quinta-feira, julho 19, 2012

Via Natureza: Sábia Natureza: Flores Diferentes

A natureza é sempre sábia. Aprendemos mesmo observando as flores. Veja, por exemplo, a flor-canhota. Ela possui pétalas de um único lado, nos dizendo que as diferenças fazem parte da vida; a flor-de-maio desabrocha na ponta de suas folhas, nos ensinando que podemos chegar até nossos limites; a pequena mussaenda fica entre folhas-flores mais de dez vezes maiores do que ela para nos mostrar que a beleza está na simplicidade; a rosa-do-deserto que, como o nome diz, é originária de desertos, possui tronco e caules grossos para armazenamento de água, nos dando uma lição de sabedoria e a flor de um cacto  nos diz que é possível sobreviver com nobreza mesmo entre espinhos. Neste pequeno álbum em vídeo, que editamos especialmente para você que por aqui passa, podemos ver quinze diferentes flores. Diferenças em cores, formas e tamanhos. É a natureza. É a vida.

quinta-feira, julho 12, 2012

Linda borboleta

Borboleta pintada de azul 


Borboleta desenhada pela natureza, com tintas azuis. Apareceu em meu quintal, no pé de graviola.

———

Veja mais fotos de borboleta através da Via Natureza. 

———

quarta-feira, julho 11, 2012

Via Verde: Prímulas Pintadas pela Natureza





Essas lindas e românticas prímulas das fotos ganhei no início deste mês. Parecem aquarelas. Na natureza é assim, há timbres de sons e timbres (tons) de cores. Com ouvidos e olhos direcionados ao belo, a natureza sempre nos oferece concertos e exposições ao ar livre.

domingo, julho 08, 2012

Via Vida: Sábado em uma BR do Planalto Central


  Estradas mata à dentro


A Rodovia BR 060 liga Brasília a Goiânia. Entre idas e vindas devo passar por ela algumas dezenas de vezes a cada ano. Ontem, sábado, deixei de lado a preguiça (ou será cansaço?) e fiz trabalhar minha pequena câmera. Depois de várias seleções, ainda havia mais de cem fotos. Se pudesse, deixaria aqui a maioria delas. Agrupei algumas em colagens para economizar espaço, mas mesmo assim o post ficou enorme. Quem tiver tempo e disposição, dá pra conhecer um pouquinho dessa rodovia que já foi considerada muito perigosa. De dez anos para cá suas curvas diminuíram, suas pistas foram duplicadas e foi criado um grande lago-reservatório, aproveitando a água das chuvas, o vale e os muitos riachos. Agora o perigo é outro. Confira alguns de seus trechos  - uns belos e outros nem tanto - através das imagens abaixo.