Páginas

quinta-feira, setembro 09, 2010

Via Viajando nos Sabores: Mousse de Jabuticaba

Jabuticabas, doces jabuticabas

Na verdade, não vou falar só da mousse de jabuticaba. Há uma infinidade de usos dessa frutinha bem brasileira. Claro, o melhor mesmo é poder saboreá-la in natura e bem fresquinha. Quem tem alguma jabuticabeira por perto que o diga. O que já provei:
  • Jabuticaba congelada: Foi na casa de minha irmã Ana que experimentei pela primeira vez umas bolinhas escuras com gostinho de sorvete. Eram jabuticabas congeladas logo depois de terem sido colhidas e higienizadas. Ficam realmente parecendo minúsculas bolas de sorvete. No gosto. E que gosto!
  • Mousse de jabuticaba: Fica um delícia. A receita não tem nenhum segredo. É igual a receita de mousse de quase toda fruta. Confira logo abaixo.  
  • Geléia de jabuticaba: É feita com o suco da jabuticaba. Na receita da mousse podemos ver o modo de se fazer o suco para receitas doces e salgadas. Achei uma boa receita com o passo a passo, em vídeo, no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mZAC8Lws  Confira!
  • Doce da casca de jabuticaba: Aproveita-se o suco para a geléia e a casca para um gostoso e exótico doce. Vou deixar a receita aqui.
  • Cordeiro ao molho de jabuticaba. Experimentei em um restaurante de Brasília. Só não achei melhor porque não sou fã de carne. Apenas experimentei.
.... 
Li uma vez sobre uma receita de palmito assado, com viagrete de jabuticaba que uma chef brasileira, Cláudia Matarazzo, criou para o príncipe herdeiro do trono do Japão, na ocasião de sua visita ao Brasil. Agora, para este post, corri atrás e a encontrei no site Prazeres da Mesa. Lá você poderá ver também uma interessante entrevista com os organizadores da recepção ao príncipe, além das demais receitas do cardápio.
Vamos às receitas?
......
M Mousse de Jabuticaba
Ingredientes:
  • 1 copo de suco de jabuticaba
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de gelatina sem sabor dissolvido em meia xícara de água
  • 2 claras batidas em neve
Modo de fazer:
1- O suco: Coloque um litro de jabuticaba em uma vasilha com água suficiente para cobrí-las bem. Deixe levantar fervura e desligue o fogo. Quando as jabuticabas estiverem frias, descarte a água e esprema as jabuticabas com as mãos; passe o suco em uma peneira.
2- A mousse: Bata no liquidificador o suco, o leite condensado e a gelatina dissolvida. Passe para um pirex e misture delicadamente com as claras em neve. Pronto. Agora é só deixar na geladeira até ficar firme e saborear uma mousse com gostinho de quero mais...

       
Doce da casca de Jabuticaba
(Receita do site Doces Joaninha

"Ingredientes:
5 litros de jabuticabas
1,5 kilos de açúcar refinado
Modo de fazer:
1 - Lave e esprema as jabuticabas, separando as cascas das poupas.
2 - Fervente as cascas por 2 vezes, sendo que na primeira vez deve-se escorrer rapidamente a água e na segunda vez, pelo tempo que for necessário para cozinhá-las.
3 - Escorra a água novamente e coloque a outra água já quente e também o açúcar e deixe ferver até tirar o ponto de pingo.
4 - Coloque na compoteira, e após esfriar conserve em geladeira.
5 - Caso queira conservar por até 1 ano, envase em vidro novo e esterilizado, e após tampar com tampa nova e esterilizada leve em banho Maria por 35 minutos." (Site: http://www.docesjoaninha.com.br/)

A receita com palmito da chef Cláudia Matarazzo:

 "Palmito assado na casca, com vinagrete de jabuticaba 

4 porções

1 palmito pupunha inteiro
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ramo de sálvia
Sal grosso

Vinagrete
1 xícara (chá) de jabuticaba
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de azeite
3 colheres (sopa) de vinagre de maçã

1 Asse o palmito envolto em papel-alumínio; quando estiver macio, descasque-o e tempere-o com manteiga, sálvia e sal grosso.
2 Leve ao forno por 10 minutos; sirva quente.

Vinagrete
1 Bata a jabuticaba no liquidificador com a água; peneire e leve ao fogo com açúcar até fazer uma calda.
2 Deixe esfriar e adicione vinagre e azeite.
3 Tempere na hora de levar à mesa."

 ...
.....
------------

Veja mais sobre a jabuticaba através do marcador "Jabuticaba" logo aqui embaixo.

------------

No post de segunda-feira: Folha-santa III. No próximo Via Viajando nos Sabores: 7 de Setembro com Panquecas da Patagônia. Confira!

--------------------------- 

4 comentários:

  1. Luiza,
    Quase todas a frutas se prestam para fazer vinho, partindo desse princípio, adaptei uma receita de vinho que eu tinha e fiz vinho de jabuticaba. Delícia! Pena que a fruta é sazonal, então só é possível dispor dela por um dois meses por ano. Se assim não fosse, tenho certeza, seu apoveitamento para uso culinário seria muito melhor. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luisa N.
    Como sempre é mesmo um oásis o seu Blog. Hoje ele me lembra a infância (que já está bem distante), quando a minha querida e saudosa mãezinha fazia esses doces maravilhosos. No quintal da nossa casa tínhamos quase tudo, além da criação de galinhas, patos e etc... Uma horta muito linda, onde pegávamos as verduras saudáveis e fresquinhas. O pomar com frutas deliciosas. Ah, que saudades da minha infância querida! Graças a Deus já era feliz e sabia. Hoje vc me lembra dessa época tão rica da nossa vida.
    Muito obrigada!
    Peguei as receitas, claro!
    Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Luísa,

    Linda postagem! Também tenho fotos de todo o ciclo, desde a floração até o "saborear de seus deliciosos frutos" O vinho também é delicioso!

    Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. Geléia e licor eu conheço,agora essa receitas novas devem ser deliciosas, com certeza eu vou experimentar,principalmente o mousse.
    um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo. Sabe por quê? Porque sua presença neste blog mostra que você se preocupa com uma economia circular e criativa, gerando assim menos consumo. Você, como eu, sabe que desmatamentos, queimadas, poluição de rios e mares afeta o clima e, consequentemente, a vida na terra; afeta a fauna e a flora, destruindo a cadeia biológica.

Curta, compartilhe e espalhe para seus amigos dicas de reciclagem, de sustentabilidade e de amor para com nosso planeta.
#reutilize
#repense
#ummilhãodevezesurgente