Páginas

Páginas

segunda-feira, maio 31, 2010

Via Verde: Dracena Fragrans, A Bela da Tarde


Quando no título cito A Bela da Tarde, não quero falar sobre a bela do  filme estrelado por Catherine Deneuve. Também não falo da moça de domingo, que no "azul viajava", da canção de Alceu Valença. Não, não é La Belle de Jour; nem a bela infeliz do filme, entediada em seu casamento, nem a moça da tarde "de um domingo azul", "a moça mais linda de toda a cidade". 

Falo de minhas dracenas. 

Elas não se arrumam para saírem à tarde, igual a personagem do filme, nem para passearem na praia de Boa Viagem, feito a moça bonita de Valença, de "olhos azuis como a tarde". 

Minhas dracenas se enfeitam para ficarem. Ficam e dão um show de charme e de originalidade. 

De minha janela assisto todo o espetáculo, um show que se estende ao longo do dia. Pela manhã são simples cachos marrons, parecendo espinhosos, iguais aos dos pés de urucum*. Por volta do meio dia resolvem se enfeitar, lentamente, como não querendo mostrar de uma só vez toda sua delicada beleza. Seus cachos imitam cabelos cacheados e de marrons ficam, pouco a pouco, pintados de branco até a cor marrom quase desaparecer, escondida atrás de um manto de flores brancas. 

Minhas dracenas, parecidas com as belas do filme e da canção, são também vaidosas. Usam brincos. Brincos de ouro. Das pétalas-filamentos das flores brancas pendem discretos brincos de longe quase invisíveis. Brincos amarelos sol e ouro. 

São centenas de flores, pequenas e fragrantes, daí seu nome dracena fragrans

A explosão em flores continua até o anoitecer. À medida que o dia nasce, elas novamente se fecham. Seu perfume lembra o da flor dama-da-noite, porém mais suave. 

Confira as fotos que fiz no decorrer do dia. 

Pela manhã


Ao meio dia elas aumentam de tamanho, explodindo em flores no final da tarde...



Minhas dracenas me encantam tanto que inspiram versos. No embalo da canção e do filme, compare as fotos com os trechos de um poema que fiz enquanto admirava as belas de meu jardim: 

Dracena fragrans 


Simples e charmosas 

De jardins convidadas 

Folhas delgadas

Verde intenso, alongadas


Flores raras preciosas  

Nas manhãs, dengosas 

Tímidas 

Em cachos marrons escondidas 

Pompons de aconchego

E sossego


Nas manhãs, flores dormentes

Descanso de noites vagantes? 

(…)

Se me cacho em fechados cachos 

Em flutuantes balanços perfume lanço 


Sou da tarde bela visitante 

Da noite estrela fragrante


(Trechos do poema Dracena Fragrans, de Luísa Nogueira)



Cachos e mais cachos com pequenas flores brancas, no meio do verde intenso das folhas finas e alongadas. Atenção para os detalhes cor ouro nas pontinhas das flores. 


As flores brancas saindo aos montes de seus 'casulos' marrons




Dracena, dracena fragrans, coqueiro-de-vênus, pau d'água (Dracaena fragans). Família das liliáceas. O nome 'pau d'água' é devido à facilidade de seu tronco em brotar, mesmo cortado em pequenos pedaços. Coloca-se pedaços do tronco dentro de alguma vasilha com água** e logo estarão prontos para o plantio. É uma planta que atinge de 5 a 6 metros de altura, muito decorativa. É de fácil cultivo, não necessitando muitos cuidados. Há dracenas bicolores: suas folhas são amarelas no centro e verdes nas bordas. As minhas são somente verdes.

---------

Sobre o filme "Belle de Jour": Filme rodado na França em 1966, realizado por Luis Buñuel, cineasta espanhol naturalizado mexicano. Luis Buñuel: 1900 (Catalanda, Espanha) - 1983 (Cidade do México).

Trailer do filme La Belle de Jour: https://www.youtube.com/watch?v=gC1lO7lqMuw

---------

Canção La Belle de Jour, de Alceu Valença: https://youtu.be/l-FxY25lYzY

Sobre Alceu Valença: Um dos maiores compositores brasileiros, nasceu em Pernanbuco, em 1946. É também cantor, instrumentista e advogado. 
Composições: Morena tropicana, Tu vens, Anunciação, Girassol , entre muitas outras belas canções.

---------

* Urucum. Você conhece? Veja fotos das flores de urucum: https://www.luisanogueiraautora.com.br/2008/10/viaverde-16-flores-do-urucum.html

Colheita de urucum feitas em meu quintal (não economizei nas fotos rsrs. Mostro o pé de urucum, os cachos com as sementes, folhas, tudo: https://www.luisanogueiraautora.com.br/2008/10/viaverde-17-nosso-colorau-o-urucum.html

São quatro postagens com Urucum, entre elas uma com receitas e o modo de se fazer o óleo com urucum. Confira através do marcador urucum.


**Troque sempre a água para evitar o mosquito da dengue.

---------------------------