Pular para o conteúdo principal

O verde da Mata refletido no Lago


Foto de Luísa Nogueira
Lago reservatório perto de Goiânia

Fiz a foto acima há nove anos, em um lago reservatório localizado na BR entre Brasília e Goiânia. Escrevi nela: Assim como a mata verde é refletida em lagos e rios, cada uma de nossas ações se multiplica no meio ambiente em que vivemos. Foi publicada no em meu perfil do Facebook e na página Viver Sustentável e Natureza - título anterior da página: Natureza e Viver Sustentável (Veja os prints da postagem). Veja também em em meu perfil do face.

Interpretando minha frase de 2013, posso dizer que "cada uma de nossas ações se multiplica no meio ambiente em que vivemos” é também relevante nos dias de hoje, onde desmatamentos e poluições multiplicam-se diariamente. Sugere que todas as nossas ações, sejam elas grandes ou pequenas, têm um impacto no mundo ao nosso redor, seja no meio ambiente, social ou comunitário. 

No contexto ambiental, isso pode significar que nossas ações diárias, como reciclar, economizar água ou energia, têm um efeito multiplicador no meio ambiente. Exemplificando, se cada pessoa fizer uma pequena mudança para reduzir seu consumo de energia, o efeito combinado de milhões de pessoas fazendo a mesma coisa pode ter um grande impacto na redução do uso global de energia.

No contexto social ou comunitário, isso pode significar que nossas ações e comportamentos influenciam os outros ao nosso redor. Por exemplo, se agirmos com bondade e respeito, é mais provável que inspiremos os outros a fazer o mesmo.

Em resumo, a frase sugere que somos todos parte de uma comunidade interconectada e que nossas ações individuais têm o poder de influenciar o mundo ao nosso redor de maneiras significativas.

Que nossas ações preservem o meio ambiente  à nossa volta, para que as futuras gerações possam também admirar os encantos da natureza. 

O verde da mata refletido no lago

O verde da mata refletido no lago



Foto de Luísa Nogueira



Posts relacionados:

1- Plante uma árvore nesta primavera:

2- Sábado em uma BR:

3- Guapuruvu:

4- Escondidinhos - Brincando na natureza:

5- Dia Mundial do Meio Ambiente:
https://www.luisanogueiraautora.com.br/2010/06/via-natureza-42-dia-mundial-do-meio.html


------------



Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira

——-



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de