Páginas

segunda-feira, setembro 06, 2010

Via Verde: É tempo de Jabuticaba

Uma jabuticabeira florida

Se você ainda não viu  uma jabuticabeira florida, não foi por falta de florações dessa planta. Ela floresce e frutifica entre agosto e setembro. Sua floração pode ser vista também entre janeiro e fevereiro, ou seja, duas vezes por ano. E mais: Em certas regiões, como é o caso da Região Centro-Oeste, suas flores começam a aparecer já no final de junho. Veja a data das duas primeiras fotos. Seus galhos marrons ficam cobertos de pequenas flores cremes, quase brancas, mais parecendo enrolados em algodão natural.  

Galhos de uma jabuticabeira cobertos de flores

No passar dos dias aparecem pequenos frutos verdes. Quando crescem - ficam com mais ou menos um centímetro de diâmetro - começam a escurecer. Maduros, têm uma coloração arroxeada, bem escura. 






É o terceiro ano que este pezinho de jabuticaba frutifica. Apesar de novo, ele se enche todo de bolinhas escuras, seus saborosos frutos.


Jabuticaba, jabuticabeira (Myrciaria cauliflora). Família das mirtáceas. É uma planta originária de nosso país, sendo nativa da Mata Atlântica. Pode ser vista em vários estados brasileiros, como por exemplo Minas Gerais, Goiás, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ela pode atingir até 8 metros de altura. Pesquisando, descobri que é rica em ferro, contendo também cálcio, fósforo e vitamina C. Além de seus frutos serem saborosos in natura, podem ser consumidos em doces, geléias, mousses, molhos e pratos salgados. Sua propagação se dá por sementes, enxertia ou estaquia.*


------------

*"A enxertia é um método de obtenção de novas plantas pelo processo assexuado de multiplicação vegetativa, com a intervenção humana. Consiste em transplantar uma muda chamada cavaleiro ou enxerto, em outra planta denominada cavalo ou porta-enxerto, provida de raízes. O cavalo e cavaleiro devem ser de plantas da mesma espécie ou de espécies próximas." In: redescola.  "A estaquia é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados. Muitas plantas inclusive só podem ser multiplicadas economicamente através deste método. Ou porque produzem sementes pouco férteis ou porque raramente". In: Jardineiro.net.

---------------------------

5 comentários:

  1. I notice we have trees here looking like this one. In the park, I see monkeys climbing up to get the fruits. Well, the fruits have to be really tasty and yup like you have discovered, they might have good nutrients also.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luíza, que bom que gostou do Bonito Birdwatching! Seja bem vinda sempre que quiser passarinhar!

    Também estou no Centro-Oeste (MS), e a secura aqui tá forte!

    Não acreditei no tanto de jaboticabas dessa árvore, eu simplesmente adoro, gosto de infância... Pena que aqui em casa nosso pé ainda é pequeno, não deu frutos ainda.

    Sobre a identificação das aves, minha sugestão é você se inscrever no grupo www.yahoogrupos.co.br/birdwatchingbr e também no www.wikiaves.com.br, lá poderá identificar suas aves e acompanhar discussões sobre o tema.

    Abraços,

    Tietta Pivatto
    Bonito-MS

    ResponderExcluir
  3. Luiza,
    Eu sou fora de cada possibilidade que eu tenho no fim do verão. Bom vê-lo.
    Grande borne! As bagas são um deleite maravilhoso e precioso da natureza.
    Brad

    ResponderExcluir
  4. Luíza
    UHhmmm saudades do meu tempo de infância morando no campo e tendo acesso a degustar essas frutas campestres docinhas e com sabor bem saliente e distinto!
    Ainda bem que pequenos e pesando pouco para subir nas árvores quando os frutos não estavam ao alcançe.
    Me remetestes a boas e gostosas lembranças.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. E o perfume que vem e vai com o vento em determinadas horas do dia? Ai, que saudades!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo. Sabe por quê? Porque sua presença neste blog mostra que você se preocupa com uma economia circular e criativa, gerando assim menos consumo. Você, como eu, sabe que desmatamentos, queimadas, poluição de rios e mares afeta o clima e, consequentemente, a vida na terra; afeta a fauna e a flora, destruindo a cadeia biológica.

Curta, compartilhe e espalhe para seus amigos dicas de reciclagem, de sustentabilidade e de amor para com nosso planeta.
#reutilize
#repense
#ummilhãodevezesurgente