Fotos e texto de julho de 2019, de uma postagem que fiz para as redes sociais. Saudade de dar uma voltinhas por aí, olhando os ipês floridos. #fiqueemcasa
———
Brasília e seus Ipês
Eles aparecem entre os meses secos de nossa capital. A cidade perde em umidade, mas ganha em colorido.
O brasiliense esquece o nariz sangrando com o frio seco para admirar as cores chegando e desaparecendo. Primeiro no alto das árvores, entre folhas de um verde escuro, logo depois não se vê mais as folhas, só flores. Não ficam muito tempo, são como companhias teatrais, não gostam de permanecer longos períodos em um só lugar.
Estamos na época do ipê-roxo. Depois o colorido passa a vez para o rosa, logo depois o sempre esperado amarelo para em seguida aparecer aquele que parece coberto com neve, o branco ultra branco. Ficam floridos algumas semanas. O bom é que não florescem ao mesmo tempo. Um exemplo: No final do mês passado o Parque da Cidade estava cheio de ipês floridos, mas dê uma passadinha por lá agora, se você tiver sorte ainda pode ver um ou outro nos mesmos lugares. Você vê um ipê florido uma semana em uma quadra e na semana seguinte ele já está perdendo suas flores, passando a vez para o ipê de sua quadra, até então dormindo. De repente ele acorda e aparece todo, todinho cheio de flores. São buquês e mais buquês. Veja a última foto, fiz o clic sexta-feira passada, hoje passando por lá vi mais flores no chão do que na árvore. Outro dia havia muito ipês floridos de um lado do Campus Darcy Ribeiro da UnB, depois você via alguns já se despedindo enquanto outros apareciam aqui e ali. Ainda há alguns bem floridos. Mas no geral já se despedem das pessoas que passam por eles sempre de celular nas mãos para algumas fotos.
As quatro primeiras fotos fiz em frente da Biblioteca Central da UnB. Veja, apesar de não estarem mais tão floridos, ainda atraem quem passa por eles.
———-
Nota: Quando fiz as fotos, não percebi o casal de namorados sentados, também de celular a postos. Editando, quando percebi dei zoom 😊 Achei super romântico.
#ipesdebrasilia #iperoxo #ipês #brasiliaflorida #campusdarcyribeiro #unb