Pular para o conteúdo principal

Via Natureza: O Último Pé de Pequi

Foi em 1996 que conheci um condomínio nos arredores de Brasília, ou seja, há exatos quinze anos. Poucos lotes tinham alguma construção, apesar de já ter sido realizado tudo que havia sido planejado: ruas e avenidas largas com uma boa infra-estrutura, áreas verdes de acordo com as leis de proteção ambiental e proteção das nascentes ali existentes. Pensei: - "Um pedacinho do paraíso, ainda com seu bioma quase totalmente preservado". Nos lotes, mesmo demarcados, não havia cercas e a flora de um cerrado ainda virgem era abundante. Nos poucos lotes habitados, seus moradores conservavam algumas dessas plantas e plantavam outras, geralmente frutíferas. Talvez por terem sido os primeiros e, com certeza, serem pessoas que amavam e valorizavam o verde. Em relação às plantas, havia um pouco de tudo: ipês - amarelo, branco, roxo e rosa, caju do cerrado, barbatimão, lobeira, macaúba, quaresmeira e pequi, só citando algumas.  Era realmente um pedacinho do paraíso.

Pouco a pouco (Pouco a pouco?) as plantas foram desaparecendo, dando lugar a casas e mais casas. E, pior, com moradores bem diferentes dos primeiros: Constroem casas enormes, não respeitam as árvores nativas, arrancando-as e, quando deixam algum pequeno espaço - os lotes são de 800 a 1000 m² - plantam plantas 'da moda'. Planejados ou não por paisagistas, esses jardins são de arrepiar os cabelos, com plantas totalmente fora do contexto climático ou fora de seu habitat. Para eles, plantas nativas são consideradas 'mato' e como tal devem ser 'arrancadas'.

Dias atrás, dando uma volta pelo local e querendo fazer algumas fotos de pés de pequi, vi que não havia mais pequizeiros, até mesmo nos lugares onde antes podíamos ver dois ou três pés juntos. Andei por quase todo o condomínio e finalmente encontrei um pequizeiro espremido entre uma cerca e uma rua. Era o último pé-de-pequi daquele local? Se não for o último, deve ser um dos últimos. 

Você se lembra como era seu bairro, sua comunidade rural ou urbana há mais ou menos dez ou quinze anos? Que árvores - ou plantas de um modo geral, desapareceram? O que está sendo feito para a não destruição das que restam?

Agora, 'as perguntas que não querem calar' que, aliás, estão sempre passeando por este blog : O que o Ministério do Meio Ambiente faz para orientar a população sobre a importância da flora nativa? Como conciliar habitação e preservação do meio ambiente? Como não destruir plantas nativas nos locais onde construimos? Onde estão as mudas para replante e como os órgãos competentes fazem para divulgá-las? Como não deixar mais plantas na lista de extinção? Onde estão as pesquisas que poderão nos orientar?

Precisamos com urgência de orientações e respostas.


O último pequizeiro - Foto feita em abril deste ano.

O mesmo pé de pequi em foto desta semana.

Parece que o bom pequizeiro está em perigo; vejam a terra revolvida para alguma  'obra'.

As últimas flores deste ano e pequenos frutos.

Galhos com folhas e frutos.

Flores caídas do pequizeiro.

Neste mês, na maioria dos pés de pequi, as flores já estão dando lugar aos pequenos frutos.  

O vídeo  abaixo é de uma música que homenageia os pés de pequi e demais árvores do cerrado. Foi feita pelo Professor Vivaldo e seus alunos de Taxonomia Vegetal, no Parque Estadual do Rio Preto. Nossa reverência a esse grupo. Muitos e muitos aplausus a todos eles, professor e alunos. Como diria Vinícius de Moraes, "Saravá", turminha do bem.

http://www.youtube.com/watch?v=P5APFx1Gr_E&feature=colike

-----------

Segunda-feira, continuação da Série Orquídeas, com a delicada Laeliacattleya.

Quarta-feira, dia 12, comemorando o Dia das Crianças com cachorrinhos muito fofos.

————
Você gosta de pequi? Veja quatro receitas com pequi que fiz e deixei no post “Receitas com pequi”:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog nos últimos 30 dias

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Natureza: Série Cerrado - VI: Árvores Tortuosas do Cerrado

Árvores tortuosas do Cerrado Vejam a beleza dessas árvores. São árvores resistentes, já passaram por inúmeras queimadas, muitas carregam ainda esse horror em seus troncos. Mas, renascem das cinzas e brotam. Ou, quando o fogo não consegue matá-las por inteiro, seguem em frente, tentando se recompor, brotando novos galhos, novas flores e sempre novas sementes. É a esperança, em cada ano, de não desaparecerem, de darem continuidade à sua espécie. Até quando resistirão? Árvores tortuosas, flores e frutos exóticos, assim é a beleza do Cerrado. O Cerrado é um dos biomas mais secos do Brasil. A estação seca pode durar até 5 meses. Neste período o índice de umidade relativa do ar chega, muitas vezes, no meio da tarde, a índices inferiores a 15%. Por isto tantas queimadas acontecem entre maio e setembro, período de estiagem. Um toco de cigarro ou algumas brasas que ficaram de um pique-nique pode ser o começo de um fogaréu. Há também os casos em que o fogo...

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Os macaquinhos do Parque Areião

Micos do Parque Areião - Goiânia  Feliz Dia da Felicidade! . . . Em Goiânia, no Parque Areião. Uma pausa em meio aos redemoinhos da vida.  . . .  No Dia da Felicidade, reflexão sobre o meio ambiente: em uma caminhada no Parque, olhamos um mico quebrar um 🥥 deixado pelos visitantes. #sosnatureza #parqueareião #goiania #goiânia #diadafelicidade #diadafelicidadesemmotivo #caminhadanoparque #natureza🌿💦🕊 #naturezaemfotosluisan  Parque Areião, Goiânia-Go Macaquinho do Parque Areião  Parque Areião, Goiânia  Em Goiânia, descansando a cabeça em uma caminhada no Parque Areião ——— Veja, neste blog, outros posts com o Parque Areião 1- Informações e fotos que fiz em 2010: https://www.luisanogueiraautora.com.br/2010/08/via-verde-77-parque-areiao-goiania.html?m=0 2- Caminhada no parque. Uma música me trouxe boas recordações: https://www.luisanogueiraautora.com.br/2010/04/via-vida-39-dalida-feat-alain-delon.html?m=0 ------------ Acompanhe este blog e nossas redes socia...

Convite para visualizar o Álbum da web do Picasa de Luísa N. - Flores do Brasil

Você foi convidado a visualizar o álbum de fotografias de Luísa N.: Flores do Brasil Flores do Brasil Brasília - DF - Brasil - 19/02/2009 de Luísa N. Álbum do Blog Multivias. Fotografia: Luísa N. - Para mais informações sobre as flores, ver: http://multivias.blogspo t.com Visualizar álbum Reproduzir apresentação de slides Se tiver problemas para visualizar este e-mail, copie e cole o link abaixo em seu navegador: http://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=g.iluminar&target=ALBUM&id=5304509204124525553&authkey=Gv1sRgCLOalJvXlb_kwwE&invite=CKTutGI&feat=email Para compartilhar suas fotos ou receber uma notificação quando seus amigos o fizerem, crie sua própria conta do Álbuns da Web do Picasa . É gratis!

Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava

  O  jacarandá-mimoso   abre suas flores  lilases e transforma a paisagem seca do Centro-Oeste em um cenário vibrante Setembro chegou a Goiânia trazendo um espetáculo de cores no Parque Vaca Brava. Bom dia, setembro! Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava Setembro chega a Goiânia vestido de lilás, com o encanto do jacarandá-mimoso. Em meio ao clima seco do Centro-Oeste, nada melhor que caminhar por um parque repleto de árvores, respirar sombra e frescor. Se ainda houver um lago por perto e uma fonte que espalha pequenas gotas pelo ar, a brisa vira quase um abraço. Logo na entrada, um jacarandá-mimoso nos dá as boas-vindas. Difícil resistir: gente que tira selfies, crianças que correm, casais que se deitam sobre o tapete de flores lilases… tudo dança ao vento, inclusive nossas lembranças. Para quem busca um passeio ao ar livre nesta época de clima seco, o Parque Vaca Brava é um refúgio urbano. Caminhar por suas alamedas, à sombra...

Flores do manjericão

Galho roxo com flores lilases em meio às folhas verdes As flores lilases do manjericão  As folhas verdes do manjericão todos conhecem. Afinal, quem não ama uma pizza com aquelas folhas verdinhas de manjericão por cima de cada fatia? Mesmo salpicadas com orégano, há pizzaiolos que não dispensam o manjericão.  Mas… você já viu as flores do manjericão? Vou lhe contar.  A planta 🪴 chamada manjericão é toda verde. São muitas ramificações de galhos com folhas bem verdes.  De repente, no meio daquele verde todo surge um galho com folhas roxas. Folhas? Parecem folhas, mas depois de alguns dias você nota que delas saem flores. Flores lilases. E assim você conhece umas flores minúsculas num galho roxo. Um galho com flores que vão do lilás escuro ao lilás claro, entre galhos verdes. É bem diferente, original e lindo.  Massas com manjericão  Pizzas, omeletes e massas de um modo geral combinam bem com manjericão. Mas você já experimentou água saborizada com  manje...

Os venenos de sua mesa

O que é o pacote do veneno? Como o Projeto de Lei 6299/02, chamado de “Pacote de veneno”, pode afetar a sua saúde?  Vamos tentar responder essas questões colhendo informações de órgãos oficiais. Aliás, informações não faltam. Vamos lá? Venenos em nossa mesa Antes, para uma maior compreensão, veja uma retrospetiva do horror que está acabando com a saúde dos brasileiros: Sempre houve, em governos passados, a liberação de produtos proibidos em outros países. Porém, de janeiro de 2019 até o ano passado, 2021, foram liberados mais de 1000 (MIL) produtos com venenos já banidos de países da União Europeia há mais de vinte anos.    Repito: há mais de vinte anos esses produtos estão PROIBIDOS naqueles países. Por que foram proibidos? Porque causam várias doenças (parkinson, mal de alzheimer…)  e diversos tipos de câncer. Entre estes, câncer na próstata e no ovário, câncer no estômago, intestinos e muitos outros. Veja mais adiante o nome desses agrotóxicos e o que causam ao or...

Via Verde: Limão Imperial

Como aquela frutinha chamada Noni* que encontramos em Goiânia, o limão imperial , para mim, também é uma novidade. Vi essa muda das fotos em um viveiro de Brasília. Só souberam me informar sobre seu nome. Nada encontrei também nas pesquisas que fiz via Google. O fruto parece uma pequena laranja, porém rajado, como suas folhas. Havia algumas pequenas flores, mas elas não estão bem visíveis nessas imagens. As fotos foram feitas em um horário inapropriado para fotografia. Infelizmente não pude retornar em uma hora melhor para tentar mais alguns cliques. Alguém conhece? Família  Citrus sinensis ? Limão imperial? Limão imperial -------------- *Noni - Veja a post Noni neste mesmo blog. --------------- Obrigada, amigos. De acordo com a estatística do Blogger estamos com mais de 400 mil visualizações de páginas. Neste exato momento (18:38 h) está marcando 401.156 visualizações. Estamos felizes! Queremos dividir essa alegria com todos vocês que por aqui passam....