Páginas

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Via Verde: Maçãs do Cerrado - 3

Série Maçãs do Cerrado - 3



Como eliminar insetos de macieiras do cerrado
ou
Como cultivar maçãs no cerrado

Não, não. Não é o que estão pensando. Só porque Brasília fica no cerrado, "minha gente", já querem logo associar insetos a... nem pensar.
Vou mesmo é falar de coisas sérias: como afastar insetos de plantas, mesmo estando em lugares "inóspitos". Compreenda-se: lugares de clima 'quente', 'seco' e com muiiiiiiiiiiitos insetos.
Entre algumas mudas que adquiri veio um sofrido pé de maçã. Pobre coitado. Querer sobreviver logo no cerrado. No meio de formigões, desses que picam pra destruir. Achei que morreria logo, mas o 'bichinho' era forte e resistente. Trabalhava, trabalhava, quer dizer, crescia com dificuldade, umas folhinhas aqui, outras ali... Aí vinham uns 'monstrinhos' e destruíam tudo, tudo. Dava pena! Nada dava certo. E como não uso veneno, as famosas 'iscas'* (agrotóxico), ficava cada vez mais difícil...
Pensei, pensei, aí... luz! Se os insetos eram tão destrutivos, 'nervosos', por que não lhes dar calmante? Sabia que a erva-cidreira 'espantava' até carrapato em cachorro, por que não tentar? Piquei alguns galhos da dita cuja em volta do já fragilizado pé de maçã, aí vi que as formigas se afastaram um pouco. "É esse o caminho", pensei.
Estava certa: Quanto mais nasciam e cresciam aquelas plantinhas em sua volta, mais resistente ficava a macieira. Os insetos começaram a se afastar e o pé de maçã começou a florir, lindo. Este ano, todo envolvido pela erva-cidreira, nos deu belos e saborosos frutos. Vejam as fotos:










----------------
....
*Meio Ambiente - Dicas: Você sabia que venenos tipo 'isca' ficam na terra por mais de trinta anos? Contaminam os lençóis freáticos e a terra do lugar onde plantamos.

-----------------------