Páginas

Páginas

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Via Verde: Folhas Milagrosas ou Folhas Mágicas, Chapéu-de-sol ou Figueira-da-índia


Folhas da figueira, conhecidas como folhas milagrosas ou folhas mágicas.

Folhas e frutos da árvore figueira.
Copa de uma fiqueira, conhecida também como chapéu-de-sol ou chapéu-de-praia.

Figueiras dando sombra aos carros, em Brasília, no estacionamento do Hospital Brasília.

Figueira, terminália, amendoeira, amendoeira-tropical; em Santos (SP), é conhecida como cuca. Já em Angola seu nome é figueira-da-índia*. (Terminalia catappa é seu nome científico). Família das combretáceas. Por sua imensa copa é também chamada de chapéu-de-sol, chapéu-de-praia, guarda-sol ou guarda-chuva, sendo por isto usada em estacionamentos ou grandes áreas. As árvores das fotos estão no estacionamento que fica em frente ao Hospital Brasília.
Seus frutos, parecidos com figos - daí o nome 'figueira', são comestíveis. Quem os ama são os morcegos.
Medicinal, tem um largo uso, por isto chamada de árvore das folhas milagrosas ou folhas mágicas. Como não temos nenhum conhecimento sobre o uso de plantas medicinais, preferimos deixar este assunto para os especialistas. Aqui apenas mostramos a beleza das plantas, tentando incentivar seu plantio e preservação.

--------------

*Há uma outra planta com este mesmo nome, figueira-da-índia. É uma suculenta, mas especificamente, um cacto gigante, com frutos comestíveis e medicinais, também parecidos com figos; a diferença é que, naqueles, há pequenos 'espinhos' em volta dos frutos.

---------------

O Natal está chegando. Este ano estamos reprisando algumas postagens dos anos anteriores. Veja na lateral direita em Postagens de Natal.

 ---------------------------