Páginas

segunda-feira, setembro 10, 2012

Via Natureza: Trilhas Ecológicas do Jardim Botânico de Brasília





Caminhado em shoppings nosso lado consumista, vaidoso e egoísta fica no comando, ditando normas falsas e aflorando desejos supérfluos para que compremos mais e mais, muitas vezes coisas inúteis. Aprendi com o tempo a mudar a direção de meus passos pela cidade onde estou. Por quê ir admirar aquilo que foi feito por pessoas visando única e exclusivamente o aumento de seu poder econômico? Bem melhor é direcionar nossos olhos e nossa mente para um lugar onde nada é artificial, ou pelo menos planejado sem fins lucrativos próprios, apenas pela preservação da natureza. Esse contato com o verdadeiramente belo e natural sempre nos ensina e revigora.

Caminhando por trilhas ecológicas estamos em contato com nosso eu interior, sem vaidades afloradas, sem desejos de consumo, preparando mente e alma para um encontro com nosso lado natural, espiritualizado, aonde o bem supera e ultrapassa os limites de nosso próprio corpo.

Trilhas ecológicas, jardins, parques e matas deveriam ser nossos shoppings para passeios e encontros com a beleza. No JBB, enquanto nossos pulmões se enchem de ar puro e nossos olhos se alegram com árvores nativas, flores, nascentes e lagos, nossa mente se abastece com sábias palavras através de frases espalhadas aqui e ali. As imagens deste post mostram um pouco disso. Caminhe com sua mente por elas. E no próximo fim de semana ande por caminhos entre o verde de plantas e a transparência de águas.

Caminhando entre o verde das plantas e a transparência das águas 

Lago e flores do JBB

Lago e plantas diversas do JBB

Os pensamentos das fotos acima:
  1. "Serás parte da natureza. Obedecerás a natureza  da qual fazes parte." (Eduardo Galeano)
  2. "Toda água tem memória, sempre tentará voltar para o lugar de onde veio." (Toni Morrison)
  3. "A natureza não faz nada em vão." (Aristóteles) 


Árvores do Cerrado, entre muitas outras encontradas no JBB 


--------------

Nota: Fotos feitas no Jardim Botânico de Brasília, em maio deste ano. Veja mais posts, neste blog, sobre o JBB através do marcador Jardim Botânico de Brasília, logo aqui embaixo.

----------------------------------------