacate cortado ao meio, aparecendo sua polpa e seu caroço.
  • 3 e 4- O famoso creme de abacate, em muitos lugares chamado 'vitamina de abacate', aquele que todo mundo gosta, da polpa batida no liquidificador com leite e açúcar. Usando-se leite em pó desnatado, dá pra tomar sempre, sem medo de ser feliz, digo, de ganhar peso.  
  • 5- Abacate amassado com garfo e servido com mel na própria casca. Simples e delicioso.
  • 6- Abacate batido com morango e uma pitada de sal. Na hora de servir, enfeite com mais morangos - se gostar, acrescente um fio de azeite. Muito bom para acompanhar saladas verdes. É também um curinga: Substituindo-se o sal por açúcar ou mel, fica uma sobremesa original.
  • 7- Salada de abacate com alface, rúcula, uvas picadas, queijo de búfala, sal e azeite. Você pode usar qualquer outra folha e também substituir o queijo por ricota.  
Agora é sua vez. Use sua criatividade, investindo não só no abacate, mas em frutas e verduras da estação, sempre tentando diminuir sal, temperos prontos (ricos em sódio, além de conservantes e outros elementos químicos que tanto mal fazem à nossa saúde) e utilizando folhas e ervas frescas à vontade.

--------------------------------------
  

3 comentários:

  1. Bom início de semana amiga Luísa
    Veja ter entrado depois de tantos dias em tua casa. (Essa). Hoje bem mais cedo cortei um belo abacate para me deliciar com sua polpa generosa.
    Grata pelas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Luísa
    Uma maravilha saudável, agradável que proporcionou um excelente Post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Salete, aqui em casa todos nós gostamos muito de abacate, seja em receitas doces ou salgadas. Bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo.

Curta, siga e compartilhe com seus amigos as postagens deste blog. Como você, queremos viver com amor e respeito ao meio ambiente.
#ummilhãodevezesurgente