Páginas

terça-feira, junho 19, 2012

Via Brasil: Brasília em Sete Cliques e a Rio + 20

Catedral de Brasília

Amo Brasília. Admiro sua arquitetura atemporal. Suas curvas nos fazem curvar diante da genialidade de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

A Rio + 20 e o descaso dos países ditos ricos para com o destino da Terra. São ricos em ambição, em produtos poluentes, em consumo exagerado. Dizem não à vida, em prol de disputas pelo poder econômico. Árvores e rios imploram: - Cuidem de mim, cuidem das florestas, cuidem dos rios, cuidem dos mares. Não nos deixem morrer. Façam valer os acordos, as pesquisas, o bom senso, participantes da Rio + 20.

Há 20 anos aconteceu a Eco-92 (Rio-92). Muito foi discutido, pouco foi feito. Que a Rio + 20 descubra caminhos e os trilhe. Que faça como os idealizadores de Brasília, que apesar de todas as dificuldades,
seguiram firme no propósito de erguerem uma cidade futurista no meio do Planalto Central. E fez-se Brasília. Que a Rio + 20 descubra caminhos para enfrentar ambições e egoísmos. Que ela consiga tirar a venda dos olhos dos países ambiciosos. Somos sete bilhões de pessoas - SETE BILHÕES. Sete bilhões que necessitam diariamente de água e comida. Sete bilhões que jogam todos os dias seus lixos sobre a já sobrecarregada Terra. Desta vez faça valer, Rio + 20. Valide sua existência.

Itamarati
Torre de TV

Rodoviária

Praça dos Três Poderes

Vista geral da Esplanada

Museu Nacional da República 

------------------------------------