segunda-feira, novembro 08, 2010

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores


Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra. 

Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant.

Beleza da copa florida

Folhas, botões e flores do flamboyant

Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília. 

Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.

Flores e galhos retorcidos do flamboyant.
Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima.

Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas?
Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília (Lanchonete Jerivá).

Flamboyants do Jerivá

Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentido Lago Sul - Plano Piloto.



As fotos deste flamboyant não ficaram muito boas porque foram feitas enquanto atravessávamos a ponte, com o carro em movimento. 
As três cores do flamboyant: Ao centro o flamboyant amarelo, ladeado pelo vermelho, à esquerda e pelo alaranjado, à direita.

Flamboyant, acácia-rubra, árvore-flamejante, flor-do-paraíso, pau-rosa (Deloniz regia). Família das fabáceas. O flamboyant é uma árvore de copa imensa, apropriado para lugares com amplo espaço. É considerado uma das árvores mais lindas do mundo. Sua sombra é apreciada por todos, principalmente para os amantes da natureza, que amam um bom pique-nique. Natural do Madagascar*, adaptou-se muito bem aos diferentes climas do Brasil. Nas regiões secas perde as folhas - ou parte delas. Há três cores de flamboyant, sendo o vermelho a cor mais comum, talvez pela beleza das flores com essa coloração mais chamativa e atraente. Uma segunda cor, também bastante vista, é a alaranjada. A cor amarela é a menos comum; o flamboyant com essa tonalidade é chamado 'Flavida'.       

As árvores das fotos

1- O primeiro flamboyant vermelho está em uma calçada, o que não é conveniente devido às suas raízes fortes, que ultrapassam a superfície, podendo danificar tubulações e muros. Apesar disso essa árvore dá uma sombra apreciada por todos que passam pela rua, pois a copa dos flamboyants são frondosas e nessa época do ano ele está lindíssimo, todo vestido de flores vermelhas. De longe dá para avistar sua grande e bela copa florida.

2- A segunda série de fotos é de um flamboyant também vermelho, que reina sozinho em um grande espaço. Está enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília, dando um ar mais alegre aos passantes de cara séria e preocupada e com as mãos sempre abarrotadas de processos. 

3- O terceiro flamboyant é alaranjado e também, como o segundo, está plantado em lugar adequado. Ele está ao lado de uma grande lanchonete de beira de estrada. Aliás, não é um só flamboyant; são de três a quatro árvores que chamam a atenção por sua beleza. A lanchonete - e restaurante - tem o nome de uma palmeira do cerrado: Jerivá. De vez em quando paramos por lá para um gostoso lanche. Há sucos diversos e uma boa variedade de salgadinhos. Lá podemos saborear o apetitoso pão de queijo e as famosas pamonhas goianas, é claro. Gosto também dos pastéis de forno. O quatro queijos é de li ci o so! E... a higiene é nota dez - desde sua inauguração, há quase trinta anos, que os banheiros são de última geração, com aqueles plásticos rotativos nos vasos sanitários.Fica aí a dica para quem passa pela estrada Goiânia-Brasília - ou vice versa, porque tem também uma lanchonete Jerivá na direção contrária.

4- Já o quarto flamboyant é o amarelo, menos encontrado. Ele está logo depois que se atravessa a primeira ponte de Brasília, a Ponte das Garças. O interessante é que de longe, ainda na ponte, podemos avistá-lo, ladeado, a alguma distância, por dois outros: um de cor vermelha e um outro alaranjado.

Que essas quatro séries de fotos possam contribuir para um maior conhecimento sobre o flamboyant, essa árvore já bem brasileira, uma das mais belas do mundo, considerada a musa das árvores.    
... 
------------

*A ilha de Madagascar fica na África oriental, no oceano Índico, perto de Moçambique.  

--------------------------



17 comentários:

Rafael Castellar das Neves disse...

Muito bom...Gosto muito de Flamboyant e ando por aí, principalmente pelas estradas, a contemplá-lo, ainda mais nesta época...excelentes fotos!!

[]s

Vera Folly disse...

lINDO DEMAIS!!!!!

Anônimo disse...

Lindas fotos.

Bjs!

Helena Bernardes disse...

Querida Lu, P A R A B É N S pela postagem!

Também adoro fotografar estas belezuras. São espetáculos da natureza nesta época do ano.

Abraço carinhoso!

Salete Cardozo Cochinsky disse...

Querida Luísa
Bela matéria!
Essas árvores generosas que oferecem tantas flores merecem ser destacadas.
Nessa época do ano, é essas flores mais que enfeitam, lembram vida.
Aqui em POA, também há muitas ruas, e residências onde encontramos essa bela paisagem.
Diga-me como eu faço para te enviar fotos de espaços, árvores, plantas e flores aqui do sul do Brasil, especialmente Porto Alegre, algumas que compõe minha área de residência.
Beijos

Luísa Nogueira disse...

Rafael e Verinha Folly, que bom que vocês gostaram dessas fotos de flamboyants! Sejam bem vindos ao nosso mundinho verde!

Luísa Nogueira disse...

Daniele, há quanto tempo! Onde você estava? Senti muito sua falta!

Luísa Nogueira disse...

Helena, por que você não envia algumas fotos de plantas de sua região para nosso blog coletivo? Podemos esperar?

Luísa Nogueira disse...

Salete querida, que bom ter amigos assim como você! Olha, se você quiser, podemos lhe enviar o link de postagem do blog coletivo 'Terra, aquele abraço!' Ficaremos muito felizes em poder contar com você - fotos e, por quê não, seus belos poemas. O que achas, gauchinha?

Aída disse...

O cerrado tem plantas que encantam , eu sou de Goiânia e morei em Brasília muitos anos, eu adoro essa região, tenho saudades e seu Blog me fez viajar com as sua fotos ,parabéns, que beleza de fotografias...
um abraço....

Luísa Nogueira disse...

Obrigada, Aída, fico feliz por você se recordar e gostar das fotos. Bem-vinda, amiga!!!!!!!!!!

Priacila Monteiro disse...

Amo todas elas! Se eu pudesse teria uma na minha casa. Elas são lindas!

Priacila Monteiro disse...

Amo todas elas! Se eu pudesse teria uma na minha casa. Elas são lindas!

pierrepeixes disse...

Uma viagem para Minas há pouco tempo conheço de vista Uma cidadezinha que tem o Flamboyant laranja que é muito lindo e para minha surpresa numa dessas viagens eu vi uma certa distância na Fazenda talvez por conta ou por causa da terra o espetáculo da natureza o Flamboyant em que as flores eram da cor rosae estava lotado eu decido veículo e fui até a proximidade da fazenda para teste ficar que realmente era o Flamboyante muito lindo havia apenas dois pés.*

Dila Santos # Belezas da Criação. disse...

Eu tenho um bem na entrada do nosso terreno.Quando mudamos pra cá, era só uma muda e nem sabíamos o que era. Este ano deu flores pela primeira vez, são amarelas,lindas,amamos!!!

Dila Santos # Belezas da Criação. disse...

Tenho um flamboyant amarelo no nosso quintal!!!Quando viemos morar aqui era apenas uma muda esguia,comecei a pesquisar pelo formato da folha...mas este ano floresceu...lindo...Quando vi as flores chamei meu marido pra ver,de tão encantada que fiquei.Estamos acostumados com flamboyants,pois os vemos em sítios próximos ou quando vamos à capital,PoA...mas aqui em nosso bairro,ainda não tinha encontrado nenhum.

Unknown disse...

Adoro essa árvore tenho uma so nao floreseuf ainda espero esse ano