Páginas

segunda-feira, julho 26, 2010

Via Verde: Folha Santa - I

Flores fechadas e folhas da folha-santa. Ao fundo, um muro recoberto com a planta unha-de-gato.

O que mais amo nessa planta, a folha-santa, além da beleza de suas folhas, são suas flores (são flores?). No início, antes de abrirem, parecem cápsulas que, ainda verdes, podem ser 'pipocadas', pois, ao apertá-las, emitem um ligeiro som de estouro. As fotos de hoje são de cachos de suas flores ainda amadurecendo. Vou, numa segunda etapa, mostrar também suas flores já abertas e, depois, a reprodução através, apenas, de uma folha. 



Flores fechadas da planta folha-santa. Ao fundo: Agave

Cachos de uma planta da família das crassuláceas - Folha-santa. Ao fundo: Agave, dracena e palmeira açaí.

Folha-santa (Bryophyllum calycinum). Família das crassuláceas. Sua reprodução é bem fácil: de qualquer pedaço de algum galho podem nascer várias mudas. Uma só muda em pouco tempo transforma-se em uma moita.  É uma planta medicinal. 

——-
Informações medicinais: Segundo o site Tua Saúde, usa-se a folha-santa para problemas do estômago como dor e indigestão, além de possuir “efeito anti-inflamatório” e ser cicatrizante, entre outras utilizações. Confira: 


-------
Atualização:
Achei importante deixar o link de um estudo desenvolvido pela USP sobre a folha-santa. Os pesquisadores tentam comprovar sua eficácia em tratamentos de úlcera:


——————-

12 comentários:

  1. Lembro-me de "estalar" estas flores/cápsulas... sinceramente, já não sei se aqui em Portugal ou ainda em Moçambique...Não me recordo é como é a flor aberta...fiquei curiosa...Não sabia que se chamava folha santa...
    Beijo e votos de boa semana
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Luisa, aqui em casa temos dessa planta, dizemos que suas flores perecem brincos...
    Obrigada pela partilha, não sabia o nome dessa planta.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. The flowers look really interesting! Like drops of water. Nice.

    ResponderExcluir
  4. Belas fotos e planta muito curiosa, parabéns. Quanto àquela planta que você chama de "unha de gato" deve ser alguma denominação bem regional, porque aqui aconhecemos como "hera" simplesmente. Contudo é uma variedade de Ficus que, se deixado sem poda, apresenta um aspecto de arbusto e dá frutos bem parecidos com figos cometíveis. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Belas fotos e plantas, parabéns. Quanto àquela planta que você chama de "unha de gato", nós aqui do sul a chamamos apenas de "hera". Contudo, trata-se de uma variedade de Ficus que, se deixada sem poda, torna-se arbustiva e dá uns frutos muito parecidos com os figos comestíveis, só que mais duros. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  6. Graça, é com essa troca de informações que podemos conhecer mais sobre áreas de nosso interesse. Gostei de saber que essa planta pode ser vista além-mar... Obrigada. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Dora e Stephanie, realmente parecem brincos e gotas d'água... Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Jair, a planta unha-de-gato é realmente uma espécie de ficus (Ficus pumila) e dá esses frutinhos parecendo figos como você descreveu. Mas, não é uma hera. Heras são a falsa-vinha ou hera-de-inverno (Partenocissus tricuspidata) e a Hera propriamente dita, que é a Hedera helix e a Hedera canariensis. Obrigada pela participação....

    ResponderExcluir
  9. Também chamada "Folha-da-fortuna" o nome botânico é Bryophyllum pinnatum

    ResponderExcluir
  10. Ganhei uma muda e várias folhas. Me disseram para fazer o suco da folha e tomar para eliminar ou diminuir cálculo renal.
    Hoje faz 3 dias que estamos tomando o suco.
    Muitas expectativas.

    ResponderExcluir
  11. Adorei as informações,conheço mesmo como folha santa na minha região do PARÁ,ja usei na minha filha pra dor de ouvido.Espremo ela é tiro o sumo, coloco o sumo dele dentro do ouvido.Resolve mesmo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem-vindo.

Curta, siga e compartilhe com seus amigos as postagens deste blog. Como você, queremos viver com amor e respeito ao meio ambiente.
#ummilhãodevezesurgente