sexta-feira, outubro 31, 2008

Via Viajando nos Sabores: Moqueca de Banana com Urucum

..........................
Antes da receita de moqueca com urucum, vamos dar dois modos de se fazer o condimento. O primeiro é aquele em pó, conhecido popularmente como colorau. O outro é em forma de óleo. Usava sempre este, pensando, toda convencida, que era "uma invenção minha". Pudera! Parece que outras pessoas tiveram a mesma ideia. Pesquisando na Internet encontrei receitas quase idênticas. Santa ingenuidade. Vamos testar um terceiro modo; se der certo, um dia desses postarei a receita.

Vamos ao que interessa?


Fotografia: Luísa Nogueira
-...............................................Fruto e sementes de urucum

1- Urucum em pó, o famoso colorau

É uma mistura de farinha de trigo (uma parte) e sementes de urucum (duas partes), trituradas.
Usava-se antigamente - acho que em algumas regiões do Brasil ainda é feito assim - o pilão para "socar" as sementes. A farinha ajuda, facilitando a trituração. Hoje o colorau caseiro em pó pode ser feito através do triturador de grãos ou mesmo no processador de alimentos, sem a necessidade da farinha.

2- O condimento de urucum feito com azeite ou óleo
Fotografia: Luísa Nogueira
Óleo com urucum feito por mim - fiz com azeite de oliva


...
Use três colheres de sopa bem cheias de sementes de urucum para cada xícara de azeite de oliva ou outro óleo de sua preferência. Aqueça levemente o azeite, coloque as sementes e deixe cozinhar por mais ou menos cinco minutos, sempre em fogo baixo. Guarde o óleo em um recipiente de vidro bem fechado, de preferência na geladeira. Quando quiser utilizá-lo, use uma ou duas colheres em suas receitas. Atenção: Nunca coloque as sementes de urucum em óleo muito quente: elas estouram como o milho de pipoca.


Moqueca de Banana com Urucum

Ingredientes:
  • 1 cebola média picada em tirinhas
  • 1 ou 2 dentes de alho
  • 2 colheres de azeite de urucum ou o colorau
  • 4 bananas-da-terra cortadas em rodelas
  • 1/2 xícara de coentro picado
  • Salsa e cebolinha a gosto
  • 1 tomate picado
  • Sal a gosto
  • 1 xícara de água
  • 1 garrafinha de leite de côco ou uma xícara de leite de côco fresco
Preparo:

Doure ligeiramente a cebola e o alho no óleo de urucum. Acrescente as bananas, virando-as delicadamente para pegarem uma cor avermelhada. Coloque por cima o coentro, a salsa, a cebolinha e o tomate. Por cima o sal dissolvido na água. Deixe cozinhar, sem mexer, até que as bananas fiquem macias, mas não moles. Acrescente o leite de coco e deixe no fogo por mais um minuto. Bom apetite!
...
-----


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-


segunda-feira, outubro 27, 2008

Via Verde: Nosso Colorau, o Urucum

Fotografia: Luísa Nogueira
Colheita 'caseira' de urucum

Fotografia: Luísa Nogueira
Cachos colhidos de urucum
---------------- ---------------------------
Fotografia: Luísa Nogueira
Cacho, folhas e sementes de urucum
----------------------
Fotografia: Luísa Nogueira
As sementes ficam dentro dessas 'conchas'
--------------------
Fotografia: Luísa Nogueira
Colheita de urucum
-------------------------------- 
Fotografia: Luísa Nogueira
-Uma flor de urucum
--
Urucum, urucu, açafroa, colorau são os nomes populares¹ de Bixa orellana L (nome científico), da família botânica Bixáceas. É uma planta originária da América do Sul, encontrada em quase todo o Brasil, principalmente na região amazônica.

Ao contrário de outros 'coloraus' importados, nosso 'colorau brasileiro' é atóxico. O açafrão, por exemplo, segundo pesquisas encontradas, tem que ser usado em pequenas pitadas, pois é tóxico, causando euforia e estado de inconsciência. 

O urucum é muito utilizado na culinária e na cosmética, sendo também medicinal. Nos anos 70 foi largamente usado em forma de óleo por quase toda candidata que queria pegar aquele bronzeado bacana. Nossos sábios índios sempre o usaram para pintar a pele. Aliás, seu nome vem do tupi uru-ku, que significa "vermelho". 

Os corantes do urucum são chamados de orelina (o amarelo) e bixina (o vermelho). Este, o bixina, de acordo com estudos recentes, auxilia no tratamento do câncer.²

No livro Plantas Medicinais,³ podemos ler: "Urucu, colorau - O pó da semente é um bom condimento para dar cor ao arroz. Chá das sementes tem bom efeito nos males do coração, prisão de ventre, hemorragias, afecções do estômago, como expectorante e males do peito. É contra veneno da mandioca brava, antídoto do ácido cianídrico. Os índios o usavam para se pintar e, com isso, se defender contra picadas dos mosquitos".4

Acorda Brasil! Há muito "usorientau", "useuropeu" e "osdossisteites" estão "zoiando" e "levando ele". Se o governo não tomar logo algumas providências, entre elas um investimento maior em pesquisas, nosso colorau brasileiro, o urucum, voltará desse passeio pelo mundo com os olhinhos puxados, ou falando francês e inglês. Em forma de medicamento e cosmético. Ou até mesmo de condimento. E vamos ter que pagar a nota da cara, quer dizer, "aquela" nota que se diz "verde".

Quer um arroz ainda mais brasileiro? Colorau nele - o urucum, claro! - salpicado com nossa verde salsinha.

------------------------

¹Alguns outros nomes encontrados: Açafroa, açafroeira-da-terra, uru-uva, urucuuba... e por aí vai. Encontramos até os nomes correspondentes em algumas línguas: Em espanhol, onoto; em francês, noyer d'Amerique; em inglês, annato e em alemão, orleanstrauch.
² De acordo com o pesquisador Camilo Flamarion de Oliveira Franco, da Embrapa, e autor do livro Urucum - Sistemas de Produção para o Brasil. Veja mais no site: http://www.epamig.br/ (PESQUISADOR MOSTRA PORQUÊ O URUCUM É EXCELENTE PARA A SAÚDE E PARA O AGRONEGÓCIO)
³KÖRBES, Vunibaldo Cirilo (Irmão Cirilo). Plantas Medicinais - 9 420 Receitas Medicinais. Korbes, ASSESOAR, 1995, 46ª edição, 188 p.
4Idem, Página 168.

------------------------

Notas:
Há mais ou menos dez anos ganhamos uma mudinha de urucum, hoje um arbusto de mais de cinco metros. A muda estava sendo distribuída pelo Jardim Botânico de Brasília (JBB), em um dia de comemoração - não me lembro se era o Dia da Árvore ou o aniversário do JBB. Em outubro o urucum se enfeita todo de flores rosáceas, transformadas depois em cachos de frutos espinhosos. Esses 'espinhos' são flexíveis, não machucam. Abrindo-se os frutos encontramos suas famosas sementes. Este ano acompanhei o florescer e o frutificar de meu urucuzeiro, fazendo belas fotos. Pensei postá-las sem comentários, apenas pelo exótico da beleza. Resolvi, depois, acompanhá-las com alguns despretensiosos comentários, dividindo a série Urucum em três partes:
1- Flores do Urucum - editada dia 20.
2- Nosso Colorau, o Urucum - editada hoje.
3- Moqueca de Banana com Urucum - a ser editada no próximo dia 31, sexta-feira. Daremos também o modo de se usar as sementes 'in natura' como condimento e a receita do pó, o famoso colorau.
4 Veja mais sobre meu pé de urucum, e as fotos que fiz dele, em:

..-------------------------

Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-

sábado, outubro 25, 2008

Via Amigos: Eu Desisto - Autora: Clara Arruda

Nosso ViaAmigos foi inaugurado por um casal, Dig e Bia*. Hoje trazemos uma outra amiga conhecida nas vias da Internet: Clara Arruda. Vimos seu poético e lindo texto esta semana e pedimos sua autorização para postá-lo. De pronto veio sua resposta. Obrigada, Clara. Vamos ler?


Eu Desisto

"Não quero mais escrever versos, coisa complicada quando se precisa usar a métrica. Eu que pensei na minha ingênua maneira de levar com palavras um pouco de afeto.
Eu não criei tais regras mas, alguém as criou
Com que finalidade só Deus sabe. Como se fossem capazes de mudar esse mundo de outras tantas prioridades.
Não quero ser poeta...Eu me recuso a usar a tal mestria.
Não vão minorar a fome, trazer saúde.Ver uma criança sendo educada.Não será a regra na construção de uma trova que irá me impedir de amar e ser amada. De estender minha mão sempre que não solicitada.
Que mundo imperfeito é esse mundo dos poetas? Como se com regras pudéssemos mudar de fato uma sociedade carcomida, adormecida da solidariedade.
Prosas, versos poemas...Tantos nomes são dados à uma coisa que deveria ser tão simples, se verdadeiramente cantada.
Ah! Mundinho dos grandes intelectos. Eu quero meus sonhos de volta, quero a dignidade para cada criança que vive matematicamente a morrer de fome.
Saraus já são lembranças do passado.Se glorioso não sei dizer, pois minha vida não é rebuscada.
Sou um ser errante, de brilho fosco...de coração enorme e pouco dinheiro no bolso.
Ah! Mundo hostil de poetas impregnados de vaidade insana. Refaçam as regras. Mudem as formas, mas por favor não matem a esperança de quem procura com simples palavras alertar o mundo para tanta desigualdade.
façam dos seus versos de rimas ricas...De métrica perfeita um grito de alerta. Doe mais dos teus escritos das glórias que talvez alcance...Traga de volta o sorriso de uma criança. Métrica perfeita quando houver esperança."

Clara Arruda

------------------------

Eu Desisto, de autoria de Clara Arruda, foi escrito no Rio de Janeiro em abril deste ano. Veja mais sobre Clara Arruda em:
http://www.overmundo.com.br/

-------------------------

*Dig e Bia colaboraram com o ViaAmigos 1 nos enviando fotos da Fortaleza de Santa Teresa, em Chuí, Uruguai. Saudades, amigos. Estamos aguardando suas notícias! Sobre eles dissemos:
Dig e Bia, com mais um casal amigo, fizeram da estrada um local para passear, fazer amigos e... morar. Não é incrível? Querem conhecê-los? O "Diário de Bordo" destes dois casais, com fotos como estas que nos mandaram da Fortaleza de Santa Teresa, Chuí, Uruguai, está em:
http://casanaestrada.blogspot.com/
------------------------

segunda-feira, outubro 20, 2008

Via Verde: Flores do Urucum




------------------------

Urucum será o tema de nossa próxima matéria do Via Verde, na segunda-feira, dia 27. E, na sexta-feira, dia 31, no Via Viajando nos Sabores, daremos a receita de uma moqueca com banana e urucum.

------------------------


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-

quinta-feira, outubro 16, 2008

Via Olhando o Céu: Para o dia nascer feliz...


Olhando o Céu















































































































...com um céu assim colorido é bem melhor.

-------------------------

quarta-feira, outubro 15, 2008

Via Versos: Como um Pássaro




Quero ser livre
como um pássaro
E como um pássaro
voar

------------------------

segunda-feira, outubro 13, 2008

Via Verde: Castanha-animal

Castanha de Caju ou Castanha-animal


Caju, cajueiro. Suas flores miúdas e avermelhadas ajudam a colorir a primavera. Fotografando um cajueiro em flor, notamos que uma das castanhas em formação parecia um pequeno animal.
Achei muito interessante e curioso. Vejam:






A foto original

------------------------

sexta-feira, outubro 10, 2008

Via Viajando nos Sabores 3: Super Chef do Mais Você - Sugestão

Uma sugestão para os meninos e meninas participantes do especial concurso Super Chef:

Coloquem em seus "restôs" uma sala separada para o cafezinho. Não uma sala qualquer. Uma sala bem decorada, com sofás e poltronas, porém simples. Um lugar não apenas para se tomar um delicioso café, mas para se aprender a fazer o que se comeu, por exemplo, de sobremesa.

E sabem quem vai ensinar? A super-apresentadora Ana Maria Braga. Como? Pois é, a sala do cafezinho é também uma sala de vídeo. Lá os clientes que quiserem verão, passo-a-passo, aquela receita do Mais Você que acabaram de comer! Mais? Por que o cliente não se divertir também com alguns dos momentos especiais das apresentações do concurso? Seus momentos, amigo/amiga participante!

O programa Mais Você ensina donas de casa e donos de casas de alimentação a serem mais criativos e a cozinharem melhor. Com certeza esse inovador concurso vai deixar nossos restaurantes mais gostosos e sofisticados.

------------------------

terça-feira, outubro 07, 2008

Via Versos 4: Desencontro





Dias atrás, folheando textos em meu baú de escritos, digo, em meus cadernos antigos, encontrei o poema "Desencontro", que escrevi quando tinha dezesseis ou dezessete anos.

Geralmente os adolescentes são rebeldes, sensíveis e exagerados.
A rebeldia, então, é uma das principais características da adolescência. Faz parte da transformação, da passagem de fases.
Acho que fui uma adolescente calma. Pelo menos em casa, porque também tive minhas rebeldias: religiosa e social. Sensível? Sempre fui! Exagerada? Vamos ver.
Esses versos foram dedicados a um amor adolescente. Amor mesmo, desses de namoro e tudo.
Tudo, era ficar de mãos dadas... e alguns beijinhos, no escurinho do cinema. Com "vela" e irmão mais velho nos seguindo.

Vamos ao poema:



Desencontro

No sonoro viver triste
as canções

Na angústia do cotidiano
os sonhos

Na busca
a espera

No entrecruzar dos corpos
a dúvida

Mãos que se desentrelaçam
Corpos que se afastam
Almas irmãs no desencontro

********************

Pois é, devo ter escrito esses versos adolescentes em lá-gri-mas!

-----------------------

segunda-feira, outubro 06, 2008

Via Verde: Uma Pitangueira Explodindo em Flores



Segunda-feira é o dia do Via Verde. Costumo fazer apenas uma postagem por vez. Mas, hoje estamos fazendo duas postagens. Simplesmente não resisti ao ver meu pé de pitanga todo florido e... sonoro! Suas flores brancas estavam cobertas de um vai-e-vem de abelhas; não sabiam onde pousar; pareciam querer provar o néctar de cada flor. O zum-zum que faziam era irresistível, chamativo. Tive que pegar minha pequena câmera para tirar algumas fotos. Alguma colmeia aqui por perto vai ter um delicioso mel com gostinho de pitanga.



































Via Verde: Esponjinha




------------------------
Esponjinha, caliandra, esponjinha-vermelha (Calliandra tweedii). Família das leguminosas.
Por todos os lugares, principalmente no mato do cerrado, encontamos a esponjinha. São lindas, frágeis e, ao mesmo tempo, resistentes ao calor e ao tempo seco.
------------------------

quarta-feira, outubro 01, 2008

Via Versos: Citações

"Nosso valor se mede, sobretudo, pelo bem que fazemos aos demais".*

Acho que foi pensando nisso - o bem que fazemos - que o autor do livro Amor em minúscula se valeu de tantas citações. Algumas de escritores consagrados como Stendhal, Shakespeare e Brecht. É, realmente elas nos fazem bem. Vamos ver algumas?

. De uma canção popular japonesa:

"Há duas coisas que nunca mudarão,
Nem hoje nem nunca,
Pois existem desde que o tempo é tempo:
O fluxo da água
E o caráter doce e estranho do amor"

. De Stendhal:

"O amor é uma bela flor,
Mas é preciso buscá-la na beira de um precipício"

. De Shakespeare:

"Duvida de que as estrelas são fogo;
Duvida de que o sol se move;
Duvida de que a verdade não mente;
Mas nunca duvides de que te amo"

. De Brecht:

Satisfações

"O primeiro olhar pela janela ao despertar,
o velho livro volta a encontrar,
rostos entusiasmados,
neve,
a mudança das estações,
o jornal,
o cão,
a dialética,
banhar-se,
nadar,
música antiga,
sapatos cômodos,
compreender,
música nova,
escrever,
plantar,
viajar,
cantar,
ser amável."

-----------------------

Amor em minúscula, de Francesc Miralles, Editora Record, 2008, p. 180. As citações por ele feitas e aqui transcritas estão nas páginas 228 (canção japonesa), 199 (Stendhal), 224 (Shakespeare) e 197 (Brecht).
-------------------------