Páginas

Páginas

quarta-feira, dezembro 11, 2013

Via Natureza e Arte: A Árvore que Chora

A árvore que chora - Escultura

A árvore que chora - Escultura

A árvore que chora - Escultura



A árvore que chora 

Você já viu uma árvore que chora?


“A árvore que chora” é uma escultura feita com a madeira de uma árvore caída nos arredores da casa de Chico Mendes. 

Vi a escultura em uma exposição no Centro Comercial Gilberto Salomão, em Brasília. 

Ambientalista escultor

A escultura estava entre outras obras de madeira esculpidas pelo escultor e ambientalista Alí Hurtado. Impressionante os detalhes. Uma árvore com a cabeça desanimada e infeliz entre galhos quase sem folhas chora, enquanto um homem a mata, serrando-a. A obra de arte parece viva,  até "lágrimas" caem de seus olhos.*

Árvore admirada por Chico Mendes

Feita com a madeira de uma árvore admirada por Chico Mendes, ela nos lembra a luta em defesa dos seringais, em defesa dos seringueiros, em defesa da floresta amazônica; luta de um ativista ambiental assassinado em 1988. A árvore chora por todas as mazelas humanas e também pela ausência de Chico Mendes, seu grande amigo e defensor. 

Clamor dos ambientalistas

A escultura "A Árvore que Chora" é rica em simbolismos. Representa a ambição humana, a destruição das matas e, consequentemente, do planeta Terra. É o clamor dos ambientalistas em prol do meio ambiente. 

O escultor Alí Hurtado

Nascido no Peru, porém com mãe brasileira, Ali Hurtado, com mostras mundo afora, atualmente reside no Acre, em Xapuri, onde recebeu a doação da madeira da árvore que ficava em frente à casa de Chico Mendes. 

Árvore de Chico Mendes

Na exposição, conversei com o escultor. Ele gentilmente me mostrou um álbum de fotos onde registrou todo o processo de seu trabalho, passo a passo. Desde a árvore caída nos arredores da casa de Chico Mendes até um documento de doação da madeira da árvore morta “por causas naturais”. Documento dado pela Secretaria do Meio Ambiente da prefeitura de Xapuri, Acre. 


O passo a passo da escultura

 

As fotos da colagem abaixo foram feitas a partir das fotos do álbum do artista. Mostram as etapas da criação da escultura e o documento de doação da madeira. As outras fotos fizemos na exposição. 


A árvore que chora - Escultura
A árvore caída em frente à casa de Chico Mendes e as etapas da criação da escultura "A Árvore que chora". 

A árvore que chora - Escultura
O escultor Alí Hurtado posa gentilmente ao lado de sua obra.

———

*O escultor implantou um mecanismo que, acionado, deixa gotas d’água rolarem dos olhos da escultura, parecendo lágrimas. 


------------



Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:


 

——-