segunda-feira, novembro 21, 2011

Via Artesanato: Novidades em Tricô

Que tricô e crochê são do tempo da e da bisa, todo mundo sabe. Mas quem pensa que são só daquele tempo, está pra lá de desatualizado. Porque, na verdade, o tricô (ou tricot), o crochê (ou crochet) e todo artesanato, nunca estiveram tão modernos e nas ondas da moda como agora. Afinal, estamos na era de revolução da contra evolução industrial. Paradoxo? Se ainda pensamos como nossos pais ou como nossos avós, sim. Porém, se somos mesmo moderninhos como queremos aparentar, que venha o artesanato com toda sua arte, economia e, por quê não, terapia. Das melhores. Contra estresse é tiro e queda.

Quem faz artesanato rema contra a maré, mas a favor de seus inúmeros benefícios. Sabemos que a era tecnológica não tem mais volta. Para diminuir seus impactos devemos nos disciplinar contra o consumismo, tendo um olhar mais reflexivo no sentido de um viver consciente. Conseguindo isso, geramos mudanças. Mudanças que irão refletir, com certeza, nas próximas gerações. Se um milésimo das pessoas que vivem neste globo chamado Terra se conscientizassem, quantos benefícios todos teríamos, a médio e a longo prazos. Ousamos sonhar com grupos de pequenos agricultores, de pequenos empresários e pequenos núcleos comunitários que se ajudam mutuamente. Utopia? Não, se nos dermos as mãos.

Um exemplo na moda

Comecei falando sobre artesanato e acabei indo por caminhos tão complexos quanto o pré-sal para o petróleo. Parando por aí, vamos ver um tricô lindésimo, que deixa qualquer haute couture no chinelo? É feito pela artesã Gleuza.* Ela mostra seu trabalho em feiras de Brasília. Nesse fim de semana esteve no Gilberto Salomão, na Feira da Lua. Confira através das imagens abaixo.

Blusa ecologicamente correta, feita em fibra de bambu.
Colete charmoso e colorido em fio turco.

Romântico colete em fio turco. 

Lindas e originais echarpes: São tricotadas na horizontal e cada carreira é feita com um tipo diferente de fio.

A artesã Gleuza entre agulhas, fios e suas peças de tricô.

Mãos tricotando arte.

Gleuza feliz entre dois de seus trabalhos .

O mundo está redescobrindo o tricô artesanal e o crochê. E valorizando-os. As peças das fotos, por exemplo, feitas pela artesã Gleuza, podem ser adquiridas por volta de R$190,00. Já na capital do país berço da moda - Paris - você deve desembolsar mais de cinco mil reais, dependendo da 'assinatura', claro.

Tricote ou compre tricô. Faça ou adquira trabalhos feitos à mão. Valorizando o artesanato você estará ajudando a preservar artes e manuseios repassados de geração a geração.

---------------

*Gleuza - Tricot feito à mão: gleuzagraca@uol.com.br

--------------------------------------

domingo, novembro 20, 2011

Como Navegar por este Blog

Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades - Desde janeiro de 2008

Navegue por este blog em diferentes vias através da página Vias do Multivias.




Você pode também visualizá-lo de diferentes modos: Passe a seta sobre a guia a esquerda, no alto - sob o título _mul_ti_vi_as_ - e você terá mais opções para visualizar os posts. Ao todo são sete interessantes maneiras: Flipcard, Classic, Magazine, Mosaic, Sidebar, Snapshot e Timeslide. Navegue brincando! Veja os posts em fotos em um mosaico (Mosaic), em cartões postais (Flipcard) em uma revista eletrônica (Magazine) ou do modo mais lúdico e interessante que você escolher.O mérito de toda essa tecnologia é da equipe do Blogger. A eles nosso 'muito obrigado' pelo carinho e pela dedicação com que trabalham, sempre ultrapassando nossas expectativas! 


Quer mais? Em Flipcard há quatro outros jeitinhos de navegação: Pelos posts mais recentes, ou pela data, ou escolhendo os marcadores (Label) ou mesmo clicando em Author. Você é o comandante! Divirta-se!




Os aplicativos como "Seguir", "Quem somos"e "Favoritos", entre outros, estão na lateral direita; ao clicar no símbolo 'home' (a casinha), eles aparecerão.

Amigo seguidor, na Via Favoritos há a lista dos blogs que seguimos assim como a relação de nossos seguidores.





Ficaremos felizes caso você siga o blog Natureza, que é uma parte do Multivias. Conheça também nosso blog coletivo Terra, aquele abraço!

Sua opinião e suas sugestões são importantes para a continuação deste trabalho. Elas nos ajudarão a melhor semear o amor pela natureza. E, como já dissemos, quem ama cuida. Participe!

----------------

Todas as imagens e todos os textos deste blog são de autoria de Luísa N. e estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais sob uma Licença Creative Commons. Quando não são, há os créditos, ou seja, a atribuição ao autor. Por gentileza, cite a fonte, caso queira utilizar algo para fins não comerciais. Para fins comercias, por favor, entre em contato conosco. 


-----------------

quinta-feira, novembro 03, 2011

Via Mensagens: Para onde caminha nosso Planeta?


Foto: Uma linda borboleta morta. Provérbio: Para o bom entendedor, meia palavra basta.

-----------

Nota: Encontrei essa borboleta morta em uma rua bem arborizada e bastante movimentada. Estava na calçada, embaixo de uma árvore. Ali mesmo fiz a foto. Voltando, não mais a vi. Por que este post não foi publicado ontem, no Dia de Finados?  Não quis dar a ele um duplo sentido.

-----------

Uma ótima quinta-feira!

-----------------------------------