terça-feira, setembro 09, 2008

Via Vida: Ana Branco e seu BioChip

---------------------------------- Florindo e Frutificando

Ana Branco e seu BioChip

Cabelos brancos, sorriso solto, olhar-que-enxerga-longe, simplicidade total: essa é a descrição de uma grande dama do cenário nacional. Seu nome: Ana Branco¹. O que faz? Ou melhor, o que faz e acontece? É Professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. E daí? E daí, que ela faz. Faz de manguezais, de favelas e de feiras, suas salas de aula. Instrui alunos e comunidades. Instrui e orienta; orienta e divulga pesquisas sobre a Vida. Pesquisa cores, sabores, odores, enfim, o DNA de frutas, hortaliças e sementes. Criou o BioChip:

"Biochip é um grupo aberto de estudo, pesquisa e desenho, que investiga as cores e a recuperação das informações presentes nos modelos vivos: hortaliças, sementes e frutos. A pesquisa Biochip encontra ressonância e analogia com a prática da Agricultura Ecológica em relação à Terra. Na agricultura convencional, quando uma lagarta come uma planta, ataca-se a lagarta para se defender a planta. Na prática ecológica, ao invés de se agir diretamente na planta, o que é trabalhado é a Terra, o ecossistema, a base onde a planta busca seus nutrientes. Quando o solo também está vivo, a planta pode buscar seus nutrientes com um mínimo de esforço, absorvendo nutrientes, já decompostos pelo metabolismo da Terra."²

A Professora Ana Branco torna comum, "universaliza" suas idéias e suas pesquisas. Faz da universidade uma verdadeira Universidade. Que nasçam e venham outras Anas! O Brasil agradecerá e as receberá de braços abertos.
------------------------
Nota: Na próxima sexta-feira, dia 12, daremos uma receita de Ana Branco chamada Suco de luz do sol.
------------------------
¹Ver Ana Branco :
²Ana Branco - Apresentação (mesmo site)
-------------------------

Nenhum comentário: