Páginas

sexta-feira, setembro 23, 2011

Via Verde: Série Orquídeas - 5: Phalaenopsis

Enquanto em outros países é o outono que está começando, aqui no Brasil é o início da primavera. E que rica primavera! São flores de todas as cores e formas. Entre as orquídeas, um destaque é a do gênero Phalaenopsis.* Vejam as fotos**, não parecem borboletas de asas abertas? Aliás, pesquisando sobre a palavra phalaenopsis, fiquei meio tonta com tantos significados encontrados na Internet, de luxo a poder, passando por muitos outros. Procurando no dicionário etimológico do Silveira Bueno também nada encontrei. Já sem saber o que fazer, achei no site PlantaSonya: "O gênero Phalaenopsis foi criado por Karl Ludwig von Blume em 1825, batizando a planta com esse nome associando duas palavras gregas “phalaina” (falena, mariposa) e “ópsis,-eos” (visão, ação de ver) para designar as flores. No seu entendimento são parecidas com as asas de mariposas." (http://www.plantasonya.com.br). Mariposas ou borboletas... Não importa. São belas!

A Phalaenopsis é uma das orquídeas mais comercializadas em nosso país. Talvez a mais vendida. É a que mais se vê nas floriculturas e até mesmo nos supermercados. Quem nunca presenteou ou recebeu uma Phalaenopsis? Vai a um aniversário? Leve uma orquídea, é um presente que sempre agrada, além de ser um incentivo para o cultivo de flores ou para o cuidado com as plantas. Vale sempre lembrar: Nosso planeta está sendo desmatado a olhos vistos e o aquecimento global está a níveis alarmantes. Incentive o plantio de árvores e o cuidado com as plantas. Seja você também um cuidador do verde. Plante ou adote uma árvore. Cuide de uma flor... 

   














----------------

*Pronúncia de Phalaenopsis: falenópsis.
**As fotos de hoje foram feitas na exposição do TN de Brasília (junho) e as com data de anteontem na Central de Flores do Ceasa. Infelizmente não consegui os nomes das espécies.

A 'Série Orquídeas' vai continuar. Aguarde. Um ótimo final de semana!

-------------------------------------