sábado, abril 21, 2012

Via Brasil: Brasília e a Ermida Dom Bosco




A Ermida Dom Bosco, antes de ser um dos mais belos pontos turísticos de Brasília, é um marco na história dessa cidade onde tudo é grandioso, beirando sonhos. Sonhos de homens idealistas e idealizadores. Gênios que ultrapassaram as fronteiras do comum, ousando voar, sem medo das previsões e opiniões pessimistas . Quando penso na história da construção de
Brasília, quando ando por suas avenidas (eixos), ou quando passo por suas curvas (tesouras), admiro cada vez mais Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Três homens que realizaram o sonho profético do padre salesiano Dom Bosco*. Entre muitos renomados arquitetos, Lúcio Costa foi o ganhador do concurso para o projeto do plano-piloto. Um projeto feito em poucas horas, "rabiscado" em papel comum, porém claro como era sua simplicidade. Nele embarcaram Oscar Niemeyer e o então presidente Juscelino Kubitschek, plantando linhas retas e muitas curvas nas terras vermelhas do chão de Brasília.

Hoje, dia 21 de abril, Brasília está completando 52 anos. Deixo aqui estas fotos que fiz o mês passado da Ermida Dom Bosco. Tentei destacar o verde das plantas do cerrado e o azul de um fio d'água transformado em lago - o Lago Paranoá.

------------------



A Ermida Dom Bosco e sua deslumbrante vista

----------------------------------------------