Uma crônica sobre o Rio Piracanjuba, suas nascentes e sua espécie que pede socorro Nascentes, a última voz das Águas Muitas delas, como as do Rio Piracanjuba, foram destruídas pelo avanço urbano e pelo desmatamento. Em setembro de 2010, escrevi no Blog Multivias que “milhares e milhares de nascentes de nossos rios pedem socorro”. Algumas, dizia eu, encontram fadas-madrinhas, como Helena Bernardes, que então lutava pelas nascentes do Rio Piracanjuba com uma coragem que parecia maior do que a própria geografia do Cerrado. Quinze anos depois, percebo que, se naquela época as águas sussurravam, hoje elas gritam. Onde nasce o Piracanjuba O Rio Piracanjuba brota na Serra do Alicrim, entre Silvânia e Bela Vista de Goiás, solo sagrado do Cerrado, onde as raízes profundas armazenam água por baixo da terra como quem guarda histórias. Suas primeiras fontes descem discretas pelas encostas e seguem viagem rumo a cidades que carregam seu nome: Bela Vista, Piracanjuba, Morrinhos,...
Literatura, meio ambiente e cotidiano





Comentários
Grande abraço!
Bom fim de semana!
Apareça viu?
Um grande abraço!
Bom fim de semana!!
Bom final de semana
Você é mesmo sensacional encontra a beleza em tudo e nos passa. O pássaro tem uma história, que vc sabe imaginar e contar com suas lindas fotos!
Parabéns!
Um abraço e tudo de bom!
Bom encontrar aqui essa maravilha de natureza e essa saudação a ela.
Somos apreciadoras e defensoras da preservação e tu tens o trabalho insesante de nos apresentar as incontáveis belezas que são verdadeiros presentes e enfeitam e embelezam a vidas de quem tem um olhar mais amplo para isso que é o ser humano.
Que seria de nós sem esses encantos e originalidade da natureza?
Saudades, agora estarei com mais tempo nos Blogs.
Beijos
Salete
Jair, que bom ter alguém identificando nassas aves! Como já sabe, não identifico nem mesmo um pardalzinho... Estou aprendendo com vocês que, pacientemente, vão nomeando as aves de minhas fotos!
Sofia, quem percebe ainda melhor é você, menininha linda, defensora das águas! Estava tirando fotos de outros pássaros quando percebi 'algo estranho' e comecei a 'clicar' até ele voar... Ele ficou um bom tempo por ali, olhando de um lado a outro... Estamos lhe aguardando no blog coletivo "Terra, aquele abraço!", ok?
Um grande e carinhoso abraço a todos vocês!!!
A sequência de fotos ficou uma beleza. Uma imagem de como a natureza constrói com leveza e arte.
Deixo aqui o meu abraço nesse Dia do Amigo