quinta-feira, agosto 16, 2012

Via Viajando nos Sabores: Entradas e Sobremesas com Abacate




Dependendo da região, a época do abacate, em nosso país, vai de fevereiro a junho ou julho. Mas ainda pode ser visto em alguns lugares. Se sua cidade é privilegiada, tendo abacateiros com frutos em pleno mês de agosto, aproveite esses últimos abacates do ano. A não ser que você tenha congelado sua polpa, como
 fizemos aqui em casa, só mesmo comprando os fora de época.

Coma abacate em receitas doces e salgadas. Há estudos que mostram que sua gordura elimina a má gordura do colesterol. Claro, como qualquer outro alimento, consuma com moderação. Veja as fotos da colagem que fizemos e crie, invente outras receitinhas deliciosas. Ele vai bem com qualquer folha verde e com frutas ácidas, como limão, uva e morango - estas duas últimas testadas por nós, em nossos 'momentos criativos' na cozinha. Baseados naquela entrada de abacate com alface, suco de limão, azeite e sal, experimentamos substituir o limão por uva e não é que deu certo? Todos amaram. Acompanhe as fotos. São sugestões práticas, para serem feitas num piscar de olhos e são bem gostosas:
  • 1-  Abacates (Por sinal, colhidos por nós, ou melhor, caídos do abacateiro que temos em nosso pequeno pomar.).
  • 2- Abacate cortado ao meio, aparecendo sua polpa e seu caroço.
  • 3 e 4- O famoso creme de abacate, em muitos lugares chamado 'vitamina de abacate', aquele que todo mundo gosta, da polpa batida no liquidificador com leite e açúcar. Usando-se leite em pó desnatado, dá pra tomar sempre, sem medo de ser feliz, digo, de ganhar peso.  
  • 5- Abacate amassado com garfo e servido com mel na própria casca. Simples e delicioso.
  • 6- Abacate batido com morango e uma pitada de sal. Na hora de servir, enfeite com mais morangos - se gostar, acrescente um fio de azeite. Muito bom para acompanhar saladas verdes. É também um curinga: Substituindo-se o sal por açúcar ou mel, fica uma sobremesa original.
  • 7- Salada de abacate com alface, rúcula, uvas picadas, queijo de búfala, sal e azeite. Você pode usar qualquer outra folha e também substituir o queijo por ricota.  
Agora é sua vez. Use sua criatividade, investindo não só no abacate, mas em frutas e verduras da estação, sempre tentando diminuir sal, temperos prontos (ricos em sódio, além de conservantes e outros elementos químicos que tanto mal fazem à nossa saúde) e utilizando folhas e ervas frescas à vontade.

--------------------------------------