domingo, março 31, 2013

Via Natureza: Flores da Aboboreira



Que a abóbora é um legume rico, nutricionalmente falando, acho que todos sabem. Suas sementes também são muito utilizadas. Agora, que suas flores são boas para nossa alimentação, poucos sabem. Eu pelo menos não sabia. Pesquisando sobre a abóbora descobri receitas feitas com essas flores amarelinhas. Até sucos.

As flores das fotos encontrei em um lote vazio no meio do mato. Chamavam a atenção por sua beleza. Amarelas com o centro laranja, aveludadas e parecendo trabalhadas como esses tecidos amassados tão em moda.

Feliz Páscoa com flores dos jardins, das hortas e até mesmo dos matos - as mais belas e naturais.

--------------------------------------

segunda-feira, março 25, 2013

Via Viajando nos Sabores: Maçãs à Moda Russa

Foi pura coincidência, mas logo hoje a tarde resolvemos fazer uma sobremesa para o jantar, aproveitando que estávamos em casa. Maçãs ao forno à moda russa. Quando minhas maçãs já estavam no forno ouvi a televisão ligada com nosso pessoal assistindo o jogo Brasil e Rússia. Ao saberem o que estava sendo preparado, foi uma risada geral. Outra coincidência: as ditas maçãs ficaram prontas justamente naquele minutinho do gol salvador. O gol que tirou a Rússia do jejum de gols e que salvou o Brasil de uma derrota maior. A Rússia jogou bem, mas o gostinho de se comer maçãs à moda russa ficou conosco.


------------------------------------

sexta-feira, março 01, 2013

Via Brasil: Divagações de Viagens


Foto tirada ao raiar do sol, em um Posto de Gasolina

Porque gosto de viajar pelo Brasil?

Pela amplitude de nossas terras, que nos dão a oportunidade de ver e de sentir a diversidade de lugares, de cores, de falares. De ver e de sentir a grandeza dos sonhos e esperanças de nossa gente, seja no nordeste ou no sul dessa imensa ‘Pátria Amada, Brasil’.

Gosto de viajar pelo Brasil porque é aqui que vivencio o cruzar de caminhos, de raças, de idéias e de ideais.

Gosto de rodar por este país. Rodando por suas estradas tão singulares e diversas, nos sentimos viajando num continente, onde cada região tem suas características próprias: aqui é uma praia com palmeiras que nos convida a divagações, aconchegados em uma deliciosa rede; ali são montes e montanhas recortados por caminhos que nos levam a sonhos; acolá são fazendas rústicas, porém bem cuidadas, que passam de pai para filho nos legando um exemplo de união e trabalho.

Rodar por suas estradas é encher nossos olhos e nossa imaginação: são paisagens lindas que desencadeiam amor, ternura, vontade de viver.


Gosto de viajar e de rodar pelo Brasil. É como se estivesse vendo um filme de belas e raras imagens, coloridas pela exuberante paisagem e pela beleza de nossa gente.

----------------

Notas: 1- Texto escrito em julho de 2007, ao me recordar de uma viagem a Porto Seguro, Bahia; 2- Reedição - Publicado neste blog em janeiro de 2008.


------------------------------------