sexta-feira, agosto 31, 2012

Via Verde: Palmeira Bacuri




"Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá / As aves que aqui gorjeiam / Não gorjeiam como lá"... É assim que começa a Canção do Exílio de Gonçalves Dias e é assim que nos sentimos quando estamos longe de nosso 'torrão', longe de nossos jardins e de nossas matas. Essas três fotos fiz
em Goiânia, nos jardins em volta do Palácio das Esmeraldas, sede do Governo de Goiás. Ficaram muito claras porque o sol estava forte, não era um horário apropriado para fazer fotos (entre 3-3:30 horas da tarde). É uma linda palmeira plantada do dado direito do Centro Administrativo.

Bacuri, acuri, auacuri, coqueiro acuri, cabeçudo, entre outros nomes populares (Attalea phalerata). Muito usada em paisagismo. Nativa do Brasil, pode ser mais encontrada nas regiões Norte e Centro-Oeste, como também em estados de outras regiões, como por exemplo, São Paulo.

Um ótimo fim de semana, com palmeiras e sabiás sempre por perto.








-----------------------------------

5 comentários:

Salete Cardozo Cochinsky disse...

Um ótimo final de semana para você também Luísa
Quando nos encontramos com essas maravilhas que existem e podemos conhecer´, pelo menos um pouco, através dessas informações e imagens, não há como não sentir o gosto bom e o bom gosto que nos cerca e constitui.
"Quando uma pessoa come uma maçã, a maça fica em parte a pessoa e a pessoa em parte maçã."
E é assim.
Beijos
Tanto a planta, quato as fotos e o texto estão excelentes.

Luísa Nogueira disse...

Obrigada por passar por aqui, Salete. Amei a frase! Vou guardá-la! Uma ótima semana para você, amiga! Bjs!

Anônimo disse...

Passei por aqui e gostei !
Parabéns pela página .

Unknown disse...

Amei!!

Unknown disse...

Estava pesquisabdo o nome desse coqueiro pois, temos 2 deles já adultos , mas não sabíamos o mome quando me deparo com essas imagens que vejo sempre e estava me lembrando exatamente delas.