quinta-feira, julho 11, 2013

Via Verde: Orquídeas Exóticas (I)

Brasília já faz parte, definitivamente, do circuito de orquidófilos brasileiros e estrangeiros. Durante todo o ano há exposições em parques, shoppings e até no hall de entrada do Teatro Nacional. Já fomos a duas este ano só no Jardim Botânico. Aliás, em setembro está prevista mais uma por lá. Gosto de ver as orquídeas entre as árvores majestosas do JBB, como mostram as últimas fotos deste post.  Há orquídeas de procedências diversas, muitas delas raras, de colecionadores apaixonados pelas jóias vivas que nascem enraizadas em árvores (orquídeas epífitas), ou brotam da terra (orquídeas terrestres), ou surgem sobre rochas (orquídeas litófitas).

Sábias Orquídeas

Em seu habitat natural, elas nos dão uma lição de sabedoria vivendo sem pedirem muito do meio-ambiente onde habitam. Alimentam-se do ar que as cerca, das gotas das águas de chuvas que caem sobre elas e reabsorvem as partes que delas se desprendem. Ensinam a todos nós a utilização do ar que respiramos e da água que mata nossa sede, sem que para isto seja necessário destruí-los, destruindo matas, poluindo rios e retirando sempre mais da terra que nos acolhe.

Orquídeas Exóticas

Esta primeira postagem mostra as orquídeas Masdevallia sururuana, Epidendrum tridactylum, Sigmatostalix radicans e Ornitoflora radicans. Todas essas imagens foram feitas no JBB, com câmeras Canon - mini e pequena, sem a utilização de suporte de apoio e em condições de luminosidade desfavoráveis.
.

Orquídea Masdevallia sururuana

Orquídea Epidendrum tridactylum

Orquídea Sigmatostalix radicans

Orquídea Ornitoflora radicans (Or-ni-to-flo-ra)

Orquídeas entre Árvores

Eis as fotos que fizemos das orquídeas entre as árvores do JBB, durante a última exposição ali realizada. Nossos olhos se encantam e nossa mente agradece esse show de beleza que a natureza nos dá.








-------------

Próximas postagens desta série: II: Além de orquídeas que vivem em rochas e em altitudes entre 600 e 1600 metros, clicamos várias outras também lindíssimas, especialmente para você, amigo/amiga, que por aqui passa! III: Fotos de cinco diferentes orquídeas do gênero Paphiopedilum, a popularmente conhecida orquídea sapatinho. Até lá.

-----------------------------------

Um comentário:

Stephanie disse...

Beautiful orchids Luisa! The first one is so extraordinary. The blooms last for days. So Enjoy!