Pular para o conteúdo principal

Via Verde: A Flor do Pequi

Foto de Jane Carneiro

Há muito quero escrever sobre o pequi, esse fruto do Cerrado. Até já fui cobrada por isso! Mas como ainda não consegui tirar algumas fotos do pequizeiro, vou sempre adiando, adiando... Como todos os anos fazemos aqui em casa arroz com pequi - em dezembro, já tirei algumas fotos, mas quero mostrar tudo - a árvore com suas flores e frutos...

Passeando pelo blog Caliandra do Cerrado, lá estava o pequizeiro com suas belas flores. E mais: a dona do espaço, ElmaCarneiro, promete, como sequencia, um post sobre o amado ou odiado pequi - o fruto! Quem já comeu um bem feito 'arroz com pequi', sabe que é difícil não amá-lo. Deixei um comentário sobre as fotos das flores que ilustram o post e, como resposta, a gentil Elma me cedeu para publicação esta aí de cima, feita por sua irmã Jane Carneiro. Linda flor, não é mesmo?

Ainda não sei quando vou ter o prazer de ficar frente a frente com um pequizeiro florido. Talvez na próxima florada, quem sabe! Ele floresce a partir de agosto.

Minha sugestão: Vejam o lindíssimo e de muito bom gosto caliandradocerrado. Vocês ficarão encantados, com certeza.

Uma ótima semana!

------------

Sobre "Nosso Planeta Precisa de Você"

Os comentários recebidos para o post de segunda-feira passada são animadores. Vejam o que dizem os amigos da Terra que descruzam os braços:

Mariana, do blog  Compartilhar e Aprender: "Luísa, há décadas há o Alerta sobre o planeta, mas parece que o bicho homem não acredita muito.
Espero que não chegue o dia que seja tarde demais."

Aprendizes do Beija-Flor: "Ser Beija-flor é ser um eterno aprediz, nós aqui tentamos e estamos fazendo a nossa parte, estamos tentando apagar o grande incêndio que está acontecendo no planeta Terra.
MClara"

Altair Ramos (Almirante Águia) do blog  ALTAIR BLOG a Casa e Nossa:  "Antes de tudo saiba que tenho saudades desta interação, tenho andado muito ocupado trabalhando nem tão distante da cidade, mas em um local com dificuldades de transporte e comunicação, mas é temporário, além do mais resolvi estudar um pouco para concursos, então sobra pouco tempo até mesmo para a família, mas vou driblando aqui e ali, fazendo o tempo necessário para os amigos.

Quanto aos questionamento que fazes em teu post, tenho pensando muito nisto tudo, finjo que aceito as coisas, quando os especialistas falam em equinócio ou que os fatos não têm relação alguma com as alterações climáticas, mesmo quando estas alterações são de fato "os fatos".

A grande verdade é que não conseguimos reciclar, evitar as sacolas pláticas, juntamos baterias sem ter aonde destiná-las, as lâminas de barbear utilizadas pelos barbeiros e cabeleleiros seguem o mesmo destino, ou seja, tudo o que é sobra e resto, continua sem destinação adequada, os esgotos continuam a cair nos rios, as pessoas continuam a consumir corantes e essências que favorecem tanto ao detergente quanto ao refrigerante ou aquele suquinho em pó, além das guloseimas infantis, a leschimaniose ainda enfraquece os trabalhadores, meningite e doenças renais parecem estar entrando cada vez mais na moda.

Diante de tudo isso, não chego a conclusão positiva alguma, a não ser que precisamos mesmo arregaçar as mangas e partir para a ação, a sugestão é trabalhar com as pessoas pegando nas mãos, passar para a frente o pouquinho que sabemos, ensiná-las a exercer a preservação, trocar informações insistentemente.

Sei que podemos fazer mais, digo isto porque sinto as palavras e o desejo de agir, fluindo aqui, dentro de mim. Precisamos então limar nossa casca grossa e entrar em campo.

Abração
Altair Ramos"

Elma Carneiro do blog caliandradocerrado:  "Bom dia Luisa
Lindo seu espaço, natureza pura e mais lindo ainda quando você diz que nosso mundo é verde e azul.
Grata pela visita. Seu irmão é daqueles que ama o pequi, talvez por te-lo comido bem feito.
Sugiro a vc que faça uma postagem para ele com a flor do pequi que vou oferecer-lhe agora, são os botões com algumas flores se abrindo. É uma foto de minha irmã Jane Carneiro e aqui está a foto. Pode publicá-la. Veja AQUI
Beijooo"

Graça Filadelfo do blog Bahia Aqui e Ali :  "Refletir sobre este tema é sempre importante. No cotidiano a gente não tem noção das agressões ao meio ambiente, a não ser quando a natureza reage. Infelizmente muitas pessoas morrem por conta das tragédias que, em várias situações, poderiam ser evitadas."

Graça Pereira do blog Zambeziana :  "O planeta queixa-se todo envolto em ligaduras e adesivos... Os seua amigos (como tu) alertam...poucos ouvem... e os outros ??? O que fazem?
Primeiro e grande passo: CONSCENCIALIZAR toda a gente, com intervenção dos Governos e penalizações para quem não cumprir!
Quando o problema se torna grave... as medidas têm de ser drásticas também.
Parabens pelo teu espaço, onde se repira bem.
beijo
Graça"

Angélica Tulhol do blog  Anda AMBiente : "Luísa, o lixo pós consumo é o tópico que mais me ocupa, acompanhado do consumo consciente. Acho que todos deveriam envolver-se na implementação da coleta seletiva em seus condomínios/bairros/cidades.Também me motiva a educação ambiental ensinada e aprendida através da música, do desenho, da representação que brota dentro de cada criança.Pratico e incentivo a coleta seletiva há mais de dez anos e agora estou partindo para focalizar um método alegre para falar do lixo pós consumo e do meio ambiente em geral.
Sucesso, seu blog é um "estouro"!!
Beijos,
Angélica( sou sua seguidora no Twitter!)"

Queremos também sua opinião e suas sugestões! Veja o post e seus comentários em: Via Verde 73: Nosso Planeta Precisa de Você!

---------------------------

Comentários

OLHAR CIDADÃO disse…
Luísa N.

Boa noite

Quando for posível acesse; http://007bondeblog.blogspot.com/2010/03/blogs-sites-e-internet-visita-e-prata.html.

Nesse post,eu fui agraciado com um selo de comentarista excelente, e dividi (continuo dividindo) com outros tantos colegas de blog,entre eles você,essa premiação. Caso queira,tem um selo lá para você.

Grande abraço e parabéns pelo blog que continua bonito, interessante, inteligente e muito útil.
Dora Regina disse…
Muito linda a flor do pequizeiro, essa da foto parece um arranjo, como a natureza é perfeita.
Obrigada pela partilha!
Bjsss
Anônimo disse…
Olá Luisa,
Fiquei surpresa e feliz por ter contribuído, sem saber, com a flor do pequi. Seu blog é muito bonito, adorei conhece-lo,e a você tambem.
bj
Jane Carneiro
Elma Carneiro disse…
Bom dia
O bonito dessa foto é que as flores ainda não se abriram por completo, e estão ainda muito frágeis, se não bastasse toda a sua delicadeza.
Obrigada pelas palavras e já levei há dias o link do seu _mul_ti_vi_as_ para junto de mim.
Beijooo

Em tempo: saiu a receita do pequi e vc está servida rsss
Oi Bond, vou sim visitar sua nova página...
Um abraço, amigo!
Concordo com você, Dora. A flor é linda e a sensibilidade de quem fez a foto conseguiu um ângulo que dá essa impressão, a de um arranjo... Bela foto!
Eu também, Jane, amei conhecê-la. Se você quiser, pode nos enviar mais fotos. Elas serão publicadas com todo carinho!
Um abraço, amiga - amigas, não é mesmo?
Bom dia Elma!
Acabei de visitar seu blog. Linda e completa postagem! Pequi cozido, arroz com pequi, flores, frutos - lindos! - e história!
Eu é que lhe agradeço - palavras, foto, link! Por falar em link, o "Caliandra do Cerrado" já estava na ViaBlogsAmigos e agora está também na ViaParceirosAmigos.
Um abraço!
Luísa
Amiga. Não sabia que o pequi era tão bonito. Beijos.
Ana Belén disse…
Una flor lindísima y los paisajes son espectaculares. Menuda envidia.
Besos.
Sim, Maria José, a flor do pequi é mesmo muito bonita!
Beijos!
Seja bem-vinda, Ana Belén! Obrigada pelas palavras...
Elena sem H disse…
Luisa

Adorei xeretar seu cantinho, ainda mais com essa belíssima flor de Pequi me esperando.

Até a próxima.
Você também, Elena, seja bem-vinda!

Postagens mais visitadas deste blog nos últimos 30 dias

Nascentes, a última voz das Águas

Uma crônica sobre o Rio Piracanjuba, suas nascentes e sua espécie que pede socorro  Nascentes, a   última voz das Águas Muitas delas, como as do Rio Piracanjuba, foram destruídas pelo avanço urbano e pelo desmatamento. Em setembro de 2010, escrevi no Blog Multivias que “milhares e milhares de nascentes de nossos rios pedem socorro”. Algumas, dizia eu, encontram fadas-madrinhas, como Helena Bernardes, que então lutava pelas nascentes do Rio Piracanjuba com uma coragem que parecia maior do que a própria geografia do Cerrado. Quinze anos depois, percebo que, se naquela época as águas sussurravam, hoje elas gritam. Onde nasce o Piracanjuba O Rio Piracanjuba brota na Serra do Alicrim, entre Silvânia e Bela Vista de Goiás, solo sagrado do Cerrado, onde as raízes profundas armazenam água por baixo da terra como quem guarda histórias. Suas primeiras fontes descem discretas pelas encostas e seguem viagem rumo a cidades que carregam seu nome: Bela Vista, Piracanjuba, Morrinhos,...

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de

Via Verde: Folhagens no Outono Brasileiro

Folhagens Caládio Nomes populares: Caládio e tinhorão, entre outros; nome científico:   Caladium bicolor .  Família  das aráceas. Costela-de-adão Nomes populares: Costela-de-adão, monstera, banana-de-mato,  abacaxi-do-reino,  ceriman;  nome científico: Monstera deliciosa . Família das aráceas. A flora nativa do Brasil é rica e diversificada. São plantas com flores e folhagens de cores que passam por todos os tons do arco-íris e de  formas e tamanhos os mais diversos. Em relação às folhagens, há com folhas gigantes, grandes, médias, pequenas e minúsculas. Essas destas fotos são algumas que consegui, aqui e ali, fotografar. Tenho mais fotos. Logo que consiga  identificá-las, deixarei por aqui. ... Cróton Cróton - É um arbusto que pode atingir de 2 a 3 metros de altura. Nome científico: Codiaeum variegatum . Família das euforbiáceas. Dracena (Veja mais sobre dracenas, neste blog, no post 'Dracena fragans, a Bela da T...

Um desencontro

Uma viagem curta, um desencontro na rodoviária, e o medo de perder quem amamos.   Um desencontro Foi nos anos 90. Minha mãe viajava quase sempre acompanhada, mas dessa vez viajaria só, sem a companhia da netinha de Goiânia, que já tinha vindo outras vezes passar parte de dezembro conosco. Tínhamos combinado com minha irmã: ela a embarcaria no ônibus, e nós a pegaríamos. Era uma viagem curtinha, apenas duas horas na estrada. De Goiânia a Brasília há duas opções: via Taguatinga ou direto, sem paradas. Há saídas de hora em hora. Claro, o direto é mais rápido, meia hora a menos. Ela sairia às quatro da tarde, e nós a pegaríamos às seis. Tudo combinado, tudo certinho. Cinco e meia, nós já estávamos na plataforma de chegada dos ônibus vindos de Goiânia. Minha filha segurava uma rosa nas mãos, esperando a vozinha que passaria dezembro conosco. Eu já de férias, minha filha também. Vozinha com oitenta e dois anos, viajando no horário escolhido por ela: — É mais fresquinho, argumentou, e nos...

Um caderno, uma casa, uma fênix

Fim de ciclo, casa nova, um caderno e uma fênix. Às vezes, renascer é apenas continuar.  Um caderno, uma casa, uma fênix Ela atravessou a ponte da cidade nova com a mala na mão e o coração ainda dividido entre o passado e o que viria. O sol batia no parabrisa do carro como se limpasse o caminho. Havia silêncio no banco de trás: só um par de sandálias, um caderno de capa dura e a promessa de uma nova história. Não avisou ninguém. Apenas foi. A casa era pequena, branca, com janelas que deixavam o vento entrar sem cerimônia. No quarto, uma parede sem quadros. E, no centro dela, uma pintura antiga: uma fênix vermelha, em traços firmes, com as asas abertas em meio às cinzas. Ninguém soube explicar quem a desenhou. Estava ali havia anos, disseram. Nunca apagaram. Ela olhou para aquela figura por alguns segundos. Parecia algo ridículo. Ou mágico. Não sabia. Nos primeiros dias, organizou os livros, fez café forte, tentou dormir cedo. Não conseguiu. A cabeça fervia como o fogão aceso. ...

Via Verde: Limão Imperial

Como aquela frutinha chamada Noni* que encontramos em Goiânia, o limão imperial , para mim, também é uma novidade. Vi essa muda das fotos em um viveiro de Brasília. Só souberam me informar sobre seu nome. Nada encontrei também nas pesquisas que fiz via Google. O fruto parece uma pequena laranja, porém rajado, como suas folhas. Havia algumas pequenas flores, mas elas não estão bem visíveis nessas imagens. As fotos foram feitas em um horário inapropriado para fotografia. Infelizmente não pude retornar em uma hora melhor para tentar mais alguns cliques. Alguém conhece? Família  Citrus sinensis ? Limão imperial? Limão imperial -------------- *Noni - Veja a post Noni neste mesmo blog. --------------- Obrigada, amigos. De acordo com a estatística do Blogger estamos com mais de 400 mil visualizações de páginas. Neste exato momento (18:38 h) está marcando 401.156 visualizações. Estamos felizes! Queremos dividir essa alegria com todos vocês que por aqui passam....

O Natal da Terra

Conto sobre os natais da Terra. Natais  que renascem todos os anos  O Natal da Terra Na ceia, não havia anjos nem velas douradas.  Apenas estrelas de carambola  e grãos de romã espalhados como promessas.   No centro do vermelho, uma flor branca. Era assim que a Mussaenda ensinava o Natal:  o essencial quase invisível, a esperança insistindo em florir  no calor do verão. Naquele dezembro, a cidade parecia cansada. As vitrines estavam prontas antes do tempo, os anúncios gritavam descontos, e o vermelho se espalhava como se fosse urgente convencer alguém de alguma coisa. Ainda assim, havia flores. Na esquina da rua antiga, uma Mussaenda-vermelha se derramava sobre o muro, exuberante, quase excessiva. Suas grandes pétalas rubras escondiam, no centro, uma flor branca pequena, delicada, quase invisível. Quem passava apressado via apenas o vermelho. Quem parava um pouco mais percebia o branco. Ela parou. Sempre gostara de flores que pareciam dizer algo sem le...

Voces de la Tierra - Especial COP30

                        🌍  Lee en: 🇧🇷   Português –Vozes da Terra - Especial COP30 🇬🇧   English –  Voices of the Earth – COP30 Special Voces de la Tierra - Blog Multivias - Especial COP30 Especial del Blog Multivias para la COP30: manifiesto y crónicas sobre medio ambiente, cultura y vida cotidiana. Voces de la Tierra por el planeta. Por una cultura de convivencia con el planeta   Introducción al dossier “Voces de la Tierra”   En 2025, Brasil será sede de la 30ª Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Cambio Climático, la COP30. Celebrada en la Amazonía, esta edición representa un hito simbólico y práctico: por primera vez, la selva que sostiene el equilibrio del planeta se convierte en el centro del debate climático mundial. Pero la conversación sobre el futuro no comienza en las cumbres internacionales. Comienza en los patios, en las calles, en los biomas que dan forma al país y sostiene...