Pular para o conteúdo principal

Mudanças Climáticas (3)

Informações salvam o planeta

Informações salvam

Este nosso encontro de sábado é para um bate-papo descontraído e, se possível, para uma troca de informações e de ideias, porque o conhecimento é um bem comum. Se eu pego um par de brincos e dou para alguém, fico sem eles. Mas se passo adiante um conhecimento, muitas pessoas irão se beneficiar dele e ele ainda permanecerá comigo. Estamos tentando mostrar dados recentes, deixando links dos assuntos discutidos e outros correlacionados, para que possamos andar dentro da ciência e não falar 'ao vento', de modo distante e sem referências. Para não corrermos o mesmo risco de cartilhas que diziam “A Eva comeu tâmaras”, ou “O Ivo viajou no espaço sideral”, sendo que a pobre Eva nunca comeu nem viu sequer uma só tâmara e o Ivo nunca viajará em espaçonaves. Realizações tão distantes quanto a refeição servida pela cegonha para a raposa, na fábula de Esopo.(1) Logo, não vamos economizar informações complementares.


Informações levam à cidadania. Aprender a ler é aprender desvendar seu próprio universo. É um caminho e ele passa pela alfabetização. Ser alfabetizado é descobrir as letrinhas e seus códigos. Aprender a ler é ler além do alfabeto. Aprendemos a ler lendo para aprender. 


Para que haja uma conversa mais dinâmica, vamos pular o “o que é” , que pode ser visto, lido e estudado por todos de modo fácil, e passar às causas. É preciso, mais do que nunca, tentar compreender as causas do aquecimento global para entender as rápidas mudanças climáticas.   


Causas das mudanças climáticas 


Seria cansativo repetir o que geralmente aprendemos ao longo da vida, principalmente nas salas de aula. Logo, deixo links sobre a composição da atmosfera e como agem nela os gazes*(1); o carbono(2); sobre muitas outras coisas essenciais, mas que você pode ler em sites especializados. Você pode até se recordar daquela aula de biologia do processo de digestão dos ruminantes. Você se lembra que era uma algazarra quando o professor ensinava sobre “fermentação entérica” e a turma da risadinha gritava os nomes populares de “pum”? Pois é, vou deixar o link de um vídeo com essa aula.(3) E por falar em gado, você sabia que no Brasil, de acordo com dados do IBGE,(4) há mais gado do que gente? (sem trocadilho, por favor). 


Os caminhos da natureza 


A natureza faz e segue caminhos saudáveis. Ela nos dá plantas para alimentar, cicatrizar e manter sadio nosso corpo; água de fontes, rios e cachoeiras; sol e chuva e tudo que o ser humano precisa para uma vida tranquila e saudável. 


Como escutar, entender e seguir o que a mãe Terra nos ensina? Observando e colhendo seus ensinamentos. Ela testou tudo que nela existe, deixando para trás o que não lhe faz bem. Abraçou e abraça, amparando, os seres solidários, os amantes da liberdade com respeito, aqueles que tiram dela somente o essencial para uma vida plena e feliz, sem desperdícios nem ganâncias. 


A Terra abraça a alegria dos  inocentes e rejeita a maldade dos egoístas e gananciosos. 


Um vírus mortal


Diante dessa realidade, não podemos deixar de questionar: Por que neste século um vírus altamente mortal, atacou o mundo todo, selecionando para alvo principal os seres vivos chamados “humanos”?* 

 

Tragédia ambiental 


Voltando às causas, vamos olhar um exemplo concreto e bem perto de nós? Que tal falar sobre a tragédia AMBIENTAL de Petrópolis? Não, não vou repetir o que a mídia já disse sobre a irresponsabilidade das administrações passadas e presente da cidade e do estado. Não quero repetir o que vem sendo dito, com toda razão, sobre a grave tragédia SOCIAL e HUMANITÁRIA de Petrópolis. Quero falar dos efeitos ao longo dos séculos. 


Como era o lugar onde hoje é Petrópolis? 

No próximo post, em um novo bloco, continuamos para dar uma espiadinha no túnel do tempo de Petrópolis.  




——-

(1)"A Raposa e a Cegonha | Fabula | Desenho animado infantil com os Amiguinhos"

https://www.youtube.com/watch?v=gNnb0pMEc6s


(2) a"Gases do efeito estufa: Dióxido de Carbono (CO2) e Metano (CH4)Saiba mais sobre os dois mais proeminentes "vilões" do aquecimento global.": https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28261-gases-do-efeito-estufa-dioxido-de-carbono-co2-e-metano-ch4/


b- "Países implementam novo mecanismo para redução dos gases de efeito de estufa": https://news.un.org/pt/story/2019/01/1654052



(2  "Altos níveis de água nas zonas úmidas impedem que grandes quantidades de oxigênio atinjam o solo das zonas úmidas, onde permitiria que as bactérias aeróbicas decomponham a matéria orgânica." Link:

https://asknature.org/strategy/habitat-stores-carbon/


(3)a- 

"O que acontece com o planeta quando as vacas soltam pum?"


b- "Entenda o impacto da criação de gado sobre o meio ambiente"

https://www.youtube.com/watch?v=FqSasnpaokc


(4)a- "População residente estimada (2021): 213.317.639 pessoas"


https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=popula%C3%A7%C3%A3o+do+Brasil


b- Gado: "Em 2020, o rebanho bovino nacional cresceu 1,5%, chegando a 218,2 milhões de cabeças, o maior efetivo desde 2016"

https://www.canalrural.com.br/noticias/rebanho-bovino-brasil-ibge/



------------


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira

——-








Comentários

Raquel Rosa disse…
Ótimo artigo, com dados, conhecimento, podemos ajudar a cuidar melhor da nossa terra, dos nossos e de todos os viventes. Acolher para prosseguir!
Obrigada pela gentileza, Raquel. Cuidar da terra é preciso. Sim, acolher para prosseguir. ❤️🥰

Postagens mais visitadas deste blog nos últimos 30 dias

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo. Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa? Árvore com tronco e galhos finos. Formato das folhas e frutinhas amadurecendo. Que fruta é essa?  Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa. A pele é bem fininha... Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida. Duas frutinhas ao lado de um jambo. Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita. ----------------------------

Via Verde: Jurubeba, a Delícia Amarga do Cerrado

Jurubebas colhidas, em ramos saindo de um galho e folhas. Jurubeba: Folhas e frutos. Jurubeba: Galhos espinhosos. Jurubeba, jurupeba, gerobeba, joá-manso e outros nomes populares. ( Solanum paniculatum L .). Família das solanáceas. Que me lembre, comi jurubeba uma única vez, na chácara de uma amiga, perto de Hidrolândia, interior de

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores

Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra.  Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant. Beleza da copa florida Folhas, botões e flores do flamboyant  Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília.  Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.  Flores e galhos retorcidos do flamboyant. Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima. Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas? Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília ( Lanchonete Jerivá ). Flamboyants do Jerivá Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentid...

Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava

  O  jacarandá-mimoso   abre suas flores  lilases e transforma a paisagem seca do Centro-Oeste em um cenário vibrante Setembro chegou a Goiânia trazendo um espetáculo de cores no Parque Vaca Brava. Bom dia, setembro! Jacarandá-mimoso em Goiânia: um setembro florido no Parque Vaca Brava Setembro chega a Goiânia vestido de lilás, com o encanto do jacarandá-mimoso. Em meio ao clima seco do Centro-Oeste, nada melhor que caminhar por um parque repleto de árvores, respirar sombra e frescor. Se ainda houver um lago por perto e uma fonte que espalha pequenas gotas pelo ar, a brisa vira quase um abraço. Logo na entrada, um jacarandá-mimoso nos dá as boas-vindas. Difícil resistir: gente que tira selfies, crianças que correm, casais que se deitam sobre o tapete de flores lilases… tudo dança ao vento, inclusive nossas lembranças. Para quem busca um passeio ao ar livre nesta época de clima seco, o Parque Vaca Brava é um refúgio urbano. Caminhar por suas alamedas, à sombra...

Via Natureza: Série Cerrado - II: Angico - Folhas e Flores

Angico - Folhas e Flores Como plumas enfeitando o céu, assim são as folhas do Angico. Uma das árvores do cerrado, o angiqueiro é muito conhecido por suas propriedades medicinais. Mas, hoje, mostraremos apenas a beleza de suas folhas e flores. Vejam: Se suas folhas são belas, o que dizer de suas minúsculas flores que aparecem na primavera e no verão? Um pássaro aproveitando a sombra e se alimentando entre as flores do angiqueiro. ---------- ... Angico-branco, pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha). Família das leguminosas. É uma árvore originária do Brasil, podendo ser vista ainda com facilidade no cerrado. Pode atingir até 20 metros. Sua propagação se dá por sementes, 'escondidas' em vagens. ... --------- Veja a  Série Cerrado : 1-  Via Natureza: Série Cerrado - I: Monólogo de uma Árvore 2-  Via Natureza: Série Cerrado - II: Angico - Folhas e Flores 3-  Via Natureza: Série Cerrado - III: Angico - Tronco e Galhos 4-  Via Natureza: Sér...

Como fazer óleo com urucum

  Óleo com urucum feito por mim - fiz com azeite de oliva Meu pé de urucum Há alguns anos ganhei uma muda de urucum. Ela cresceu, transformando-se em uma bela árvore. Eu não conhecia pés de urucum quando ganhei a mudinha. Não sabia bem como ela ficaria depois de crescida. Curiosa, comecei a ler sobre o urucum. À medida que crescia, crescia também minha admiração. Suas folhas eram diferentes de todas as outras plantas que tinha em meu quintal. Quando ela floriu, foi uma beleza assim, grande, que não dá nem pra explicar. Fiz muitas fotos. Aliás, não apenas das flores. Fotografei suas folhas, sementes, os cachos marrons, bacias e baldes cheios de seus frutos, e até meu marido subindo nela para colher os urucuns. Vou deixar abaixo os links dos posts.   Como saborear óleo com urucum Em outubro de 2008 postei neste blog uma receita de moqueca com urucum. Na mesma postagem deixei outras duas receitas, uma ensinando como fazer urucum em pó e na outra, os passos para deixar o óleo...

Via Verde: Dia da Árvore com Pau-brasil, Ipês e Sapucaia

Flores do pau-brasil Neste dia dedicado à árvore deixo aqui a árvore que deu nome à nossa terra, o pau-brasil e a árvore símbolo do Brasil, o ipê. A sapucaia, que também

Os venenos de sua mesa

O que é o pacote do veneno? Como o Projeto de Lei 6299/02, chamado de “Pacote de veneno”, pode afetar a sua saúde?  Vamos tentar responder essas questões colhendo informações de órgãos oficiais. Aliás, informações não faltam. Vamos lá? Venenos em nossa mesa Antes, para uma maior compreensão, veja uma retrospetiva do horror que está acabando com a saúde dos brasileiros: Sempre houve, em governos passados, a liberação de produtos proibidos em outros países. Porém, de janeiro de 2019 até o ano passado, 2021, foram liberados mais de 1000 (MIL) produtos com venenos já banidos de países da União Europeia há mais de vinte anos.    Repito: há mais de vinte anos esses produtos estão PROIBIDOS naqueles países. Por que foram proibidos? Porque causam várias doenças (parkinson, mal de alzheimer…)  e diversos tipos de câncer. Entre estes, câncer na próstata e no ovário, câncer no estômago, intestinos e muitos outros. Veja mais adiante o nome desses agrotóxicos e o que causam ao or...

Via Verde: Limão Imperial

Como aquela frutinha chamada Noni* que encontramos em Goiânia, o limão imperial , para mim, também é uma novidade. Vi essa muda das fotos em um viveiro de Brasília. Só souberam me informar sobre seu nome. Nada encontrei também nas pesquisas que fiz via Google. O fruto parece uma pequena laranja, porém rajado, como suas folhas. Havia algumas pequenas flores, mas elas não estão bem visíveis nessas imagens. As fotos foram feitas em um horário inapropriado para fotografia. Infelizmente não pude retornar em uma hora melhor para tentar mais alguns cliques. Alguém conhece? Família  Citrus sinensis ? Limão imperial? Limão imperial -------------- *Noni - Veja a post Noni neste mesmo blog. --------------- Obrigada, amigos. De acordo com a estatística do Blogger estamos com mais de 400 mil visualizações de páginas. Neste exato momento (18:38 h) está marcando 401.156 visualizações. Estamos felizes! Queremos dividir essa alegria com todos vocês que por aqui passam....

Flores do manjericão

Galho roxo com flores lilases em meio às folhas verdes As flores lilases do manjericão  As folhas verdes do manjericão todos conhecem. Afinal, quem não ama uma pizza com aquelas folhas verdinhas de manjericão por cima de cada fatia? Mesmo salpicadas com orégano, há pizzaiolos que não dispensam o manjericão.  Mas… você já viu as flores do manjericão? Vou lhe contar.  A planta 🪴 chamada manjericão é toda verde. São muitas ramificações de galhos com folhas bem verdes.  De repente, no meio daquele verde todo surge um galho com folhas roxas. Folhas? Parecem folhas, mas depois de alguns dias você nota que delas saem flores. Flores lilases. E assim você conhece umas flores minúsculas num galho roxo. Um galho com flores que vão do lilás escuro ao lilás claro, entre galhos verdes. É bem diferente, original e lindo.  Massas com manjericão  Pizzas, omeletes e massas de um modo geral combinam bem com manjericão. Mas você já experimentou água saborizada com  manje...