Pular para o conteúdo principal

Via Amigos: Selos: Exibir ou não exibir, eis a Questão

Os selos são a nova febre da Internet. É mais uma moda que chegou e não adianta fechar os olhos; eles estão por toda parte. Exibí-los ou não? No início fui um tanto quanto 'indiferente' a eles. Ignorá-los? Não, não cheguei a esse ponto. Agradecia, dizia que ia pegá-los para exibir depois - e realmente os pegava mas o 'depois' ficava vago... Não sabia como fazer. Não queria que nosso blog virasse lapela de ex-combatente. Observando, pouco a pouco compreendi o porquê dos ditos cujos.
...
O mundo tornou-se mesmo pequeno, em termos de comunicação, mas as pessoas estão cada vez mais isoladas. Bem informadas, mas cada vez mais trabalhando isoladamente. O tradicional catar nas ruas a informação ficou, para muitos, obsoleto . O moderno é navegar em busca do que se quer. Não é mais necessário ir 'buscar'; a notícia vem até você, via Internet, esteja onde você estiver. Nos jornais, o modo de se trabalhar mudou. Em casa, temos tudo à mão, sem sair da telinha. Até as 'fofocas' são sem o contato direto com o outro.
...
Não é preciso pensar muito para se compreender a necessidade que hoje as pessoas têm em seus relacionamentos diários. Os amigos virtuais, muitas vezes, substituem os amigos 'de carne e osso'. Aí surgem os mais diversos modos de mostrar ao amigo que gostamos dele, que temos afinidades, seja na troca de uma palavra, de uma foto ou do envio ou recebimento de um desses selinhos. 'Nosso amigo' está do outro lado da cidade, do país ou mesmo do mundo; nunca o vimos - e talvez jamais o veremos, mas ele está sempre 'presente'; Um amigo 'de caixinha', que mora dentro da caixa de nosso computador, mas fisicamente longe. Longe e perto, bem pertinho de nós - bastando apenas um clique pra 'conversar' com ele... É como se ele morasse em nossa casa, ou ao lado, um vizinho talvez, bem mais íntimo que muitas pessoas que moram no apartamento ou na casa ao lado. Quantos vizinhos mal sabem seu nome - se sabem! O amigo virtual, esse sim, está sempre 'do seu lado', com palavras gentis. Participa de suas conversas - os posts - com aqueles comentários que você gostaria de ouvir, interagindo sempre.
...

Esse preâmbulo todo é só pra dizer que aderi aos selinhos, 'pela metade'. Compreendi a necessidade deles nas comunidades virtuais. Como já disse na Via Amigos, são carinhos em forma de selos. Foi o modo como recebi um desses carinhos que me fez pensar em mostrá-los. Nossa amiga Doroni, do GO, nos ofertou um, que veio acompanhado com seis regrinhas. Uma dessas 'regrinhas' dizia que tínhamos que enviar a mais cinco pessoas e, outra 'regra', acompanhar para ver se o ofertado tinha dado continuidade a essa corrente, ou seja, se tinha mesmo repassado o selo para outros amigos. Pensei com meus botões: "E agora? Não vou deixar nossa amiga poetisa em maus lençóis!" Concluí que o melhor seria pegar 'de verdade' o prêmio e repassá-lo. A escolha dos amigos foi outro dilema. Resolvi 'homenagear' alguns de nossos amigos que, pensei, pudessem aceitar a brincadeira 'numa boa'. Mas, (Doroni, me desculpe), 'eliminei' a última regra - 'aquela' do acompanhamento. Assim, cinco amigos foram presenteados, repassando para eles a difícil tarefa de mais escolhas.
...
Selo Blog de Ouro, ofertado aos amigos pela poetisa Doroni
...
Disse que aderi 'pela metade' porque consegui 'conciliar' a exibição. Em vez de espalhá-los por todos os lugares da lapela, digo, da lateral do blog, estou reunindo todos em um só lugar, como vi em alguns blogs.
...
Depois de começar, não tem mais volta. Já que peguei um, vamos pegar todos! Gostei da experiência. Obrigada, Doroni, por ter quebrado minha resistência. Obrigada por me ter feito compreender que, sem essas pequenas gentilezas, nosso mundo virtual torna-se realmente um mundo sem alma.
...
Temos um amigo americano chamado Brad (Não é o Pitt, por favor, fanzocas do astro gato - "gato, gatinho, gatão", como diria minha filha, sua fã de carteirinha)... Pois é, voltando ao assunto, nosso gringo amigo querido ama distribuir selinhos. Uma verdadeira Hebe Camargo virtual. Como admira nosso trabalho de preservação ambiental, já nos enviou um monte deles. Também pudera! Recebe prêmios do mundo todo. E generosamente compartilha todos eles com os amigos. São alguns dos selos recebidos dele que vou ofertar hoje.
...

Agora, é a hora. Vou virar mamãe-noel e começar a distribuir lembranças. Lembranças que, com toda sinceridade, estão repletas de carinho. Quem são nossos homenageados? O selo abaixo vai para os amiGOs:
...

- Nossa querida e grande coração Lau, do blog Renascendo
- Nosso companheiro de caminhada 'através da natureza', Dalton França. Seu blog: nocantinhodacurva
- A poetisa Rose, uma das primeiras a nos ofertar um selo, através de um gentil comentário, em maio último. Seu blog: Asas Róseas
- Nosso queridíssimo Calmon, do blog VIVER É PURA MAGIA
- A 'sumida' Dulceny, do blog "Palavras escritas"
- A historiadora Yvelise, do blog Olhos Históricos
- A Zilda Santiago, do blog SOMOS TODOS APRENDIZES
- A batalhadora Vicky, pelo seu trabalho de união no ReUnidos.
... Nota: Vejo com simpatia o intercâmbio entre países. Como o Brad é 'um amor' e vocês também são 'uns amores', acho que vão gostar de conhecê-lo.


Este outro selo, também via Brad, vai para estas novas amigas, cujos blogs são acolhedores e nota mil. São elas:
... - Doroni, não apenas em retribuição, amiga, você merece. Seu blog: CONTOS, LENDAS E TEXTOS
- Sonia Schmorantz, do blog UM VENTO NA ILHA
- Dora, do blog FILHA DO CÉU
- Angela Guedes, do blog Angela Guedes
- Anna Salles, do Blog Anna Salles
- Nossos parceiros. Veja o link de seus blogs na lateral direita. É uma pequena parceria, apenas colocamos o banner ou o link dos blogs em nossas listas de blogs. Assim, de mãos dadas, ajudamos na visibilidade do parceiro.

Para nossos novos amigos e para os amigos parceiros
...
Este terceiro selo de hoje, também made Brad, o Multivias oferta a todos os amigos que caminharam ou caminham conosco. Seus links estão no ReUnidos. Alguns deles estão em nossa lista de blogs amigos.

...
Para todos os amigos que caminham ou caminharam conosco ...

Um ótimo fim de semana para todos vocês!

------------------------

Comentários

Unknown disse…
Oi Luísa!!!! Uhuuuuuu!!!!! Obrigada!!Muito fofo esse selo. Adorei! Vou visitar o Brad, pode deixar.
Nem fale sobre "enfeites".rs Meu blog está virando uma árvore de Natal.rs Sem contar o Mundo Animal.rsrs
Você foi muito feliz nas suas palavras em relação ao mundo virtual.Perfect!!
Luísa, o mundo (não só virtual como o real)é carente, acredite.Mesmo os que sofrem da "Síndrome da Onipotência" ...rsrs

Um beijinho e obrigada! Fiquei muito sensibilizada.



E.T.: Adorei saber que meu amigo Dalton também ganhou. Ele é MIL mesmo!!! Um amigão de todos!!!
Huhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
Migas lindas ára se guardar no lado esquerdo do peito são!

Merci!Já `#E!

VIVA VIDA!

BZUSSSSSSSS!
Dora Regina disse…
Luisa, agradeço a demonstração de carinho a mim dispensada. Já estou levando com muito prazer o meu selinho, por sinal, lindo!!
Querida, a única parte ruim da febre do selinho é quando tem que repassar, já passei por essa experiência. Recebi selinhos, escolhi os amigos mas nem todos corresponderam, nem sequer agradeceram, quando é só pra nós pegarmos, beleza!! Posto quantos eu receber, não podemos decepcionar nossos amigos.
Obrigada amiga! Um fim de semana feliz!!
Dalton França disse…
Amiga Luísa, fiquei lisonjeado com as amáveis palavras dirigidas a mim e a destinação do selo "One Lovely Blog" ao nocantinhodacurva.
O Multivias também é mil e está guardado com muito carinho no lado esquerdo do peito.
Um grande beijo em teu coração!
Dulce disse…
AAAAAMMMEEEEIIIIIIIII!!!!!!!!!
Ai, amiga, ando sumida mesmo, perdida em relatórios e equipes, sinto saudade de minhas postagens, mas semana que vem tenho uma folga e algumas idéias na cabeça... Quem sabe... Agora, voc~e é que é uma amiga de OURO!!!
bjs!!!
Anésia Pinheiro disse…
Luísa,
Como prometido visito seu blog e agradeço sua visita ao meu.
Lindo!
Belas fotos!
Eclarecedores textos!
Seu texto sobre amigos virtuais me fez lembrar um versículo bíblico que diz;
"Mais vale um amigo perto, que um irmão distante"
Se houvesse internet quando esse versículo foi escrito possivelmente o escritor teria escrito;
"Mais vale um amigo virtual distante do que os amigos perto e indiferentes"

Abraços!
Brad disse…
I'm very happy to see awards given and I agree that they're given with affection :)
Brad
Unknown disse…
Amiga Luísa N.

Parabéns pelo TOP 100.
Votamos em vc e é bem merecido o prêmio!
Você é uma verdadeira mamãe-noel distribuindo seus lindos selos.
Um ótimo fim de semana!
Zilda Santiago disse…
Obrigada Lu!!!!!!!!!!!Amei as considerações sobre os selinhos e os amigos virtuais.Beijo no coração.
Bom domingo Luísa N
Saudades, fazia tempo que não tinha tempo de comentar teus POST´s.
Verdade, esse meio serve para desenvolver e compartilhar a criatividade, a interlocução, o carinho, assim como também aspectos não agradáveis.
Ficamos com esses agradáveis, que espalham, distribuem demonstraçoes de carinho e reconhecimento.
Beijos
OLHAR CIDADÃO disse…
LUÍSA

BOM DIA.

Comecei aqui pelo Mul_ti_vi_as_ a série de visitas que faço aos colegas de outros blogues, quase que diariamente, e sempre procurando deixar um comentário. Costumo sempre retribuir visitas, e, na medida do possível e do tempo, divulgar o trabalho e blogs de outros parceiros. O voto é "secreto", mas nesse concurso do top blog votei em muitos colegas, felizmente estou vendo alguns dles entre os 100 melhores colocados. No "enjeitados" agora AmiGOs Re Unidos, vou sempre que vejo uma atualização e deixo um comentário.

É nisso que acredito, troca, parceria, apoio mútuo, oferecer aos outros aquilo que gostaríamos de receber, atenção, carinho, participação, incentivo. Me deixa ansioso o fato de que nem sempre consigo ser justo e corresponder a atenção e visitas que tenho recebido, é forçoso reconhecer, tenho recebido muito mais que tenho dado. Lá no BONDeblog indica estãolinkados dezenas de blogs, mesmo que eu não tenha em todos a reciprocidade, não importa, são bloga bonitos, inteligentes, e meus leitores e visitantes merecem conhecer.

Quanto aos selos, eu ganhei o DE OURO, distribuí entre cinco outros, mas acho que nenhum deles passou adiante, como forma de homenagear a todos nós, eu publiquei o selo do ReUnidos AmiGOs, fiz um post sobre selos em 01 de agosto e escolhi o ReUnidos para dar o Selo de Ouro.

Vou publicando e guardando os que recebo. Volto a dizer, não acredito em outro caminho que não seja o de caminharmos juntos, e isso mesmo que tenhamos nossas visões diferentes.

Perdão pela "redação", e grato pela atenção, sou seu fã, um abraço, muita PAZ.
Unknown disse…
Amiga Luísa N.
Recebi e agradeci emocionada o selo de Ouro , que vc me passou. Na ocasião passei para os amigos: Lau, 007, Carlos, Dora e Zilda Santiago. Não acompanhei se eles continuaram ou não, pois estive mais de quinze dias afastada devido a termos viajado para o Rio, para acompanhar nossa filha do meio em uma cirurgia. Se não houve sequência, quero me desculpar com vc.
Um abraço e tudo de bom!
querida amiga, boa tarde, eu tentei passar o selo de ouro, para meu blog e não consegui e da mana lau, foi a mesma coisa, mas tentar novamente, senão terei que pedir sua ajuda para leva-lo ao meu blog, um domingo abençoado e um começo de semana, com muita paz, bjs (amei a música)
Sonia Schmorantz disse…
Boa semana !!
"Repartir suas alegrias
é como espalhar perfumes sobre os outros:
sempre algumas gotas
acabam caindo sobre você mesmo"

Obrigado
beijos
Amigos, Eu é que agradeço a todos vocês por caminharem conosco!!!

Lau, como o Multivias já tem muitas fotos, 'enfeitá-lo' mais vai ficar meio 'feiiiinho', não é?

Calmon, é sempre uma alegria vê-lo por aqui!

Dora, o importante é pensarmos nos amigos...

Dalton, mil é você, amigo!

Dulceny, estamos lhe aguardando... Sentimos sua falta!

Anésia, seja bem-vinda!Gostei dos ditados! Vou guardar este: "Mais vale um amigo virtual distante do que os amigos perto e indiferentes". Valeu, amiga!!!

Brad, você é um amigão!

Zilda e Antonio, Obrigada, o natal está chegando...rsrs!Olha, estes selos que vocês recebem do Multivias são 'livres' de todo esse 'protocolo'. Cada um age como quer, não é mesmo?

Zilda Santiago, estávamos sentindo sua falta, amiga!

Salete, concordo, são esses pequenos gestos que fazem a diferença...

Bond, seu post dando notícias de diferentes igrejas me fez ficar sua fã!

Sueli, amo receber amigos como você... Veja, para passar o selo para seu blog basta clicar nele com o lado esquerdo do mousse; clique em "salvar imagem como"; depois é só fazer como você faz normalmente para transferir uma foto de seu computador para o seu blog...

Sonia, os poetas são pessoas sensíveis... por isto você é assim, amiga!

Um beijo no coração de todos vocês!!! Amooooooooo todos!
Ângela disse…
Oi Luísa!!!
Hoje vim para agradecer, agradeço por
   esta Pessoa Linda que Você é,
   agradeço pelo carinho, pela amizade,
   pelas lindas mensagens que me envia,
   e por estar todos os dias aqui comigo,
   agradeço pelo imenso amor e dedicação
   que Vc deixa transparecer atravéz desta
   telinha...Por tudo isso sou grata, e muito
   grata mesmo...Por sua linda Amizade.
   Quero agradecer também a DEUS por
   ter colocado " VOCÊ", Pessoa
   maravilhosa na minha Vida.
Beijinhos
Ângela
Querida Luiza,
Maravilhoso texto, repleto de carinho pelos amigos virtuais.
Andei sumida, desculpe a demora
Obrigada pela linda amizade e pela consideração.
Adorei o selo e vou colocá-lo em meu BLOG. Agradecida, o selo é lindo!
Um segredo que já esta deixando de sê-lo. Eu também não supervisiono se a pessoa esta usando o selo ou não, afinal tem amigos que ainda não sabem copia-los.
bjs

Postagens mais visitadas deste blog nos últimos 30 dias

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de

Via Verde: Limão Imperial

Como aquela frutinha chamada Noni* que encontramos em Goiânia, o limão imperial , para mim, também é uma novidade. Vi essa muda das fotos em um viveiro de Brasília. Só souberam me informar sobre seu nome. Nada encontrei também nas pesquisas que fiz via Google. O fruto parece uma pequena laranja, porém rajado, como suas folhas. Havia algumas pequenas flores, mas elas não estão bem visíveis nessas imagens. As fotos foram feitas em um horário inapropriado para fotografia. Infelizmente não pude retornar em uma hora melhor para tentar mais alguns cliques. Alguém conhece? Família  Citrus sinensis ? Limão imperial? Limão imperial -------------- *Noni - Veja a post Noni neste mesmo blog. --------------- Obrigada, amigos. De acordo com a estatística do Blogger estamos com mais de 400 mil visualizações de páginas. Neste exato momento (18:38 h) está marcando 401.156 visualizações. Estamos felizes! Queremos dividir essa alegria com todos vocês que por aqui passam....

Uma sombrinha, um bairro, um recomeço

Relendo o diário, reencontro a rotina das chuvas de janeiro: laboratório, passeio a pé, pequenas descobertas e uma pamonha que renova corpo e mente.   Uma sombrinha, um bairro, um recomeço O ano começa devagarinho  Mais um ano em Goiânia. Entre idas e vindas, completei um ano inteiro na minha antiga terrinha. (Logo depois da pandemia, em 2022, eu e minha filha também passamos um ano por aqui.) Goiânia em modo janeiro Relendo meu diário, notei que as chuvas de janeiro repetem a mesma música: começam leves, como quem pede licença e, de repente, tomam conta do dia e da gente. No início do ano passado, logo depois da nossa volta para Goiânia, num dia chuvoso como o de hoje, escrevi: Há dias em que a gente acorda sem disposição, sem força, como se o corpo tivesse virado um casaco pesado. Fico mais um pouco na cama, tentando negociar com o mundo. Mas o tempo não negocia. Ele vai. Vai.  Tic-tac, tic-tac , e pronto: quando percebo, a manhã já está alta. “Nove horas? Não acredito....

Via Verde: Gomeira, Uma Árvore Nativa do Cerrado

Post por nós publicado em novembro de 2012 no blog coletivo Terra, aquele abraço . Queremos acompanhar uma gomeira por um ano apesar do tempo escasso. Mas, quando a vontade é maior, o tempo apertado pode esticar, espero.   Gomeira no início da floração - Foto feita em 02 de nov. deste ano Foto do dia 15 de nov./2012 Foto de 15 de nov./2012 Gomeiras - Fotos de 02 de novembro Gomeiras - Fotos de 25 de novembro A Gomeira, árvore nativa do Cerrado, é também conhecida como goma-arábica, árvore-de-goma-arábica, gomeiro-de-minas, pau-d'água, pau-de-vinho, casca-doce, entre outros nomes populares. É da família vochysiácea, tendo como nome científico  Vochysia elliptica (essa espécie das fotos). Há alguns anos vejo essa árvore de flores vistosas, mas nada sabia sobre ela. Dia 15 deste, clicando uma delas, conheci uma engenheira florestal,* que me informou seu nome. A partir daí minha pesquisa ficou bem mais fácil. Fiquei sabendo, por exemplo, que as ...

Via Verde: Folhagens no Outono Brasileiro

Folhagens Caládio Nomes populares: Caládio e tinhorão, entre outros; nome científico:   Caladium bicolor .  Família  das aráceas. Costela-de-adão Nomes populares: Costela-de-adão, monstera, banana-de-mato,  abacaxi-do-reino,  ceriman;  nome científico: Monstera deliciosa . Família das aráceas. A flora nativa do Brasil é rica e diversificada. São plantas com flores e folhagens de cores que passam por todos os tons do arco-íris e de  formas e tamanhos os mais diversos. Em relação às folhagens, há com folhas gigantes, grandes, médias, pequenas e minúsculas. Essas destas fotos são algumas que consegui, aqui e ali, fotografar. Tenho mais fotos. Logo que consiga  identificá-las, deixarei por aqui. ... Cróton Cróton - É um arbusto que pode atingir de 2 a 3 metros de altura. Nome científico: Codiaeum variegatum . Família das euforbiáceas. Dracena (Veja mais sobre dracenas, neste blog, no post 'Dracena fragans, a Bela da T...

Via Verde: Margarida-das-pedras

Margarida-das-pedras ( Brachycome multifida ). Família das asteráceas (ou compostas). Mimosa margarida originária do país dos cangurus, Austrália (Oceania). Gosta de sol pleno e de clima tropical, por isto tão bem adaptada ao Brasil. Sua propagação é bem fácil: pode ser através de sementes, divisão de touceiras ou até mesmo pela divisão da própria planta. Suas folhas são permanentes e as flores aparecem durante quase o ano todo ou, em certas regiões, durante todo o ano. Têm entre 15 e 30 centímetros de altura.   Pesquisando sobre o país de origem desta planta, descobri um filme que, pela sinopse, fiquei com vontade de ver. O filme é Austrália , com Nicole Kidman. É realmente um bom filme? Um bom início de semana! -------------------------

Caminhos que se desdobram

Quando criei o Multivias, em 2008, naquele primeiro convite silencioso, (V amos juntos caminhar?),  eu não sabia que estava abrindo um caminho que se desdobraria por tantos anos. Dezembro, um bom momento para avaliar nossas ações. Então, vamos falar sobre  Caminhos que se desdobram * Caminhar é uma das formas mais silenciosas de diálogo com o mundo. Foi assim que o Multivias** nasceu : do gesto de observar a natureza, registrar, refletir e partilhar. Cada imagem, cada texto, cada lembrança guarda em si o mesmo propósito: preservar o que ainda pulsa, o que resiste, o que floresce.   Sempre gostei de plantar, ainda que sem saber nomes científicos ou fórmulas de adubo. Aprendi apenas o suficiente para não deixar morrer as plantas que me cercam . T alvez isso diga muito sobre a forma como enxergo a vida. Cuidar é uma escolha. E escolhas diárias, mesmo as mais simples, podem ser gestos de resistência.   Quando criei o Multivias , em 2008*, pensei em abrir um espaço para f...

Nascentes, a última voz das Águas

Uma crônica sobre o Rio Piracanjuba, suas nascentes e sua espécie que pede socorro  Nascentes, a   última voz das Águas Muitas delas, como as do Rio Piracanjuba, foram destruídas pelo avanço urbano e pelo desmatamento. Em setembro de 2010, escrevi no Blog Multivias que “milhares e milhares de nascentes de nossos rios pedem socorro”. Algumas, dizia eu, encontram fadas-madrinhas, como Helena Bernardes, que então lutava pelas nascentes do Rio Piracanjuba com uma coragem que parecia maior do que a própria geografia do Cerrado. Quinze anos depois, percebo que, se naquela época as águas sussurravam, hoje elas gritam. Onde nasce o Piracanjuba O Rio Piracanjuba brota na Serra do Alicrim, entre Silvânia e Bela Vista de Goiás, solo sagrado do Cerrado, onde as raízes profundas armazenam água por baixo da terra como quem guarda histórias. Suas primeiras fontes descem discretas pelas encostas e seguem viagem rumo a cidades que carregam seu nome: Bela Vista, Piracanjuba, Morrinhos,...