Pular para o conteúdo principal

Um desencontro

Uma viagem curta, um desencontro na rodoviária, e o medo de perder quem amamos. 


Pingos indicativos de chuva, com folhas verdes espalhadas e uma legenda com o título do post: Um desencontro

Um desencontro


Foi nos anos 90.

Minha mãe viajava quase sempre acompanhada, mas dessa vez viajaria só, sem a companhia da netinha de Goiânia, que já tinha vindo outras vezes passar parte de dezembro conosco. Tínhamos combinado com minha irmã: ela a embarcaria no ônibus, e nós a pegaríamos. Era uma viagem curtinha, apenas duas horas na estrada.

De Goiânia a Brasília há duas opções: via Taguatinga ou direto, sem paradas. Há saídas de hora em hora. Claro, o direto é mais rápido, meia hora a menos. Ela sairia às quatro da tarde, e nós a pegaríamos às seis. Tudo combinado, tudo certinho.

Cinco e meia, nós já estávamos na plataforma de chegada dos ônibus vindos de Goiânia. Minha filha segurava uma rosa nas mãos, esperando a vozinha que passaria dezembro conosco. Eu já de férias, minha filha também. Vozinha com oitenta e dois anos, viajando no horário escolhido por ela:

— É mais fresquinho, argumentou, e nos convenceu.

Eu insistira: pela manhã é mais fácil, menos cheio, mais seguro. Mas, tudo pelo seu bem-estar. Se ela preferia esse horário, a viagem seria tranquila. Com certeza.

Cinco e quarenta e cinco. Ônibus de Goiânia chegando.

Plataforma e ônibus cheios

— Ainda bem que viemos antes, disse minha filha.
— É o via Taguatinga de três e meia, atrasou, alguém comentou.
— Ah, será que o direto das quatro vai atrasar também?
— Esse mês é assim, atrasam sempre, disse uma jovem.
— Viajei semana passada e não teve atraso, respondeu outro.

Tomara que dessa vez não atrase, pensei, já inquieta.

Seis horas.

— Olha, está chegando. É o direto.
— Calma, deixa o ônibus encostar.

A plataforma estava cheia. Abraços ainda na porta do ônibus, gente tentando subir antes de deixar descer.

— Vamos deixar as pessoas descerem,  pediu o motorista.

— Que saudade! A Vandinha está no carro, não tinha vaga no estacionamento, dizia uma mulher, mal sua irmã tocou os pés no chão.

Nós esperávamos. Olhávamos cada rosto.

Poltrona 10

— É a poltrona 10,  avisei minha filha, que já estava praticamente dentro do ônibus.

Subi também. Vi minha filha no final do corredor.

— Onde está sua avó? Será que desceu e não vimos?
— Só pode, mamãe. Aqui dentro ela não está.

Descemos correndo, perguntando às pessoas:

— Alguém viu uma senhora de idade, baixinha? Poltrona 10?

Ninguém viu. O motorista não se lembrava.

— Na poltrona dez tinha um casal,  disse ele, conferindo as fichas.
— Não tem nenhuma senhora chamada Lídia nesse ônibus.

Ligamos para a casa da minha irmã.

— Ela embarcou sim, tia. Vou chamar minha mãe.
— Ela foi no via Taguatinga. Não tinha mais passagem no direto.

Respirei. Graças a Deus, pensei. Foi só isso.

Seis e meia.

— Não devia já ter chegado?

Pai do céu, faça esse ônibus chegar logo.


Atrasou dez minutos. Quando apareceu, eu já tinha chamado Deus tantas vezes que Ele devia estar cansado de minhas súplicas. 

Nova maratona: porta do ônibus, corredor, perguntas. Nada.

— Maninha, você embarcou mesmo minha mãe?
— Claro que sim. Ela foi no ônibus das quatro.
— Ela não chegou…

Choro dos dois lados da linha. Eu e minha irmã sem saber o que fazer.
Minha filha interrogava os passageiros.

— Mãe, um moço disse que viu uma senhora desembarcar em Taguatinga.

Chovia.

Meu ex-marido chegou correndo, quase bateu o carro. Pegamos a estrada. A chuva aumentava, não dava para correr. O tempo parecia parado.

Se ela desceu em Taguatinga, onde estará agora?
Meu Deus, proteja minha mãe. Coloque pessoas boas no caminho dela.

— Será que erramos o caminho?
— Calma. Não dá para correr. A chuva está forte.

A chuva parecia brincar conosco. Quanto mais desespero, mais água caía.

Ela havia mesmo descido em Taguatinga, pensando ter chegado em Brasília. Uma jovem estava com ela.

Não lembro das palavras que dissemos quando a vimos. Lembro apenas do alívio e desse cansaço profundo que vem depois do medo.

Anos depois, sempre que passo por aquela estrada em dia de chuva, penso no quanto a vida pode se perder por um detalhe. E no quanto, às vezes, ela se encontra por uma mão desconhecida.

____


#Afeto #Família #Poltrona10 #Cuidado #Chuva


——


Leia também Um caderno, uma casa, uma fênix

——

Para ler as crônicas deste blog sobre a COP30, publicadas de outubro à dezembro de 2025, clique em VOZES DA TERRA - BLOG MULTIVIAS


——


Veja o Manifesto Vozes da Terra à COP30 no dossiê Vozes da Terra👇🏼

🌿 Série Vozes da Terra – Blog Multivias | #COP30





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog nos últimos 30 dias

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Os macaquinhos do Parque Areião

Micos do Parque Areião - Goiânia  Feliz Dia da Felicidade! . . . Em Goiânia, no Parque Areião. Uma pausa em meio aos redemoinhos da vida.  . . .  No Dia da Felicidade, reflexão sobre o meio ambiente: em uma caminhada no Parque, olhamos um mico quebrar um 🥥 deixado pelos visitantes. #sosnatureza #parqueareião #goiania #goiânia #diadafelicidade #diadafelicidadesemmotivo #caminhadanoparque #natureza🌿💦🕊 #naturezaemfotosluisan  Parque Areião, Goiânia-Go Macaquinho do Parque Areião  Parque Areião, Goiânia  Em Goiânia, descansando a cabeça em uma caminhada no Parque Areião ——— Veja, neste blog, outros posts com o Parque Areião 1- Informações e fotos que fiz em 2010: https://www.luisanogueiraautora.com.br/2010/08/via-verde-77-parque-areiao-goiania.html?m=0 2- Caminhada no parque. Uma música me trouxe boas recordações: https://www.luisanogueiraautora.com.br/2010/04/via-vida-39-dalida-feat-alain-delon.html?m=0 ------------ Acompanhe este blog e nossas redes socia...

Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava

  O  jacarandá-mimoso   abre suas flores  lilases e transforma a paisagem seca do Centro-Oeste em um cenário vibrante Setembro chegou a Goiânia trazendo um espetáculo de cores no Parque Vaca Brava. Bom dia, setembro! Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava Setembro chega a Goiânia vestido de lilás, com o encanto do jacarandá-mimoso. Em meio ao clima seco do Centro-Oeste, nada melhor que caminhar por um parque repleto de árvores, respirar sombra e frescor. Se ainda houver um lago por perto e uma fonte que espalha pequenas gotas pelo ar, a brisa vira quase um abraço. Logo na entrada, um jacarandá-mimoso nos dá as boas-vindas. Difícil resistir: gente que tira selfies, crianças que correm, casais que se deitam sobre o tapete de flores lilases… tudo dança ao vento, inclusive nossas lembranças. Para quem busca um passeio ao ar livre nesta época de clima seco, o Parque Vaca Brava é um refúgio urbano. Caminhar por suas alamedas, à sombra...

Via Natureza: Série Cerrado - II: Angico - Folhas e Flores

Angico - Folhas e Flores Como plumas enfeitando o céu, assim são as folhas do Angico. Uma das árvores do cerrado, o angiqueiro é muito conhecido por suas propriedades medicinais. Mas, hoje, mostraremos apenas a beleza de suas folhas e flores. Vejam: Se suas folhas são belas, o que dizer de suas minúsculas flores que aparecem na primavera e no verão? Um pássaro aproveitando a sombra e se alimentando entre as flores do angiqueiro. ---------- ... Angico-branco, pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha). Família das leguminosas. É uma árvore originária do Brasil, podendo ser vista ainda com facilidade no cerrado. Pode atingir até 20 metros. Sua propagação se dá por sementes, 'escondidas' em vagens. ... --------- Veja a  Série Cerrado : 1-  Via Natureza: Série Cerrado - I: Monólogo de uma Árvore 2-  Via Natureza: Série Cerrado - II: Angico - Folhas e Flores 3-  Via Natureza: Série Cerrado - III: Angico - Tronco e Galhos 4-  Via Natureza: Sér...

Flores do manjericão

Galho roxo com flores lilases em meio às folhas verdes As flores lilases do manjericão  As folhas verdes do manjericão todos conhecem. Afinal, quem não ama uma pizza com aquelas folhas verdinhas de manjericão por cima de cada fatia? Mesmo salpicadas com orégano, há pizzaiolos que não dispensam o manjericão.  Mas… você já viu as flores do manjericão? Vou lhe contar.  A planta 🪴 chamada manjericão é toda verde. São muitas ramificações de galhos com folhas bem verdes.  De repente, no meio daquele verde todo surge um galho com folhas roxas. Folhas? Parecem folhas, mas depois de alguns dias você nota que delas saem flores. Flores lilases. E assim você conhece umas flores minúsculas num galho roxo. Um galho com flores que vão do lilás escuro ao lilás claro, entre galhos verdes. É bem diferente, original e lindo.  Massas com manjericão  Pizzas, omeletes e massas de um modo geral combinam bem com manjericão. Mas você já experimentou água saborizada com  manje...

Como fazer óleo com urucum

  Óleo com urucum feito por mim - fiz com azeite de oliva Meu pé de urucum Há alguns anos ganhei uma muda de urucum. Ela cresceu, transformando-se em uma bela árvore. Eu não conhecia pés de urucum quando ganhei a mudinha. Não sabia bem como ela ficaria depois de crescida. Curiosa, comecei a ler sobre o urucum. À medida que crescia, crescia também minha admiração. Suas folhas eram diferentes de todas as outras plantas que tinha em meu quintal. Quando ela floriu, foi uma beleza assim, grande, que não dá nem pra explicar. Fiz muitas fotos. Aliás, não apenas das flores. Fotografei suas folhas, sementes, os cachos marrons, bacias e baldes cheios de seus frutos, e até meu marido subindo nela para colher os urucuns. Vou deixar abaixo os links dos posts.   Como saborear óleo com urucum Em outubro de 2008 postei neste blog uma receita de moqueca com urucum. Na mesma postagem deixei outras duas receitas, uma ensinando como fazer urucum em pó e na outra, os passos para deixar o óleo...

Via Verde: Dia da Árvore com Pau-brasil, Ipês e Sapucaia

Flores do pau-brasil Neste dia dedicado à árvore deixo aqui a árvore que deu nome à nossa terra, o pau-brasil e a árvore símbolo do Brasil, o ipê. A sapucaia, que também

Os venenos de sua mesa

O que é o pacote do veneno? Como o Projeto de Lei 6299/02, chamado de “Pacote de veneno”, pode afetar a sua saúde?  Vamos tentar responder essas questões colhendo informações de órgãos oficiais. Aliás, informações não faltam. Vamos lá? Venenos em nossa mesa Antes, para uma maior compreensão, veja uma retrospetiva do horror que está acabando com a saúde dos brasileiros: Sempre houve, em governos passados, a liberação de produtos proibidos em outros países. Porém, de janeiro de 2019 até o ano passado, 2021, foram liberados mais de 1000 (MIL) produtos com venenos já banidos de países da União Europeia há mais de vinte anos.    Repito: há mais de vinte anos esses produtos estão PROIBIDOS naqueles países. Por que foram proibidos? Porque causam várias doenças (parkinson, mal de alzheimer…)  e diversos tipos de câncer. Entre estes, câncer na próstata e no ovário, câncer no estômago, intestinos e muitos outros. Veja mais adiante o nome desses agrotóxicos e o que causam ao or...