sábado, fevereiro 19, 2022

Mudanças Climáticas (3)

Informações salvam o planeta

Informações salvam

Este nosso encontro de sábado é para um bate-papo descontraído e, se possível, para uma troca de informações e de ideias, porque o conhecimento é um bem comum. Se eu pego um par de brincos e dou para alguém, fico sem eles. Mas se passo adiante um conhecimento, muitas pessoas irão se beneficiar dele e ele ainda permanecerá comigo. Estamos tentando mostrar dados recentes, deixando links dos assuntos discutidos e outros correlacionados, para que possamos andar dentro da ciência e não falar 'ao vento', de modo distante e sem referências. Para não corrermos o mesmo risco de cartilhas que diziam “A Eva comeu tâmaras”, ou “O Ivo viajou no espaço sideral”, sendo que a pobre Eva nunca comeu nem viu sequer uma só tâmara e o Ivo nunca viajará em espaçonaves. Realizações tão distantes quanto a refeição servida pela cegonha para a raposa, na fábula de Esopo.(1) Logo, não vamos economizar informações complementares.


Informações levam à cidadania. Aprender a ler é aprender desvendar seu próprio universo. É um caminho e ele passa pela alfabetização. Ser alfabetizado é descobrir as letrinhas e seus códigos. Aprender a ler é ler além do alfabeto. Aprendemos a ler lendo para aprender. 


Para que haja uma conversa mais dinâmica, vamos pular o “o que é” , que pode ser visto, lido e estudado por todos de modo fácil, e passar às causas. É preciso, mais do que nunca, tentar compreender as causas do aquecimento global para entender as rápidas mudanças climáticas.   


Causas das mudanças climáticas 


Seria cansativo repetir o que geralmente aprendemos ao longo da vida, principalmente nas salas de aula. Logo, deixo links sobre a composição da atmosfera e como agem nela os gazes*(1); o carbono(2); sobre muitas outras coisas essenciais, mas que você pode ler em sites especializados. Você pode até se recordar daquela aula de biologia do processo de digestão dos ruminantes. Você se lembra que era uma algazarra quando o professor ensinava sobre “fermentação entérica” e a turma da risadinha gritava os nomes populares de “pum”? Pois é, vou deixar o link de um vídeo com essa aula.(3) E por falar em gado, você sabia que no Brasil, de acordo com dados do IBGE,(4) há mais gado do que gente? (sem trocadilho, por favor). 


Os caminhos da natureza 


A natureza faz e segue caminhos saudáveis. Ela nos dá plantas para alimentar, cicatrizar e manter sadio nosso corpo; água de fontes, rios e cachoeiras; sol e chuva e tudo que o ser humano precisa para uma vida tranquila e saudável. 


Como escutar, entender e seguir o que a mãe Terra nos ensina? Observando e colhendo seus ensinamentos. Ela testou tudo que nela existe, deixando para trás o que não lhe faz bem. Abraçou e abraça, amparando, os seres solidários, os amantes da liberdade com respeito, aqueles que tiram dela somente o essencial para uma vida plena e feliz, sem desperdícios nem ganâncias. 


A Terra abraça a alegria dos  inocentes e rejeita a maldade dos egoístas e gananciosos. 


Um vírus mortal


Diante dessa realidade, não podemos deixar de questionar: Por que neste século um vírus altamente mortal, atacou o mundo todo, selecionando para alvo principal os seres vivos chamados “humanos”?* 

 

Tragédia ambiental 


Voltando às causas, vamos olhar um exemplo concreto e bem perto de nós? Que tal falar sobre a tragédia AMBIENTAL de Petrópolis? Não, não vou repetir o que a mídia já disse sobre a irresponsabilidade das administrações passadas e presente da cidade e do estado. Não quero repetir o que vem sendo dito, com toda razão, sobre a grave tragédia SOCIAL e HUMANITÁRIA de Petrópolis. Quero falar dos efeitos ao longo dos séculos. 


Como era o lugar onde hoje é Petrópolis? 

No próximo post, em um novo bloco, continuamos para dar uma espiadinha no túnel do tempo de Petrópolis.  




——-

(1)"A Raposa e a Cegonha | Fabula | Desenho animado infantil com os Amiguinhos"

https://www.youtube.com/watch?v=gNnb0pMEc6s


(2) a"Gases do efeito estufa: Dióxido de Carbono (CO2) e Metano (CH4)Saiba mais sobre os dois mais proeminentes "vilões" do aquecimento global.": https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28261-gases-do-efeito-estufa-dioxido-de-carbono-co2-e-metano-ch4/


b- "Países implementam novo mecanismo para redução dos gases de efeito de estufa": https://news.un.org/pt/story/2019/01/1654052



(2  "Altos níveis de água nas zonas úmidas impedem que grandes quantidades de oxigênio atinjam o solo das zonas úmidas, onde permitiria que as bactérias aeróbicas decomponham a matéria orgânica." Link:

https://asknature.org/strategy/habitat-stores-carbon/


(3)a- 

"O que acontece com o planeta quando as vacas soltam pum?"


b- "Entenda o impacto da criação de gado sobre o meio ambiente"

https://www.youtube.com/watch?v=FqSasnpaokc


(4)a- "População residente estimada (2021): 213.317.639 pessoas"


https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=popula%C3%A7%C3%A3o+do+Brasil


b- Gado: "Em 2020, o rebanho bovino nacional cresceu 1,5%, chegando a 218,2 milhões de cabeças, o maior efetivo desde 2016"

https://www.canalrural.com.br/noticias/rebanho-bovino-brasil-ibge/



------------


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira

——-