segunda-feira, agosto 17, 2009

Via Natureza: Onde estão as chuvas de agosto?




Cajueiro florindo em agosto

Não só de seca vive agosto. Apesar da falta de chuva, as árvores começam a brotar, florir e frutificar. No tempo de minha mãe jovem, segundo ela sempre dizia, as primeiras chuvas caíam no início de agosto. "Era para segurar as flores do cajueiro", dizia. Agora, o mês termina, entra setembro e muitas vezes as chuvas não aparecem. São bem visíveis as mudanças climáticas. Só não vê quem não quer. O que podemos fazer? Simples: apenas cuidar um pouco mais do ambiente em que vivemos. Como?
....
1- Plante ou adote uma árvore. Quantas árvores você já plantou? Não pode ou não quer plantar? Adote uma. Cuide de alguma árvore de sua rua, de seu bairro, de sua cidade... Sempre há alguma 'abandonada' por aí, às vezes entre calçadas apertadas, pertinho de você.
.....
2- Seja um fiscal do meio ambiente. Neste mês as queimadas acontecem com muita frequência. Não deixe aquela pequena chama evoluir. Seja o primeiro a avisar os bombeiros, antes que a destruição seja maior.
...
3- Informe-se sobre economia de água e de energia e siga as orientações à risca.
...
4- Pare de consumir sem necessidade. Você precisa mesmo daquele vestido novo? Criar faz bem. Peças sobrepostas, uma pequena mudança no vestido, na saia ou na blusa comprada o ano passado, deixam as roupas charmosas, bem mais que 'aquela lindeza' da vitrine! Isso vale também para os homens: você precisa mesmo trocar seu carro?
...
Poderia ficar aqui citando mil e uma coisas que podemos fazer para ajudar a conservar e a recompor nosso meio ambiente. Mas, vou terminar com algo bem fácil e que gera economia para nosso bolso: Aprenda a reciclar, aprenda a reaproveitar, reutilize sempre. Como costumo dizer, "a natureza agradecerá, se refazendo"; assim, nossos filhos e netos ainda verão um pequeno paraíso verde, com rios e cachoeiras. 
...
----------
...
Nota: as fotos desta postagem foram feitas sábado. Você sabe identificar cada uma dessas plantas?
...
------------------------

16 comentários:

Dora Regina disse...

Amiga, não consegui identificar nenhuma delas, mas concordo com você, temos que cuidar do meio ambiente, sou uma autêntica fiscal dac natureza, chamo a atenção de quem tenta destruir o que Deus criou.
Um grande abraço, boa semana!

Anônimo disse...

Plant a tree. Use the e-mail option instead of postal mail. Collect your rainwater. Light colored roof instead of dark. All kinds of things that we should be doing.

Marcoso disse...

ok, esperamos seu banner, valeu Luisa

Unknown disse...

Passeio por aqui, plantei-me no meio das suas árvores, respirei um pouco de ar puro, tomei ciência da falta de chuvas, e milagrosamente aqui choveu, choveu muito daquela garoa insistente e chata, ops, agora, boa.
Beijos.

Anônimo disse...

Olaaa Luisa, obrigada por ter visitado o meu blog, ele esta um pouco timido acredito que seja normal no começo... Bom, não consegui identificar nenhuma delas, mas tem uma foto la embaixo de pitanga que me fascina, muito perfeita!!!!

boa semana!!!!

Brad disse...

Definitely should be doing these things,Woody.
And no plastic.
Great post Luiza !
Brad

Luísa Nogueira disse...

É isso mesmo, Dora, devemos cuidar do que Deus criou...

Luísa Nogueira disse...

That's right, Woody. So many things we can do ...

Luísa Nogueira disse...

OK, Marcoso...

Luísa Nogueira disse...

Que bom que choveu por aí, Djabal! Aqui ninguém sabe quando vamos ver uma gota d'água de chuva...

Luísa Nogueira disse...

Biah, como lhe disse, seu blog começou bem. Continue por esse caminho, amiga...

Luísa Nogueira disse...

Brad, my friend, as always nice ...

Ricardo e Regina Calmon disse...

Preservar,cuidar,formas de amor à Vida!
Sôdades Minina Luísa!
Bzus!

Viva Vida!

Estela disse...

Olá Luisa,
Suas fotos estão belíssimas. Parabéns menina, você é demais!

Luísa Nogueira disse...

Oi, Calmon, ontem lhe visitei mas não pude deixar nenhum comentário. Seu blog está cada vez mais dez!!!

Luísa Nogueira disse...

Obrigada, Estela...