segunda-feira, março 22, 2010

Via Verde: A Flor do Pequi

Foto de Jane Carneiro

Há muito quero escrever sobre o pequi, esse fruto do Cerrado. Até já fui cobrada por isso! Mas como ainda não consegui tirar algumas fotos do pequizeiro, vou sempre adiando, adiando... Como todos os anos fazemos aqui em casa arroz com pequi - em dezembro, já tirei algumas fotos, mas quero mostrar tudo - a árvore com suas flores e frutos...

Passeando pelo blog Caliandra do Cerrado, lá estava o pequizeiro com suas belas flores. E mais: a dona do espaço, ElmaCarneiro, promete, como sequencia, um post sobre o amado ou odiado pequi - o fruto! Quem já comeu um bem feito 'arroz com pequi', sabe que é difícil não amá-lo. Deixei um comentário sobre as fotos das flores que ilustram o post e, como resposta, a gentil Elma me cedeu para publicação esta aí de cima, feita por sua irmã Jane Carneiro. Linda flor, não é mesmo?

Ainda não sei quando vou ter o prazer de ficar frente a frente com um pequizeiro florido. Talvez na próxima florada, quem sabe! Ele floresce a partir de agosto.

Minha sugestão: Vejam o lindíssimo e de muito bom gosto caliandradocerrado. Vocês ficarão encantados, com certeza.

Uma ótima semana!

------------

Sobre "Nosso Planeta Precisa de Você"

Os comentários recebidos para o post de segunda-feira passada são animadores. Vejam o que dizem os amigos da Terra que descruzam os braços:

Mariana, do blog  Compartilhar e Aprender: "Luísa, há décadas há o Alerta sobre o planeta, mas parece que o bicho homem não acredita muito.
Espero que não chegue o dia que seja tarde demais."

Aprendizes do Beija-Flor: "Ser Beija-flor é ser um eterno aprediz, nós aqui tentamos e estamos fazendo a nossa parte, estamos tentando apagar o grande incêndio que está acontecendo no planeta Terra.
MClara"

Altair Ramos (Almirante Águia) do blog  ALTAIR BLOG a Casa e Nossa:  "Antes de tudo saiba que tenho saudades desta interação, tenho andado muito ocupado trabalhando nem tão distante da cidade, mas em um local com dificuldades de transporte e comunicação, mas é temporário, além do mais resolvi estudar um pouco para concursos, então sobra pouco tempo até mesmo para a família, mas vou driblando aqui e ali, fazendo o tempo necessário para os amigos.

Quanto aos questionamento que fazes em teu post, tenho pensando muito nisto tudo, finjo que aceito as coisas, quando os especialistas falam em equinócio ou que os fatos não têm relação alguma com as alterações climáticas, mesmo quando estas alterações são de fato "os fatos".

A grande verdade é que não conseguimos reciclar, evitar as sacolas pláticas, juntamos baterias sem ter aonde destiná-las, as lâminas de barbear utilizadas pelos barbeiros e cabeleleiros seguem o mesmo destino, ou seja, tudo o que é sobra e resto, continua sem destinação adequada, os esgotos continuam a cair nos rios, as pessoas continuam a consumir corantes e essências que favorecem tanto ao detergente quanto ao refrigerante ou aquele suquinho em pó, além das guloseimas infantis, a leschimaniose ainda enfraquece os trabalhadores, meningite e doenças renais parecem estar entrando cada vez mais na moda.

Diante de tudo isso, não chego a conclusão positiva alguma, a não ser que precisamos mesmo arregaçar as mangas e partir para a ação, a sugestão é trabalhar com as pessoas pegando nas mãos, passar para a frente o pouquinho que sabemos, ensiná-las a exercer a preservação, trocar informações insistentemente.

Sei que podemos fazer mais, digo isto porque sinto as palavras e o desejo de agir, fluindo aqui, dentro de mim. Precisamos então limar nossa casca grossa e entrar em campo.

Abração
Altair Ramos"

Elma Carneiro do blog caliandradocerrado:  "Bom dia Luisa
Lindo seu espaço, natureza pura e mais lindo ainda quando você diz que nosso mundo é verde e azul.
Grata pela visita. Seu irmão é daqueles que ama o pequi, talvez por te-lo comido bem feito.
Sugiro a vc que faça uma postagem para ele com a flor do pequi que vou oferecer-lhe agora, são os botões com algumas flores se abrindo. É uma foto de minha irmã Jane Carneiro e aqui está a foto. Pode publicá-la. Veja AQUI
Beijooo"

Graça Filadelfo do blog Bahia Aqui e Ali :  "Refletir sobre este tema é sempre importante. No cotidiano a gente não tem noção das agressões ao meio ambiente, a não ser quando a natureza reage. Infelizmente muitas pessoas morrem por conta das tragédias que, em várias situações, poderiam ser evitadas."

Graça Pereira do blog Zambeziana :  "O planeta queixa-se todo envolto em ligaduras e adesivos... Os seua amigos (como tu) alertam...poucos ouvem... e os outros ??? O que fazem?
Primeiro e grande passo: CONSCENCIALIZAR toda a gente, com intervenção dos Governos e penalizações para quem não cumprir!
Quando o problema se torna grave... as medidas têm de ser drásticas também.
Parabens pelo teu espaço, onde se repira bem.
beijo
Graça"

Angélica Tulhol do blog  Anda AMBiente : "Luísa, o lixo pós consumo é o tópico que mais me ocupa, acompanhado do consumo consciente. Acho que todos deveriam envolver-se na implementação da coleta seletiva em seus condomínios/bairros/cidades.Também me motiva a educação ambiental ensinada e aprendida através da música, do desenho, da representação que brota dentro de cada criança.Pratico e incentivo a coleta seletiva há mais de dez anos e agora estou partindo para focalizar um método alegre para falar do lixo pós consumo e do meio ambiente em geral.
Sucesso, seu blog é um "estouro"!!
Beijos,
Angélica( sou sua seguidora no Twitter!)"

Queremos também sua opinião e suas sugestões! Veja o post e seus comentários em: Via Verde 73: Nosso Planeta Precisa de Você!

---------------------------