sexta-feira, outubro 30, 2009

Via Animais de Estimação: Gatos

Abrindo mais uma via. Desta vez para nossos pequenos animais passarem.

Sim, uma rua só deles. Vamos inaugurar esta nova via com aqueles fofinhos, manhosos e deslizantes... gatos. Olhem a passarela!












Um manhoso e preguiçoso fim de semana...

----------
...
Nota: Dedico este post ao meu irmão J L. Feliz Aniversário, mano!
..
---------------------------

quinta-feira, outubro 29, 2009

Via Vida: Sugismundos - 2

O texto abaixo foi gerado de um susto. Escrevi depois de um 'quase acidente' numa estrada movimentada. Foi entre Anápolis e Goiânia, mas poderia ter sido em qualquer rodovia brasileira. Infelizmente, há Segismundos por toda parte.

Já visitei países de quatro continentes, morando em dois deles: Ásia e Europa. Infelizmente (outro infelizmente), quando se fala em limpeza de ruas e rodovias, nosso país deixa muito a desejar, se compararmos a alguns países europeus... Em Brasília, no tempo do então Governador e hoje Senador Cristovam Buarque, foi aprovada uma lei multando quem jogasse qualquer tipo de papel nas ruas. Ou outra sujeira. Ficou só no papel, como quase todas nossas leis. Talvez o papel da lei também tenha sido jogado nas ruas!

Seria tão bom se trocassem as campanhas de cerveja por campanhas educativas!

Eis o texto que escrevi em 30 de setembro de 2008, na Via Vida 23:

"Fico indignada toda vez que vejo motoristas ou passageiros jogando alguma coisa nas ruas ou nas estradas. Jogam de tudo, desde papel de balas e bombons até copos e garrafas pet. As latinhas de cerveja diminuíram, mas ainda acontece. Guardanapos, saquinhos de sanduíches, embalagens de salgadinhos, cascas de frutas, tudo é jogado pra fora da janela... Por que guardá-los dentro do carro? É tão mais fácil jogar e se livrar da sujeirinha! "Oh! Meu! Se liga!", como diria o Faustão.

Pense, "cara" e guarde o "carão": jogando seja lá o que for fora do carro, do ônibus ou do caminhão, você vai pagar por isso mais cedo ou mais tarde. Ou já se esqueceu daquele bueiro entupido de lixo que alagou sua rua ou aquela outra rua por onde você queria passar?

Isso acontece, infelizmente, em todas as grandes cidades do Brasil. O Rio que o diga!

Outro dia uma dessas pessoas "educadas" - não sei onde e como - quase quebra nosso carro ao tentar se desfazer do "utensílio" em que tomava sua água: um enorme coco! E numa estrada movimentada! Dá para imaginar o que poderia ter acontecido?

E fico aqui pensando: Como educar as pessoas no trânsito? Você tem alguma idéia? Conte pra nós."

-----------

O debate sobre as bromélias continua. Nosso encontro é na Via Verde. Precisamos de sua participação.

---------------------------

segunda-feira, outubro 26, 2009

Via Verde: Bromélias: Inocentes ou Culpadas? - II

Minibromélias
....
Antes de mais nada, queremos agradecer a participação de todos vocês nesta corrente amiga em torno das bromélias. Como dissemos no post anterior sobre essas flores, vamos juntos pesquisar. É aprendendo e ensinando que podemos, unidos, colaborar para um mundo melhor.
Já sabemos que:

1-  Campanhas sanitárias foram feitas pelo Brasil afora, alertando sobre o perigo que as bromélias podem ser em relação ao mosquito da dengue. Quando essas plantas ficam fora de seu habitat natural, podem sim, oferecer algum perigo, pois não têm por perto aqueles pequenos animais que se alimentam de ovos de mosquitos e de insetos de um modo geral. O comentário do amigo 007BOND, por sinal muito pertinente, nos alertou para esclarecimentos sobre o possível envolvimento das bromélias com a dengue. Elas oferecem mesmo algum perigo? Como fazer, então, para tê-las perto de nós? Quem pode pesquisar sobre isto?

2- Há animais que vivem nessas plantas. Esses animais, entre eles os batráquios*, "se alimentam das larvas desses mosquitos" (da dengue). Portanto, "quanto mais bromélias, melhor para o controle dos mosquitos". Aprendemos com nosso amigo Jair Lopes. Ou seja, em seu habitat natural, não oferecem nenhum perigo, porque elas - as bromélias - são um abrigo para insetos e pequenos animais. Será que animais um pouco maiores, como cobras, podem também viver em volta - ou dentro - das bromélias? Como e por quê? E as fotos, amigos,  'cadê'?

3- Angélica Tulhol nos disse que as chuvas deixaram suas bromélias encharcadas, "dado seu formato ser propício ao acúmulo de água" e, com isto, poderiam representar uma ameaça, devido a proliferação do mosquito da dengue. Mais uma vez voltamos ao mosquito. O que nossa amiga fez? Retirou-as das chuvas.

4- Ainda da Angélica Tulhol: Para matar o mosquito da dengue, pó de café nelas! Foi o que ela leu - e nós também! O que mais podemos colocar "no miolo que concentra a água"?

5- Minibromélias podem ser cultivadas em apartamentos, como faz o pai da Angélica, e elas "são uns amores". Concordo, elas são lindas! Mas, quais os cuidados que devemos ter, em apartamentos, em casa... em áreas internas e externas...  Vamos pesquisar?

6- De Zilda recebemos muitas informações, como, por exemplo, que o abacaxi é uma bromélia, que as bromélias são da família das bromeliáceas... Que essa família é "composta  atualmente de cerca de 50 gêneros e aproximadamente 3.000 espécies". Vejam o que ela nos diz:

"Fiquei muito felizes quando você mencionou o meu comentário. Recorri ao Google para falar algo sobre as Bromélias, porque a entendida em estudo da Natureza é você. Aí está o que aprendi sobre as Bromélias:
O Poço da Vida
Sua presença no planeta data de algo em torno de 36.000.000 de anos, mas conta a história que Colombo ao descobrir a América, descobriu também o abacaxi.Levou-o para a Europa e a partir daí, o abacaxi caiu no mundo, sendo até hoje o membro da família da bromeliácea, composta atualmente de cerca de 50 gêneros e aproximadamente 3.000 espécies. Sua maioria absoluta ocorre nas regiões tropicais das Américas e apenas uma espécie em restrita região da África. Planta típica do Novo Mundo, a bromélia vai da região norte do Chile e da Argentina até o sul dos Estados Unidos, com predominância absoluta no Brasil, América Central e México. Seja por sua importância ecológica, quanto pelo reduzido número de algumas espécies mais cobiçadas e/ou pela simples aniquilação de outras por diversos motivos, é de fundamental importância que as bromélias permaneçam em seus habitats e continuem compondo o patrimônio natural da região.Denuncie o extrativismo e/ou destruição dos habitats e recuse a compra de plantas do mato, certificando-se de sua origem e optando pelos cultivadores que fazem a reprodução por semeadura.
A Natureza, o planeta e todos nós agradecemos!"
Não, Zilda, não sou entendida em assunto da Natureza; apenas me interesso, pesquiso e compartilho, como você está fazendo, amiga!

7- Aprendemos também com nossa sábia vovó Zilda: a bromélia é uma planta típica do Novo Mundo. Ela está presente "no Brasil, América Central e México".

8- Também com Zilda ficamos sabendo que essas belas plantas são cobiçadas e que estão sendo, por isto mesmo, dizimadas. Como fazer? Ela sugere: "Denuncie o extrativismo e/ou destruição dos habitats e recuse a compra de plantas do mato, certificando-se de sua origem e optando pelos cultivadores que fazem a reprodução por semeadura." E você, o que pensa? Como fazer? O que sugere para protegê-las?

9- Graça Pereira, de Portugal, nos fala: "Sinceramente, nunca tinha ouvido falar em bromélias e minibromélias... Pela foto tambem não conheço! Será que aqui em Portugal não existe, ou terá outro nome? vou tentar descobrir... As coisas que eu aprendo aqui..."
Já podemos tirar algumas conclusões?

Continuamos em aberto esperando sua participação! Vamos pesquisar? Envie sua colaboração!
...
-------------
...
*Batráquio - Segundo Michaelis: dicionário escolar língua portuguesa, São Paulo, Editora Melhoramentos, 2002: "(gr. bátrakhos) adj Zool 1 Relativo ou pertencente aos batráquios. 2 Relativo a rãs ou sapos. sm 1 Eapécime dos batráquios. sm pl 2 Antiga denominação da classe dos anfíbios."(p.104) - Anfíbios: "(gr amphíbios) adj 1 Biol Diz-se de animais ou plantas que vivem ou crescem tanto em terra como na água. 2 Diz-se do avião que tanto pousa em terra como na água. sm pl Zool Classe de vertebrados que durante as primeiras fases da vida respiram por meio de brânquias e, no estado adulto, através de pulmões. Inclui os sapos, as rãs, as pererecas e as salamandras" (p.47).
.....
------------
...
Uma boa semana de pesquisas! 
...
---------------------------

sábado, outubro 24, 2009

Via Amigos: 1: Blog Action Day - 2: Selos, Selinhos, de Onde Vens e para Onde Vais?

...
1- Blog Action Day
...
Nossa participação no Blog Action Day  foi a convite do Almirante Águia do blog ALTAIR BLOG a Casa e Nossa. Ele reuniu amigos colaboradores de sete blogs. Seu post faz um apanhado geral da história da humanidade, na visão de um ambientalista. Não me contive e estou trazendo esse texto para vocês, amigos do Multivias. Leiam:
...
 quinta-feira, 15 de outubro de 2009....

"Blogagem Coletiva - BAD - Alterações Climáticas

Gente, aqui esta a minha colaboração para nossa blogagem coletiva
dentro da proposta do Blog Action Day, gostaria de ter feito esta publicação
logo pós a zero hora, mas uma canseira de trabalho, jogou-me na cama cedo,
e somemte pude terminar o texto, quase agora.

EFEITO ANTROPOGÊNICO

A atividade humana em nosso planeta vem fazendo acelerar fenômenos que poderíamos aguardar séculos até que viessem ocorrer, geleiras que durariam mais cem anos estão se desfazendo aceleradamente, a cadeia alimentar está se esfacelando, o mapa agrícola está se alterando, culturas e cultivares mudam de lugar, outras não suportarão a concorrência, tantas são as plantas novatas e invasoras que se proliferam, devido as alterações do clima e do solo, os mares estão ganhando território avançando sobre os continentes, etc., etc.

O Homem se colocou durante muito tempo no topo da pirâmide da evolução, na sua inteligência definiu haver Reinos – Animal, Vegetal, Mineral – por ser racional se intitulou Senhor Absoluto, defendeu o usufruto, o poder do capital, o que não pagou, tomou com a espada, o que não pode tomar, destruiu. Acreditou nas regras que criou e declarou que somente é possível viver se for possível ter.

Com grande prepotência, quando se viu “iluminado” pela força das próprias invenções, passou a criar máquinas cada vez mais poderosas com engrenagens sempre mais complexas capazes de produzir o capital em estado puro. Com isso, delegou a poucos o controle destas técnicas, por fim desenvolveu formas intrincadas de relacionamento para classificar quem deveria se posicionar da base ao topo de uma grandiosa pirâmide, para fazer funcionar e sustentar o sistema desenvolvido.

Faltou a estes senhores, observar que tudo a sua volta possui fundamental e essencial ligação, com elos que não podem ser separados, sendo assim não se elaborou planos de contingências ou rotas de fugas, uma vez que estavam muito envolvidos nas tarefas de dominação, não puderam perceber que a vida funciona como um gigantesco Plano de Auxílio Mútuo e, continuadamente estavam ocupados em criar novos métodos para ampliação da base piramidal.

A grande pirâmide está ruindo aos poucos, seus criadores já perceberam que toda a sua estruturação não respeitou critérios tão necessários a manutenção da vida, quem está no topo cairá, quem está na base será esmagado, antes mesmo que descubramos uma possível solução. Não há mais tempo para retornos, o que se pode fazer é adaptar. Os custos já se evidenciam elevados, não caberá rolagem ou calote, o pagamento é compulsório, de agora em diante a palavra é mitigação.

O desenvolvimento material e estrutural é compulsivo, sina da raça humana, a última grande crise econômica, por exemplo, acertou em cheio a indústria automobilística, grande sinal de ordem natural, pois o automóvel é um dos grandes ícones da revolução industrial, que faz movimentar e movimenta toda uma cadeia de processos produtivos que envolvem a degradação de todos os recursos naturais necessários para a geração e manutenção dos itens de conforto que nós, "civilizados e modernos", nos habituamos a ter e a desejar.

Neste sentido, somente para dar um exemplo, a Grande Alma do Universo deu uma enorme cacetada na indústria do automóvel, talvez tentando nos obrigar a refletir mais profundamente, buscando mudanças de atitudes que possam melhorar as coisas. No entanto, o capital mais uma vez, tenta socorrer o capital, que continua no seu firme papel desenfreado rumo ao próprio suicídio, sendo forte auxiliar para o extermínio de tudo o que está a sua volta.

Devemos lutar por um planeta mais agradável, mais limpo, com ar respirável e água limpa para o consumo, não se deve descartar a utilização de tudo o que se conquistou com o avanço industrial e tecnológico, porém devemos redirecionar todo o conhecimento adquirido até aqui, para que sejam desenvolvidos e implementados novos métodos de utilização e conservação dos recursos naturais. A formação do cidadão deve primar por novas posturas em relação ao ambiente, falta-nos a reaproximação, precisamos restabelecer a ligação Homem-Natureza, pois até então, a sobrevivência no mundo contemporâneo tem estado dissociada – O Homem se acha um, entendendo a Natureza como outra.

O planeta pede socorro, ou seja, nós pedimos socorro. Estamos em perigo...


...
Os selinhos representam uma forma de demonstrar amizade e admiração. São, como já dissemos, carinhos em forma de selos. Vou aproveitar para repassar os últimos recebidos pelo Multivias....2.1- Um charmoso selinho
...
O selinho abaixo veio do blog Angela Guedes da poetisa Angela Guedes, que por sua vez recebeu de uma outra Angela ( http://entremeios-angela.blogspot.com/ ).


Repasso-o para os blogs:
...-    Alecrim Dourado
Compartilhar e Aprender Mala da poesia e outras coisitas mais
Reencontrando sua alma
-  De tudo fica um pouco...

....... 
....
2.2- Selos do Aprendizes do Beija-Flor
...
Este mês fiquei muito feliz. Recebi quatro criativos selos do Aprendizes do Beija-Flor. O Aprendizes é o blog oficial dos professores e alunos do Centro de Ensino Oscar de Macêdo Soares, de Saquarema, Rio de Janeiro. É um grupo, como eles mesmos dizem, "comprometidos com a preservação do meio ambiente e com novas propostas pedagógicas para um ensino de qualidade a fim de tornar nossos alunos cidadãos plenos". Eis os selos:





Os selos vieram acompanhados da seguinte nota:

"Ganhamos selos do
blog da Érica Senaficamos muito felizes e agradecidos, agora vamos retribuir repassando estes selos a outros blogs que fazem a diferença na educação e na preservação do meio ambiente:
Algumas regras dos selos, foram um pouco alteradas para englobar num bloco único todos os selos:
- Postar o link do blog que trouxe o selo;
- Indicar outros blogs para receber o selo;
- Avisar os blogs comtemplados, com os selos.
Blogs contemplados:
http://diarioeducacaosp.blogspot.com/
http://olharecologico.blogspot.com/
http://educa-tube.blogspot.com/
http://multivias.blogspot.com/
http://misturaviva.blogspot.com/
http://turmafunsag.blogspot.com/
http://4seriea-joaninha.blogspot.com/
http://radionair2009.blogspot.com/
http://fazendoumcurta.blogspot.com/
http://forumfranciscano.blogspot.com/ "

Obrigada, Beija-flores queridos! Que outras escolas aprendam esse caminho da união entre professores e alunos, comprometidos com a educação de um modo geral e, em particular, com a preservação ambiental!
...Agora, é nossa vez de repassá-los! Com todo carinho encaminhamos estes quatro selos para:

...
1- Angélica Tulhol, dos blogs Canta AMBiente e Anda AMBiente
2- Brad, nosso querido amigo do blog
Sharing Pictures and News
3- 'Dragão', do blog  Natureza e Paz
4- Jenny Eshjey, nossa amiga do blog  What A Life.....
5- Aos quinze amigos parceiros (Ver ViaParceirosAmigos).

....
....
2.3-  Selos do mundo
...Recebi do Brad, que por sua vez recebeu da Jenny Eshjey, o selo abaixo:

Estes três outros, também do Brad. O do ursinho ele recebeu de duas amigas: Sarah Sofia, dinamarquesa e Rita, filandesa. O da menininha foi presente recebido de uma doce italiana, que ama artesanato, chamada Roberta. O terceiro, Amig@ de Internet também veio da amiga Rita.



Quero compartilhar esses quatro últimos selos com:

1- Com os professores e alunos do C. E. Oscar de Macêdo Soares, do blog 
Aprendizes do "Beija-Flor" pelas suas idéias de cooperação mútua (alunos/professores) e pelo olhar pacífico e ambientalista.
2- Com o Frei Franciscano Pilato Pereira, do blog
Olhar Ecológico , pelas suas idéias em prol da preservação do Meio Ambiente e da Paz.
3- Com a educadora Teresa Carneiro, do blog  Pensamentos em Orientação
4- Com todos os amantes da Mãe-natureza e da Paz entre os povos, que por aqui passarem!
.......-------------

...
Um fim de semana com muita alegria e paz!

---------------------------

segunda-feira, outubro 19, 2009

Via Verde: Bromélias: Inocentes ou Culpadas?

...
Minibromélia
...
Na Via Verde da semana passada deixamos uma foto de bromélia. Na verdade, de uma minibromélia, como esta de hoje. Dos comentários recebidos, queremos destacar três deles para iniciarmos uma discussão em torno das bromélias.
... 
Nossa querida Zilda, do blog  Vovó, aprendendo sempre... , disse que nunca havia visto uma minibromélia.(¹) Eu também não, Zilda, até fotografar algumas bromélias. No meio delas encontrei pequenos vasos com minúsculas flores. Perguntando, descobri que se tratava de minibromélias. São lindas, não é?
Já o professor Dalton, do blog  nocantinhodacurva , nos informou que no Sul de Minas há "diversas espécies de mini bromélias". E que elas "vivem entre as pedras no alto das serras"(²).
Mas, nosso outro amigo, o Bond, do blog 007BONDeblog , disse que iria deixar uma 'provocação', escrevendo o seguinte: "Dizem que elas ajudam na proliferação do mosquito da dengue. Como cultivar, conciliar a beleza das bromélias com a questão levantada?"(³) Sabiamente ele provocou o início desta discussão.
...
Então, amigos, o que vocês sabem sobre as bromélias? Vamos compartilhar nossos conhecimentos, dúvidas e curiosidades sobre essas flores amadas por uns e às vezes tão desprezadas por outros? São originárias de onde? E sobre seu habitat natural, o que sabemos? São mesmo importantes para a preservação de muitas espécies de animais das regiões onde vivem? Afinal, elas estão ou não na lista de plantas em vias de extinção? Por quê? E por que dizem que elas podem ajudar na proliferação do mosquito da dengue? Podemos ter bromélias em casa sem nenhum risco?
Estas e outras perguntas vamos responder juntos. Se você já conhece as bromélias, que tal dividir sua experiência conosco? Você tem alguma(s) em casa? Queremos conhecê-la(s). Por favor, envie a(s) foto(s) para g.iluminar@gmail.com . Publicaremos na Via Verde para que todos nós possamos admirá-la(s). Como você cuida dela(s)? Se você mora no Rio, que tal nos falar um pouco sobre os jardins de Burle Marx?  Ou sobre as bromélias do Sítio que hoje tem seu nome?
...
Nossa roda de amigos espera seus comentários. Estaremos publicando cada um deles na próxima Via Verde.
...

Uma ótima semana, de mãos dadas com as belas bromélias!
...
--------------
...
(¹)  ZildaeAntonio disse...
"Amiga Luísa N.




Estamos aqui para nos deliciar com a natureza que vc nos oferece. Sempre quis saber mais sobre as bromélias e vc nos apresenta uma mini, que realmente nunca vi. Aguardo mais detalhes.
Muito obrigada!
Um abraço e tudo de bom!"
....
(²)Dalton França disse...
"Linda flor!
Luísa, aqui no Sul de Minas podemos encontrar diversas espécies de minibromélias. Vivem entre as pedras no alto das serras.
Um abração!"
....
(³)007BONDeblog disse...
"Luísa

Boa noite

As Bromélias são lindas, mas,eu vou deixar uma'povocação".

Dizem que elas ajudam na proliferação do mosquito da dengue.

COMO CULTIVAR,CONCILIAR A BELEZA DAS BROMÉLIAS COM A QUESTÃO LEVANTADA ?

Um abraço"

--------------------------

quinta-feira, outubro 15, 2009

Via Natureza: Macaúba, uma Palmeira em Extinção?

Hoje pessoas do mundo inteiro publicarão em seus blogs posts sobre o aquecimento de nosso planeta. É uma ação global denominada Blog Action Day. A pequena pesquisa abaixo sobre a Palmeira Macaúba é nossa contribuição para essa união de forças e de idéias.






A Palmeira Macaúba, nativa do Brasil, tem como nome científico Acrocomia aculeata. É também conhecida, de acordo com a região, pelos seguintes nomes: ciclete-de-boi, coco-baboso, coco-de-espinho, coquinho, bocaiúva, macauva, macajuba, macaíba, mocajá, mucajá, umbocaiuva...  Família das palmae. É encontrada em muitos estados brasileiros. Pode atingir até 20 metros de altura, sendo muito utilizada em paisagismo. O dado mais interessante é que suas raízes protegem o solo contra erosões.
...
O fruto da macaúba - O nome popular ciclete-de-boi é porque seu pequeno coco possui uma polpa carnuda e um tanto pegajosa; é muito apreciado pelas crianças exatamente por isto, pois tem-se a sensação de se estar mascando ciclete. Uma outra curiosidade: seu fruto, o coquinho, demora de 13 a 14 semanas para amadurecer. Além do consumo in natura, sua farinha é usada na culinária para a fabricação das mais variadas guloseimas.
...
Desmatamento e aquecimento global
...
...Assim como outras plantas do Cerrado - e acho que do mundo - a macaúba vem sendo dizimada pelo avanço da urbanização. As cidades avançam mata a dentro e com isto muitas plantas vão, pouco a pouco, desaparecendo. Do mesmo modo que muitos animais, vítimas do desmatamento desmedido e da ganância do homem.
O desmatamento é um dos principais fatores que levam ao aquecimento global. Como revertê-lo? Este é o grande desafio de nosso século. Dias como o de hoje, em que estão sendo publicadas pesquisas e artigos sobre o aquecimento do planeta, podem contribuir e muito, para um esclarecimento maior sobre esse fator. Quem sabe, com pesquisas de estudiosos das mais variadas áreas, poderemos reverter esse processo?
Vamos torcer para que o mundo consiga conciliar aumento populacional com preservação ambiental. Ou, em um futuro não muito longínquo, seremos nós mesmos as principais vítimas de nossas ações impensadas, descontroladas e destruidoras.



Cachos de coquinhos da Macaúba
...
Tronco espinhoso - Os pés de macaúba mais velhos possuem troncos mais espinhosos

...


Aquecimento global, o grande desafio de nosso século
...
Terminamos o último parágrafo dizendo: Vamos torcer para que o mundo consiga conciliar aumento populacional com preservação ambiental. Ou, em um futuro não muito longínquo, seremos nós mesmos as principais vítimas de nossas ações impensadas, descontroladas e destruidoras.  Vamos ver o por quê dessa afirmação dando dois exemplo:

1- Em cidades do Centro Oeste podemos ver lotes cercados que ainda preservam algumas espécies de mata nativa. Estes das fotos estão com alguns pés de macaúba. Essas palmeiras permanecerão por aí, em seu lugar de origem, até o homem, 'proprietário da terra', desmatá-lo para a construção de mais uma casa... E assim, de lote em lote, vamos destruindo.
...

Pés de Macaúba na 'fila da morte'
...



2- Em um condomínio de Brasília, decidiu-se que suas duas grandes avenidas seriam arborizadas com pés de macaúba, planta nativa da região e muito abundante na área desse loteamento. Muitas mudas, que seriam arrancadas para a construção das casas, foram replantadas no canteiro central das avenidas. Mas, uma nova administração, sem a autorização dos condôminos e sem a mínima noção da importância da preservação de plantas nativas para, principalmente, a sustentação do solo, começou a retirá-las. Sua intenção era substituí-las por uma outra palmeira, a Palmeira Imperial.* Segundo eles, a paisagem ficaria 'mais nobre'! Felizmente esse desatino foi barrado a tempo pelos moradores do condomínio, através de um movimento em prol da palmeira macaúba. Mas, muitos pés de macaúba já tinham sido destruídos. Vejam as fotos. Dá para notar a palmeira imperial entre os pés de Macaúba. Ou seja, ações de conscientização sobre a importância das matas nativas têm que estar entre as prioritárias da política ambiental.
....





A Palmeira Imperial entre os pés de Macaúba

...

Sabemos que o desmatamento, ou, se preferirem, o desflorestamento das matas brasileiras, assim como dos demais países, alcançou um índice elevadíssimo. Só para se ter uma vaga idéia, de acordo com pesquisas de ONGs que se dedicam ao meio ambiente, "apenas 9% da Mata Atlântica sobrevive a cobertura original de 1500" (WWF, pesquisa de 2000).
Indústrias, queimadas, agricultura, pecuária, incêndios, além do inchaço das cidades, são os principais responsáveis pela crescente diminuição de matas nativas.
Não é por nada que costuma-se dizer que as florestas são os pulmões do mundo. Sem elas há um desequilíbrio da natureza. Um desequilíbrio que influencia o clima em mudança da Terra. Vamos pensar mais na saúde do planeta em que vivemos, com menos ganância e um olhar mais atento para nossas belezas naturais? 
....
Resumindo, em nossa opinião, para a diminuição do aquecimento global, em relação ao desmatamento, precisamos de:
1- Estudos mais apurados e amplos sobre o aumento populacional e o não desmatamento. Como conciliá-los?
2- Políticas mais engajadas com o meio ambiente, gerando uma maior conscientização da população e, consequentemente, uma menor destruição da natureza.
...
Sabemos que o desmatamento é apenas um item no meio de tantos outros que geram o aquecimento da Terra. Mas, talvez, o mais importante deles.

Concluindo, pensamos que a sociedade e o governo de cada país devem repensar seus hábitos de vida e o modo de se relacionar com a natureza à sua volta.
...
----------------
...
*A palmeira imperial, introduzida no Brasil pelo príncipe regente D. João VI, em 1809, não é nativa do Brasil, apesar de bem aclimatada em nossas terras.

---------------------------

segunda-feira, outubro 12, 2009

Via Verde: Minibromélia

....

Boa noite! Passando apenas para deixar esta foto de uma minibromélia. Depois comentaremos sobre as bromélias e suas mínis.
...
--------------------------

quinta-feira, outubro 08, 2009

Via Natureza: Borboleta Dourada

...






Uma borboleta dourada, como douradas serão as medalhas de nossa Olimpíada!
...
---------------------------

segunda-feira, outubro 05, 2009

Via Verde: Orquídeas para o Rio













Rio 2016 

A Olimpíada é Nossa

Estava guardando estas fotos de orquídeas para o Ano Novo. Mas nosso ano novo chegou em pleno mês de outubro. Vamos comemorar nosso amanhã? Sim, nosso amanhã virá através do esporte. É no esporte que nossos brasileirinhos encontrarão seus caminhos. Um caminho digno dos filhos deste gigante. Um gigante chamado Brasil.


--------------------------------