segunda-feira, janeiro 31, 2011

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo.

Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa?

Árvore com tronco e galhos finos.


Formato das folhas e frutinhas amadurecendo.


Que fruta é essa? 
Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa.

A pele é bem fininha...



Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida.


Duas frutinhas ao lado de um jambo.


Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita.

----------------------------

177 comentários:

Luísa Nogueira disse...

Amigo, se você conhece essa frutinha, por favor, diga-nos qual é o nome dela ou onde você já a viu. É importante para nós, pois queremos pesquisar sobre ela: a composição, vitaminas, como utilizá-la... Obrigada por nos ajudar!

Graça Pereira disse...

Curiosa esta fruta e tão vermelhinha...Serão lichies??
De certeza que é comestível? Fiquei tb na interrogativa...
Bj e bom fds.
Graça

Luísa Nogueira disse...

Sim, Graça, é comestível. Primeiro porque adquiri na estação de mudas da Secretaria da Agricultura, como uma frutífera, só que, como comprei outras mudas, devo ter confundido o nome, pensando ser jambo. É muito longe para ir novamente lá... Durante a semana vamos tentar descobrir o telefine deles. Segundo porque todos os dias me 'empanturro' debaixo do pé... Eu e minhas duas cadelinhas... Amamos! Os outros de casa não são muito fãns. Já fiz até geléia! Ficou uma delícia! Quando descobrir o nome, vou colocar a foto que fiz...
Beijos!

Rose disse...

Olá! Minha mãe ganhou, a bastante tempo, uma muda desta planta e disseram a ela que era Tâmara. Depois ela soube que podia ser Caqui Chinês. Através de pesquisas descobrimos que não se tratava nem de um e nem de outro. O problema é, que assim como você, também não sabemos o nome correto da árvore e/ou frutas. Já temos mudas dando frutas espalhadas nas residências de alguns amigos e, todos, assim como você, aguardando que alguém nos diga o verdadeiro nome. Também comemos a fruta e geleia!

Anônimo disse...

aqui em Goiânia tem demais dessas frutas aí..sempre comia quando criança, mas nunca soube do nome, mas é bem saborosa e macia...no bairro setor bueno tem em algumas ruas

Unknown disse...

Raquel. sou do estado de Rôndomia, aqui tem muito dessa fruta, e um tipo de cereja, pelomenos chamamos assim, e comestivel muito boa.

Unknown disse...

Olá!...estou acompanhando seu blog, pois conheço uma árvore com estes frutos onde moro ( Santos/SP )e o proprietário tem há anos e tbém. desconhece o nome, peguei algumas sementes e plantei, estou no aguardo do nome...abraços.

Claudinei disse...

também gostaria muito saber que fruta é esta, a conheço desde criança.

Claudinei disse...

também gostaria muito saber, adoro esta frutinha, a conheço desde criança. aqui a chamamos de "frutinha" por não saber seu nome. achava que era guaraná, mas depois descobri que não é, guaraná é totalmente diferente, diziam também ser cereja, mas cereja é aquela que vem de enfeite em bolos. se descobrir, podem por favor me enviar um e-mail para ruiz.claudinei@hotmail.com me dizendo seu nome, e se eu descobrir eu posto aqui como comentário.

Anônimo disse...

São Tâmaras frescas!

Luísa Nogueira disse...

Não, Anônimo, não são tâmaras. Realmente lembram um pouco, mas a tamareira é uma palmeira e as frutas (as tâmaras) nascem em cachos. Obrigada por interagir conosco!

Anônimo disse...

Olá. Sou do Tocantins e segundo os mais velhos de minha cidade, é conhecida como ameixa. Questionei pois não tem as caracteristicas de uma ameixa, mas por se tratar de conhecimento dos mais velhos que a conhece antes mesmo da criação do Estado. O ponto crucial da situação é que minha vó 89 anos gostava de comê-la constantemente, e com uma boca de dá inveja para quem gosta de provar variedades de frutas

Emerson Almeida disse...

Teria como alguém postar ou enviar por e-mail para mim fotos das flores da planta. Pois tenho alguns conhecimentos sobre ela e gostaria de detalha-los.
Desde já, muito obrigado!

Eletrônica Prisma disse...

Ola! Eu ja virei a net do avesso e não consigo encontrar o nome dessa fruta de jeito nenhum! Alguem ai ja conseguiu descobrir? Grande abraço a todos!

Eletrônica Prisma disse...

Ola! Ja virei a net do avesso atraz do nome dessa fruta e não achei nada! Alguem ai ja tem alguma posição do que seja essa fruta? E passa a receita da geleia ai pra gente! Hehehehe! Grande abraço a todos!

Eletrônica Prisma disse...

Ola a todos! Encontrei uma referencia próxima do que é essa fruta. Esse e o link:
http://plantamundo.com/produto_completo.asp?IDProduto=18

Tbm conhecida como cereja-da-espanha, Flw?! Uma abraço!

Luísa Nogueira disse...

Assim que fizer fotos das flores, Emerson Almeida, editarei neste mesmo post como complementação, ok? Obigada por tentar nos ajudar! Um grande abraço!

Anônimo disse...

Esta fruta que vc falam que é jambo , aqui em goiás é conhecida como jambota.

Anônimo disse...

Achei essa frutinha numa rua hoje. Tão bonita.
Como é época de jaboticabas, pitangas e grumixamas, suspeitei que essa frutinha que cai vermelha como uma pitanga pudesse ser comestível.
Peguei uma bem madura, abri, e apenas passei a língua.
Identifiquei um sabor doce, mas sem estar segura de ser comestível ou não, não passei disso.

Procurei apenas por 'fruta vermelha pequena' e cheguei ao blog. Que fantástica adivinhação do Google!

E agora, graças ao Google, achei o nome dela: é 'bunchosia armeniaca' : bit.ly/10bnhxW

Anônimo disse...

Achei essa frutinha numa rua hoje. Tão bonita.
Como é época de jaboticabas, pitangas e grumixamas, suspeitei que essa frutinha que cai vermelha como uma pitanga pudesse ser comestível.
Peguei uma bem madura, abri, e apenas passei a língua.
Identifiquei um sabor doce, mas sem estar segura de ser comestível ou não, não passei disso.

Procurei apenas por 'fruta vermelha pequena' e cheguei ao blog. Que fantástica adivinhação do Google!

E agora, graças ao Google, achei o nome dela: é 'bunchosia armeniaca' : bit.ly/10bnhxW

Luísa Nogueira disse...

Fantástico, Anônimo! Você e o Google! Agora só nos resta descobrir seu nome popular!!!!!!!!!! Alguém se habilita?

Anônimo disse...

Ameixa do Peru.. tb tenho esta fruta mas meu avô dizia ser guaraná, só hj resolvi pesquisar e ver que se trata de outra fruta rsrs. kicka

Anônimo disse...

Dentre as dez maiores famílias de plantas presentes no Brasil encontra-se a família Malpighiaceae, que é rica em flavonoides, alcaloides e triterpenos vários dos quais são bioativos. A espécie Bunchosia armeniaca, uma planta pertencente a esta família, é nativa da região dos Andes, conhecida como cafezinho, ciruela ou falso guaraná que é utilizado na medicina tradicional no tratamento de doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas e também no tratamento de câncer. Poucos são os estudos fitoquímicos e biológicos desenvolvidos...

http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/96149

Anônimo disse...

Parece ser:Bunchosia armeniaca - Malpighiaceae - Caferana, Cereja café,

manumodas disse...

olá,sou do Rio de janeiro,e cominha essa frutinha quando novo e aqui ela e rara
quase 40 anos depois estou a procura de sua semente para plantar em meu quintal.
Bom aqui no Rio os poucos que ha conhecem a chamam de cereja, cereja do mato e
cereja café com disse o amigo AnonYmous mas e cereija. Ela e gostosa até deveis quando esta laranja,até parece uma cenoura.
Parabens pela sua bela arvore

Luísa Nogueira disse...

Desculpe-me por não lhe ter respondido antes, amigo/a, mas estava tentando achar as frutas das fotos desse link que você deu... Não encontrei! Pelas fotos, são mesmo bem parecidas! Pensei até que fosse! Mas um detalhe me chamou a atenção: a pele que as recobre parece ser diferente. As nossas frutinhas têm a pele bem fininha enquanto as desse link parecem ter uma casca dura. Observe melhor e compare, você também não acha? Só mesmo achando - e vendo! - essa cereja-da-espanha é que podemos dizer se é a mesma. Parecem muito! Um abraço e... Vamos procurar mais?

Luísa Nogueira disse...

Será que é essa mesmo, Anonymous? Se houvesse alguma foto dessa 'Bunchosia armeniaca', mas lá no site que você deu só aparecem as descrições dessa frutinha... Tem como você nos enviar alguma foto da árvore e da fruta?

Luísa Nogueira disse...

Sim, parece ser, mas precisamos confirmar...

Luísa Nogueira disse...

Estamos 'quase' achando o nome dessa frutinha, manumodas! Obrigada por tentar nos ajudar!!!

Unknown disse...

Olá, Anonymous. Agradecemos seu interesse e colaboração, mas a planta da Luísa NÃO EH CIRUELA! Basta digitar no Google Ciruela Imagens e você verá que são diferentes. Os caroços da CEREJA NORDESTINA são maiores, ocupam quase todo o fruto e da Ciruela são bem menores. A fina camada de polpa que reveste os caroços da CEREJA NORDESTINA são mais frágeis ao serem tocados, não são rígidos e espessos como os da CIRUELA. A cor da CEREJA NORDESTINA, quando madura é de um vermelho intenso, mas não fica vermelho escuro como o vinho, como no caso da cirurela. Veja as diferenças e preste atenção. De qualquer modo, agradecemos sua tentativa.

Unknown disse...

Luísa, boa tarde. Estou preocupada com o fato de que você está quase se convencendo de que a fruta acima (CEREJA NORDETINA) talvez seja CIRUELA. No entanto, eu posso te garantir que não é. A CIRUELA é uma fruta com caroço bem menor, cor diferente e polpa mais espessa e mais firme do que a CEREJA NORDESTINA. Veja bem as ilustrações. Basta você digitar CIRUELA + IMAGENS na pesquisa do Google e você verá as diferenças. Eu conheço a sua plantinha há mais de 20 anos. Eu e toda minha família estamos acostumados a comer desta frutinha. Eu costumo colher a fruta e as sementes para distribuir entre amigos, visando popularizar e preservar esta espécie. Mas eu posso te garantir que não se trata de CIRUELA. Trata-se de CEREJA NORDESTINA, mas o nome científico ou outro nome popular da sua frutinha, eu não conheço ainda.

Luísa Nogueira disse...

Obrigada pela ajuda e grande colaboração, Regina de Cassia! Abração!!!

Luísa Nogueira disse...

Obrigada, Rita de Cassia, é bom saber que essa frutinha existe em diferentes regiões do Brasil. Aí vocês a chamam de CEREJA NORDESTINA, mas e na região Centro-Oeste? Pelo que você diz, parece que ela tem diferentes nomes, de acordo com a região, como acontece com outras frutas. Sim, falta descobrir seu nome científico, não é? Vamos chegar lá!

Anônimo disse...

CAFERANA OU FALSO GUARANÁ

Unknown disse...

olha na minha infância eu tinha um pé dessa fruta na frente da minha casa, quando éramos crianças chama vamos de CEREJA , lembrando do meu tempo de Criança com meu irmão e meu primo tentamos lembrar o nome dessa fruta e lembrei que chama vamos de cereja, dai crescemos nos mudamos e cortaram o pé , e nunca mais tinha visto nem ouvido falar dela, vindo aqui no google pesquisar só de ver o pé eu lembrei de tudo e olha que tem bem uns 18 anos isso, OLHA EU TENHO UM QUINTAL NO FUNDO DE CASA SE QUISEREM ME MANDAR ALGUMAS SEMENTES PELO CORREIO PODE SER SEDEX A COBRAR, eu ficaria agradecido porque hoje eu relembrei o meu tempo de criança. foi muito legal..

Anônimo disse...

eu tenho o mesmo fruto alguém já tem certeja que fruta e essa a 3 anos tenho e não sei

Luísa Nogueira disse...

Oi Sergio, que bom que essa frutinha fez você se lembrar dos tempos de sua infância. Olha, para podermos lhe enviar algumas sementes dessa fruta, precisamos de seu endereço. Claro, não queremos que ninguém se exponha dando endereços. O modo seria você nos enviar uma mensagem privada através do Facebook, por exemplo. Em nosso perfil ou através de nossa página "Natureza e Viver Sustentável", ok?

Luísa Nogueira disse...

Oi Anonymous, de acordo com o comentário de 21 de janeiro de nossa amiga Regina de Cassia, é Cereja nordestina. Alguém confirma? Obrigada por tentar nos ajudar

Unknown disse...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544794651-20-sementes-de-caferana-falso-guarana-ameixa-andina-_JM

Unknown disse...

http://come-se.blogspot.com.br/2014/03/caferana-resposta-charada.html

Unknown disse...

http://flores.culturamix.com/flores/manteiga-de-amendoim-bunchosia-argentea

Unknown disse...

interessante eu tambem conheci esta frutinha como guaraná , aqui onde moro existem muitos pés plantados nascalçadas

Anônimo disse...

Sargento Aldo segunda-feira ,26 maio 2014.
Tamara espanhola.

Anônimo disse...

cereja nordestina

Tânia Maria disse...

oi amiga Luisa N.ai esta a identificação de sua fruta.
Vc tem sementes?

http://www.bc.furb.br/docs/MO/2012/351551_1_1.PDF

Luísa Nogueira disse...

Vou reservar sementes na próxima vez que ela frutificar, ok Quebec?

Luísa Nogueira disse...

Obrigada por nos ajudar, Regy Castilho...

Luísa Nogueira disse...

Obrigada pelos links. Grande abraço!

Luísa Nogueira disse...

Mais uma vez obrigada, Anonymous

Marilda Brandao disse...

Oi, Luisa
Há mais ou menos uma semana postei a foto de uma arvorezinha do meu quintal, que carregou dessas frutinhas. E pedi ajuda p descobrir o nome. Estou vendo que vc. está procurando há dois anos.Encontrou?

Luísa Nogueira disse...

Oi Marilda Brandao, pelos comentários recebidos parece que o nome dessa frutinha é cereja nordestina. Este ano essa nossa não carregou como de costume, frutificando pouco e rápido. Não consegui secar sementes para distribuição. Agora só no próximo ano. Se você puder deixar a foto de sua arvorezinha nos comentários, ficaremos gratas. Obrigada pela participação.

Unknown disse...

Esta fruta se chama Caferana (Bunchosia armeniaca) e é muito saborosa quando madura.

Unknown disse...

Bunchosia armeniaca, mais conhecida como Caferana.

Klary disse...

Tenho alguns pés no quintal. Ela floresce com pequenas flores amarelas. As frutas amadurecem agora em fevereiro. As frutas são bem doces e tem carocos grandes e pouca polpa. Os passaros tambem gostam muito delas.

Unknown disse...

"Caferana" esse é o nome da fruta!

Unknown disse...

Boa noite!!! nossa que legal ver essa frutinha na internet , pesquisando no google qdo vi essa imagem fiquei maravilhada ... Passei minha infância inteira comendo essa fruta que chamávamos de cereja nordestina (CEREJA) eu compraria sementes de vcs se me vendessem... aguardo respostas abraços... me contate por favor!!!
face: m-gaspa@hotmail.com

Alê disse...

Comi muito na minha infância, na vizinha da frente, ela chamava de cereja, pesquisando vi que a cereja e bem diferente, estou procurando para plantar em minha casa tem muito tempo, só aqui encontrei a foto dela.

Anônimo disse...

Caferana é a resposta à charada. Ou não, afinal caferana pode nomear fruta de outra espécie. E a mesma espécie pode receber nome de outras frutas. Cereja, ameixa do peru, cereja espanhola, ameixa, cereja, fruta manteiga de amendoim, caferana e até falso guaraná. Não, não vamos chamá-la de falso nada. Nenhuma espécie viva ou morta merece o desdém de ser chamada de falsa alguma coisa. Caferana pode confundir com outras espécies também. Porém, caferana é bonito, é facilmente associado a esta fruta e não corremos o risco de achar que seu mérito está em se parecer com guaraná, ameixa ou cereja. Agora, para não ter erro mesmo, basta chamá-la pelo nome de batismo, Bunchosia armeniaca. Da família da acerola.

Crédito: http://come-se.blogspot.com.br/2014/03/caferana-resposta-charada.html?m=1

Luísa Nogueira disse...

Sim, pelos comentários parece ser Bunchosia armeniaca - Malpighiaceae, conhecida como caferana ou cereja-café, ou falso-guaraná ou também cereja-nordestina. Caso alguém saiba mais sobre essa pequena fruta, sua observação é do interesse de todos nós, como por exemplo, modo que você a utiliza, receitas etc... Obrigada!

jenifer disse...

De tanto pesquisar descobri o nome dela (Bunchosia Ameniarca)

TKN disse...

Tu tem os caroços dessa frutas????, sempre procurei fez parte da minha infância.

Joseli Dias disse...

O nome desta frutinha é Caferana ou Marmelo Vermelho do Mato. Aqui no Amapá estas árvores desapareceram com o tempo, mas eu tenho um pé lá no meu sítio, que fica carregado no verão. Aqui a gente chama de marmelo, mesmo, e faz doces. Fica tipo uma goiabada caseira, é muito bom.

Unknown disse...

Olá Luiza,o nome científico bunchosia armeniaca. Conhecida como caferana e também manteiga de amendoim.Lembra muito a minha infância.Eu e minha irmã estamos à tempos pesquisando e hoje vi a fruta no Globo Repórter. Encontramos a foto no google e chegamos ao nome. Vou procurar muda nos hortos. Abraço grande.


Unknown disse...

caferana ou ameixa do peru...pesquisem...é esse o nome dela ou como ela é conhecida.

Unknown disse...

Creio que seja caferana.

Unknown disse...

ela se chama caferena

Unknown disse...

Não é cereja nordestina. Nem se parece.tbm quero saber...

Unknown disse...

Caferana

Anônimo disse...

O nome é bunchosia armeniaca !

Alcione Ferreira disse...

Aqui no Marajó/Pará conhecemos como Ginja.

Unknown disse...

eu enho essa fruta aqui em casa

Anônimo disse...

Olá, boa noite. Estava pesquisando exatamente esta frutinha que conheci desde criança em Goiânia como cereja. Gostaria de saber se vc ainda dispõe de sementes para enviar? Obrigado Zedequias

Unknown disse...

CAFERANA OU FALSO GUARANÁ

Anônimo disse...

Ajuru

Unknown disse...

Caferana Caferana ou Falso Guaraná (Bunchosia armeniaca)

BELAS MUDAS DE CAFERANA - O Falso Guaraná

Mudas com aproximadamente 50 centímetros - PRODUZ EM 4 ANOS



Nome científico: Bunchosia armeniaca

Nomes Populares: Caferana, falso guaraná ou ameixa andina.



Descrição geral:

É originária dos andes e possui uma deliciosa e saborosa fruta de sabor doce. A planta é um pequeno arbusto com frutos vermelhos, lindo na ornamentação e em torno de 1 ano, a planta iniciará sua produção.

Unknown disse...

Olá!
Nome científico: Bunchosia Armeniaca
Nome popular: Caferana

Unknown disse...

Tenho uma árvore desta frutinha em casa, tbm estou curioso pra saber mais desta frutinha.

Silene disse...

Achei o nome dela como marmela, abraço

Unknown disse...

Essa frutinha chama-se Caferana

Unknown disse...

Bom dia!!!
Sou do Rio de Janeiro, tínhamos em nosso quintal essa fruta, mas realmente não me recordo o nome, mas com certeza não é nenhum desses comentados, mas vou pesquisar até achar, pois fez parte da minha infância e quero conseguir sementes.

Unknown disse...

Tenho essa fruta maravilhosa. Tenho mudas dela
Caso ainda queira saber sobre, posso te ajudar.

Anônimo disse...

Isso aí se chama murta

Unknown disse...

Acredito vai depender muito da onde moramos para indetificala por nome..

Unknown disse...

Quando criança a conheci como ameixa de acordo com os mais velhos, seria um tipo de ameixa do cerrado.

Unknown disse...

Boa Boa noite sou Pinheiro de Barueri s.p tenho muito assemelhadas no meu rancho em Piedade s.p e neste momento está frutificada. Estou pesquisando o nome vou mandar a vc foto.

Unknown disse...

Boa Boa noite sou Pinheiro de Barueri s.p tenho muito assemelhadas no meu rancho em Piedade s.p e neste momento está frutificada. Estou pesquisando o nome vou mandar a vc foto.

Luiz disse...

Tinha essa fruta no quintal da minha casa, há 30 anos atrás. Nunca soubemos o dela. Ninguém a conhecia. Que legal reve-la.

Unknown disse...

Caferana. Ou falso guaraná.

Unknown disse...

Cresci chamando ela de cereja. Mais também queria saber o nome verdadeiro

Christina disse...

Tenta ver se é CAFERANA

Unknown disse...

Está fruta se chama Caferana ou Quassia do Para ou fruta amendoim pois lembra seu sabor e usado como antifebril e com azeite e sal pode ser usado no pão.acabou a dúvida de todos.

Marco Durães disse...

Meu pé de "não sabemos o nome" está carregado pela primeira vez. Vou fazer geléia.

Marco Durães disse...

Não sei como enviar fotos.

Marco Durães disse...

Sou Marco Durães, de Florestal-MG. Meu pé tem flores e muitos frutos, mas não sei como enviar fotos para você.

Unknown disse...

Aqui em João pessoa é conhecida por MORANGUINHO DO NORDESTE...Muito apreciada por passarihos!!!

Unknown disse...

Aqui em João pessoa é conhecida por MORANGUINHO DO NORDESTE...Muito apreciada por passarihos!!!

Unknown disse...

se passaram muitos anos, mas se não descobriu se chama "Tâmara Espanhola"

Unknown disse...

Sou de Minas Gerais(Marilac) e também conheço como ameixa!

Unknown disse...

Eu conheço por cereja.mas nao tem nada ver.Tinha plantada no sitio.muito docinha adorava degusta la.

Unknown disse...

http://www.matosdecomer.com.br/2016/02/caferana-falso-guarana.html

Unknown disse...

Descobri que fruta é: o nome científico é Bunchosia armeniaca, com vários nomes populares: caferana, cafezinho, ameixa-do-pará,
caramela, café-do-amazonas. Originaria de varvár países andinos em altitudes de 1.500 a 2.400m.
Informações adicionais podem ser encontradas no livro Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas, de Harry Lorenzi e outros, do Instituto Plantarum.

LIBRAS disse...

olá, vou olhar melhor, mas pode ser Tucaneiro, pau viola...

julio silveira disse...

Luiza, o noome científico: Bunchosia argentea/glandulífera. Nomes populares: Caferana, Manteiga-de-amendoim, fruta-manteiga-de-amendoim, tártago, falso guaraná.
Pesquise, você vai se surpreender.

Marco Aurélio disse...

Olá pessoal até o fim do Ano passado Eu desconhecia essa Fruta e ai fazendo o meu serviço me deparei com a mesma. Falando com os moradores ao redor os mesmos desconhecem o nome da mesma. Mas um morador me falou que os pássaros apreciam essas e Eu de curioso experimentei e gostei e as sementes das quais consumi deixar secar na sombra e agora após uns dias coloquei no copo plástico e as mesmas estão brotando. Irei repassar as mudinhas para alguns Amigos pois esses tem lugares próprio para o plantio. Agradeço a todos pela atenção. Um abraço Fraterno.

Anônimo disse...

Caferana ou falso guaraná

Anônimo disse...

Caferana ou falso guaraná

Anônimo disse...

Caferana ou falso guaraná

Judete Resende Passigatti disse...

Caferana

Unknown disse...

bunchosia armeniaca

Unknown disse...

o nome verdadeiro vulgarmente falando e ameixa. meu filho tem um pé. alguns erroneamente a chamam de guarana, devido a arvore ser parecida.

MARCO RAY disse...

Nasci conhecendo por cereja.
Amei revê-la... tinha no quintal de minha mãe, mas para acimentar ela foi sacrificada. Gostaria se pudesse ir buscar mudas..

viviane disse...

Olá....a árvore é chamada de falso guaraná.
A frutinha se chama CAFERANA

Tem louco pra tudo disse...

Caferana ou cereja silvestre...
Eu também estava a procura do nome dela e acabei de de descobrir

Unknown disse...

Comia quando criança no quintal da minha avó esses dias andando aqui em cabo frio olho pra cima de um muro e vi uma árvore regrada das frutinhas logo me enchi de recordações e fui logo comendo vendo aqui no blog que é difícil encontrá lá e saber seu nome vou buscar algumas sementes RS...plantar para as próximas gerações

Anônimo disse...

Puxa amigo... eu chupava vá muito essa fruta quando criança... a gente chamava de cereja... Desde então procurei a muda pra plantar e não encontro.... vc poderia conseguir uma muda pra mim...?.. eu pago...

Jaime Lima.
PETROLINA-PE.
e-mail: petrolinense@hotmail.com
Zap: 87 98841-0016

Unknown disse...

Aqui em Rondônia também tem mama não sei o nome dela

Unknown disse...

Achei interessante os nomes.
No meu estado o Amapá esta fruta recebe o nome de marmelo ou pitomba. Entao foi bom saber o nome mesmo e percebe-se que ela tem vários nomes em cada região.

BuracoInvest disse...

Colhi algumas dessas frutas achando que era Miracle Fruit (Fruta do Milagre), mas acabou que fui enganado pela semelhança tanto das folhas quanto do fruto. Pesquisando na internet, alguns nomes dela (também já citados aqui) são: Tâmara Espanhola, Caqui Chinês, Cereja Nordestina, Pitanga de Perdiz, Cereja-do-cerrado, Grão de Galo, Cereja de Jabuti - científico. EUGENIA PUNICIFOLIA. Espero que estejamos falando das mesmas plantas :)

Unknown disse...

Sempre conheci como marmelo...mas hj fiz uma pesquisa e descobri k nao era marmelo..Alguem descobriu o nome verdadeiro?

Anônimo disse...

Olá! por acaso achei um árvore dessas aqui no Rio de Janeiro e fiquei curiosa. Busquei no pai dos burros e descobri que o nome popular é caferana."rana" no tupiguarani significa "parecido com" ,aí juntaram com café Pq a fruta parece com café. Ela é nativa dos Andes. O nome científico é esse msm, bunchosia armeniaca. Descobri em um livro de pancs.
Bianca .

Anônimo disse...

Está fruta é Caferana - Bunchosia armeniaca

Unknown disse...

Caferana

Unknown disse...

Gente, boa tarde essa fruta no nordeste se chama ameixa, segundo minha avó,ela tem essa fruta no jardim de casa.

Unknown disse...

Se e boa e da para comer coma a vontade tudo que o passaro como podemos comer sem medo.plantei uma muda de tal fruto que na verdade não era ,mas descubri que era ou e e deve ser JURUBEBA.

Unknown disse...

Sou aqui do Espírito Santo de Marataízes eu amo essa frutinha tem na casa da minha mãe quando ela está carregada parece uma árvore de natal eu adoro não sei o nome dela mas a gente fala que é caqui outros chamam de cereja eu conheço como caqui

Marli disse...

Nasci em mambaí goiás e no quintal tinha está fruta e meus pais diziam q era cereja
A noite ela está amarela e de manhã vermelha
Diputavamos com os beija-flor
E Como quero encontrar muda

Zé Carlos disse...

Luiza, você ainda mantém o blog ativo? Estava aqui com a esposa lembrando da infância e como outros colegas encontrei seu blog. Também conhecemos por cereja, além da doçura doa frutos o arbusto sempre nos forneceu forquilhas para fazer estilingue. Eu gostaria de saber se seria possível você nos mandar sementes. Não encontrei a página do face. Meu contato é zecarlospe@gmail.com.

Unknown disse...

Tenho uma plantinha dessa ai e eu tambem nao sei o nome cientifico mas conheço desde pquando era criança por nome de cereja

Unknown disse...

Eu tenho a qui no meu quintal Conheso como. Amecha do mato

Unknown disse...

Sim aqui na minha cidade e conhecida como ameixa muito boa já comir de mais

Unknown disse...

Na casa da minha mãe tem uma arvoár dessa , também gostariagosde saber qual é o nome

Unknown disse...

Também gostaria de saber

Unknown disse...

Caferana o nome dela

Unknown disse...

Eu também queria saber o nome,o doce dessa fruta é uma delícia,eu ouvi falar q é cereja e não sei realmente se é, mas vou continuar chamando de cereja!

Unknown disse...

Caferana

Matetes disse...

Ainda bem que você postou suas indagações e tem havido esse debate que clareia um pouco sobre essa fruta. Dois dias atrás eu vi um pe desse numa calçada aqui em Campinas e comi a fruta na coragem, depois a moradora disse que era "guaraná da índia" mas pelo jeito temos que batizar essa fruta KKK

Anônimo disse...

Essa fruta é a Caferana, ou falsa fruta do guaraná, ou cereja silvestre, em algumas partes é o nome dela por Brasil afora, mas esses são os mais populares, seguem meu canal se ajudei alguem de alguma forma: https://www.youtube.com/c/jardimnoquintal

Unknown disse...

Sereja ak na bahia tem dimais

Unknown disse...

Com certeza é ela mesma, de uma olhada no Viveiro Ciprest e também no mercado livre, você encontra mudas e fotos dela.

Unknown disse...

Na casa da minha vó tinha, e a gente chamava de "mariana"

Unknown disse...

Há trinta anos em Guarapari ES minha avó tinha uma árvore dessa. Ela chamava de cereja. Minha avó faleceu em agosto 2017 com 97 anos. Ela era benzedeira e conhecia muitas plantas. Acredito nela. É cereja. A planta realmente parece um pé de café gigante. Por isso acredito que o nome vulgar mais correto seja cereja café.

Unknown disse...

Há trinta anos em Guarapari ES minha avó tinha uma árvore dessa. Ela chamava de cereja. Minha avó faleceu em agosto 2017 com 97 anos. Ela era benzedeira e conhecia muitas plantas. Acredito nela. É cereja. A planta realmente parece um pé de café gigante. Por isso acredito que o nome vulgar mais correto seja cereja café.

Unknown disse...

Meu marido cortou o pé q ja estava produzindo chamam de cereja com caroço meu marido cortou o pé que raiva gostava delas..

🤗

Unknown disse...

Ela é conhecida por varios nomes ficticios mas o nome dela mesmo é caferona assim fica mais facil pra você pesquisar seus beneficios

Unknown disse...

CCaferona assim fica mais facil pra você pesquisar seus beneficios

Unknown disse...

Caferana tem pessoas que a conhece como falso guaraná

Unknown disse...

Boa noite gente eu vi os comentários de vcs eu comia muito dessa fruta conheço como caferana

Unknown disse...

Conheço como guaranazinho

Unknown disse...

Alguma novidade do nome dessa planta? Encontrei um pé em Ribeirão Preto SP.
Obrigada

Unknown disse...

Olá tenho dois pé na minha chácara e foi plantado como semente de lichia mas nasceu essa fruta gostaria muito de saber o nome pq pra quem mostro ninguém conhece nunca viram..

Unknown disse...

Olá, para quem não conhece o nome dela é CAFERANA OU FRUTA MANTEIGA .bjs tem muito pé no meu quintal

Unknown disse...

O nome dessa frutinha para quem não sabe é CAFERANA OU FRUTA MANTEIGA bjs tenho eu meu pomar

Unknown disse...

Nome é CAFERANA OU FRUTA MANTEIGA

Unknown disse...

Aqui onde moro ela é conhecida como cereja.

Unknown disse...

Eu tenho um pé dessa fruta a conheço como cereja .Catu Ba

Unknown disse...

Tenho um pé dessa fruta quero saber o nome também .Catu BA

Unknown disse...

Tenho um pé dessa fruta quero saber o nome também .Catu BA

Luísa Nogueira disse...

Amigos, obrigada pelo interesse no nome dessa frutinha. Pelo visto parece que o nome é CAFERANA, entre outros nomes, de acordo com o região.

\Thiago disse...

O nome dela é Caferana!

vinicius fiuza disse...

caferana ou ameixa do peru , é o nome dessa fruta

Unknown disse...

Oi, o nome da fruta é caferana ou falso guaraná. Eu sei porque na minha infância, não saia da casa da minha tia e lá tinha um oe dessa fruta.

Crisangela Cunha disse...

Oi aqui em Manaus temos um pé dessa fruta.na minha infância inteira conheci ela por marmelo

Maria Gonçalves disse...

O nome é CAFERANA

Franciele disse...

Nossa hoje eu e minha irmã contando para nosso sobrinho sobre a infancia também lembrei ela dessa fruta q tínhamos no quintal de casa , ela disse q se chama cereja , então fui pesquisar e não tem nada haver com a cereja mesmo . Nossa ficaria muito feliz se vc mim enviasse algumas sementes também

Unknown disse...

Essa fruta é caferana!

Joel disse...

Quando criança tinha no meu quintal aqui em Salvador Ba. é muito gostosa e doce todos os dias de manhã eu colhia.Já procurei informações no Google mas não encontrei nenhuma informação, a primeira vez que eu encontro imagens mas pelo que vejo ninguém sabe o nome científico eu a chamava de cereja como todos estão chamando Mas independente do nome científico minha lembrança de infância com essa frutinha São os melhores momentos de minha vida gostaria muito de conseguir uma semente ou uma muda para que eu pudesse novamente sentir o sabor inesquecível dessa frutinha misteriosa meu número do WhatsApp é (71) 98798-7480 quem me puder e fazer essa grande gentileza Eu ficaria eternamente grato.

Joel disse...

Legal ele é mais bonito e muito saborosa queria muito a semente mas aqui em Salvador eu não encontrei em lugar nenhum

Valter disse...

A planta se chama Caferana ou falso guaraná

Valter disse...

A planta se chama Caferana ou falso guaraná

Karlla Cristiane disse...

Vc sabe ainda se tem dessa fruta aqui em Goiânia? Eu comia muito dela quando era pequena,e estou grávida e com muito desejo de comer essa fruta,só que não faço a mínima ideia de onde vende

Unknown disse...

Moro no Nordeste em Campina Grande PB e tinhamos uma em casa na infancia conhecia como cereja.

Unknown disse...

Minha infância eu cresci comendo essa fruta na casa da vizinha tinha, sempre quiz saber o nome e ter pelo menos uma foto já que os novos donos da casa cortou o pé, fico agradecida por pelo menos hoje ter a foto agora é ver se consigo encontrá-la para que meu filho conheça

Anônimo disse...

Desde criança conheço essa fruta e só agora descobri o nome nesse site: http://ciprest.blogspot.com/2017/02/cereja-silvestre-ou-caferana-bunchosia.html

Unknown disse...

Eu tenho um pé dessa fruta eu chamo ela de cerejeira

Unknown disse...

No Marajo, onde moro no interior em que nasci,chamam de vitamina! Não conheço por outro nome. Estou procurando há muito tempo, pois minha mãe de 84 anos, me pediu pra achar pra ela. Infelizmente ainda não consegui!

Unknown disse...

Olá boa noite. Conheci esta fruta na minha infância... Pois eu morava no interior do Estado do Espírito Santo. Minha escola era em uma fazenda. No pátio tinha um pé, amávamos comer,era uma delícia. Chamávamos de cereja do norte. Hoje Moro no Estado de São Paulo. Recentemente encontrei um pé aqui em uma praça da cidade estou aguardando dar frutos para fazer mudas. Obrigada por compartilhar estas imagens e informações. Abraços

Unknown disse...

Boa noite como Valter disse chama se caferana!