Páginas

Páginas

segunda-feira, outubro 19, 2009

Via Verde: Bromélias: Inocentes ou Culpadas?

...
Minibromélia
...
Na Via Verde da semana passada deixamos uma foto de bromélia. Na verdade, de uma minibromélia, como esta de hoje. Dos comentários recebidos, queremos destacar três deles para iniciarmos uma discussão em torno das bromélias.
... 
Nossa querida Zilda, do blog  Vovó, aprendendo sempre... , disse que nunca havia visto uma minibromélia.(¹) Eu também não, Zilda, até fotografar algumas bromélias. No meio delas encontrei pequenos vasos com minúsculas flores. Perguntando, descobri que se tratava de minibromélias. São lindas, não é?
Já o professor Dalton, do blog  nocantinhodacurva , nos informou que no Sul de Minas há "diversas espécies de mini bromélias". E que elas "vivem entre as pedras no alto das serras"(²).
Mas, nosso outro amigo, o Bond, do blog 007BONDeblog , disse que iria deixar uma 'provocação', escrevendo o seguinte: "Dizem que elas ajudam na proliferação do mosquito da dengue. Como cultivar, conciliar a beleza das bromélias com a questão levantada?"(³) Sabiamente ele provocou o início desta discussão.
...
Então, amigos, o que vocês sabem sobre as bromélias? Vamos compartilhar nossos conhecimentos, dúvidas e curiosidades sobre essas flores amadas por uns e às vezes tão desprezadas por outros? São originárias de onde? E sobre seu habitat natural, o que sabemos? São mesmo importantes para a preservação de muitas espécies de animais das regiões onde vivem? Afinal, elas estão ou não na lista de plantas em vias de extinção? Por quê? E por que dizem que elas podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue? Podemos ter bromélias em casa sem nenhum risco?
Estas e outras perguntas vamos responder juntos. Se você já conhece as bromélias, que tal dividir sua experiência conosco? Você tem alguma(s) em casa? Queremos conhecê-la(s). Por favor, envie a(s) foto(s) para g.iluminar@gmail.com . Publicaremos na Via Verde para que todos nós possamos admirá-la(s). Como você cuida dela(s)? Se você mora no Rio, que tal nos falar um pouco sobre os jardins de Burle Marx?  Ou sobre as bromélias do Sítio que hoje tem seu nome?
...
Nossa roda de amigos espera seus comentários. Estaremos publicando cada um deles na próxima Via Verde.
...

Uma ótima semana, de mãos dadas com as belas bromélias!
...
--------------
...
(¹)  ZildaeAntonio disse...
"Amiga Luísa N.




Estamos aqui para nos deliciar com a natureza que vc nos oferece. Sempre quis saber mais sobre as bromélias e vc nos apresenta uma mini, que realmente nunca vi. Aguardo mais detalhes.
Muito obrigada!
Um abraço e tudo de bom!"
....
(²)Dalton França disse...
"Linda flor!
Luísa, aqui no Sul de Minas podemos encontrar diversas espécies de minibromélias. Vivem entre as pedras no alto das serras.
Um abração!"
....
(³)007BONDeblog disse...
"Luísa

Boa noite

As Bromélias são lindas, mas,eu vou deixar uma'povocação".

Dizem que elas ajudam na proliferação do mosquito da dengue.

COMO CULTIVAR,CONCILIAR A BELEZA DAS BROMÉLIAS COM A QUESTÃO LEVANTADA ?

Um abraço"

--------------------------