segunda-feira, setembro 28, 2009

Via Verde: Mini Orquídeas












Mini ou micro orquídeas? Encontrei grafadas mini orquídea e micro orquídea*. Queria falar um pouco sobre orquídeas, mas... Depois de pesquisar alguns dias sobre essas musas, concluí que o melhor mesmo é deixar com vocês só as imagens. A família das orquidáceas é subdividida em quase dois mil gêneros. Cada gênero tem de uma a centenas de espécies. Para terem uma ideia, há no mundo mais ou menos 35.000 espécies; só na América do Sul temos mais de 2.300 variedades. Os gêneros mais conhecidos são: Cattleya (C.), Laelia (L.), Oncidium (Onc.) - a espécie Chuva de ouro é bem popular, Miltonia (Milt.), Dendrobium (Den.), Vanda (V.), Phalaenopsis (Phal.) e Paphiopedilum (Paph.) - um exemplo desse gênero é a orquídea-sapatinho (vejam na Via Verde 60). Não, não vou me arriscar classificando as orquídeas que fotografamos. Com certeza cometeria muitos erros, já que sou só uma amadora no assunto. Deixo, pois, as fotos que tirei em alguns lugares e épocas diferentes. E peço a ajuda dos amigos orquidófilos para classificá-las.
...
As mini orquídeas de hoje encontrei em uma exposição em Brasília e no orquidário de um casal de amigos. A menina linda que está admirando, encantada, as minúsculas flores, é filha desse casal. Para você, Paulinha, um mundo maravilhoso de encantos! Que sua vida seja sempre florida e bela como as flores que lhe cercam!
... 
Orquídea (Orquidea). Família das orquidáceas.

...
---------------

Veja mais 27 postagens sobre Orquídeas, neste blog, através do marcador Orquídeas, logo aqui embaixo.

--------------------------------

sábado, setembro 26, 2009

Via Amigos: Primavera & Outono


Introdução

Dia 21 de setembro entramos na primavera. Tudo bem, nossas estações do ano são mais ou menos iguais, com exceção do sul. Na verdade, temos flores por toda parte durante todo o ano. E nada daquele friiiiiiio de doer os ossos.  

Enquanto entrávamos na primavera, do lado de lá nossos amigos comemoravam o início do outono. Li uma vez um livro que dizia que nunca devemos pensar que o mundo é apenas aquilo que nossos olhos podem ver. Há muito mais além de nossos horizontes. Por isto, divulgar o que outros olhos veem não nos faz mal, concordam? Vejam 'um pedacinho' de um post de nosso amigo Brad. Ele mora em Michigan, EUA. Em sua matéria há muitas fotos mostrando uma exposição, cujo tema é o outono e o inverno. Há um pouco de tudo, desde comidas típicas, artes, crianças aprendendo artesanato, agricultores mostrando seus produtos orgânicos e muito mais. A tradução está péssima... Tentei 'corrigir' a 'tradução' do Google, mas, sei não! O melhor mesmo é ver seu blog.

.O post do Brad

"Segunda-feira, 21 de setembro de 2009


  Um encantador início de outono


Uma feira de exposições com temas de outono e inverno - Todos as flores estavam lindas! Estas são as vencedoras (com fita azul).
 

Havia vendedores de alimentos caseiros, produtos têxteis e um pouco de quase tudo.

Vários tipos de alimentos, hambúrgueres..

Um engraçadinho casal de espantalhos... 

Ervas premiadas na exposição.

  Artesanatos diversos, com temas de outono e inverno,

e também com gatos,
'ovos' para todas as ocasiões,
fotos emolduradas e muita arte...



..Aqui estou posando com a maior abóbora deste ano."*
.....

Conclusão

Nossos olhos veem melhor quando inclinados na direção do outro. Quando neles há sensibilidade, compreensão e um querer enxergar além de nós mesmos, além de um simples avistar. Por exemplo, nosso carnaval. Para muitos povos é apenas uma exibição de bumbuns de mulheres nuas. Mas, para nossa cultura, é algo bem mais amplo. É a preservação de crenças e costumes de um povo que aqui chegou em porões de navios negreiros; é a lembrança do que fomos e somos: descendentes de povos explorados e exploradores. Para eles, do outro lado, uma abóbora, simbolizando o Halloween, é a preservação da cultura popular de seus antepassados. Ou seja, cada povo um saber, uma cultura, um modo de viver.
...      
-----------
...
*Vejam a matéria completa em: Sharing Pictures and News
...
...
-------------------------------- 

segunda-feira, setembro 21, 2009

Via Verde: Orquídeas - Um Festival de Cores

...



Sou a musa das flores. Sou orquídea. Hoje, início da primavera, quero brincar com você. É só uma brincadeirinha, pois amo e acho minhas irmãs-flores lindas. Todas elas. Mas, podemos ter nossos momentos de vaidade, não é mesmo? Acompanhe, observando as fotos.






Espelho,

....
espelho meu,


responda,


com sinceridade.


Há no mundo


flor mais bela,


elegante


e charmosa


do que eu?





----------
....
Notas:
1- Estas fotos foram feitas em uma exposição de orquídeas em Brasília.
2-Hoje, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Como comemorar? De acordo com o IBAMA* (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), muitas de nossas árvores estão ameaçadas de extinção ou na fila de. Algumas delas: Pau-brasil, jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária...
....
*A lista completa está em: http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_ameacadas
...
-----------------------

quarta-feira, setembro 16, 2009

Via Natureza: Borboleta Verde








Segundo os entomologistas, ou seja, os especialistas em borboletas, as borboletas ficam com as asas fechadas em seus pousos. De asas abertas são as mariposas. Logo, esse minúsculo ser fotografado deve ser uma mariposa - uma linda e verde mariposa.

------------------------------------

segunda-feira, setembro 14, 2009

Via Verde: Orquídea-sapatinho

..

A primavera está chegando.
Enquanto em muitos lugares deste planeta é o outono que se anuncia, nós, deste país-continente, nos preparamos para receber a primavera..Em 2008 saudamos a estação das flores com Bougainvilllea (buganvília) - conhecida popularmente como primavera por se cobrir e se colorir com flores de cores diversas. (Ver a Via Verde 10)..
Este ano queremos um mês de setembro florido com orquídeas.
No post de segunda-feira passada deixamos por aqui algumas dessas belas. Hoje trazemos uma exótica conhecida como orquídea-sapatinho, do gênero Paphiopedilum. Na próxima semana - início da primavera, será a vez de um festivo colorido com a Via Verde: Orquídeas - Um Festival de Cores.




.------------------------

sexta-feira, setembro 11, 2009

Via Vida: Educar É Preciso - 2

Como tínhamos dito para alguns amigos, estamos reeditando o post Educar É Preciso, publicado dia 26 de julho de 2008, na Via Vida 19.

...--------------
...
"Conversando com pessoas de diferentes camadas sociais, percebemos a falta que faz uma educação de qualidade. Percebemos também como as escolas estão ainda tão deficitárias. Como nosso sistema educacional precisa de pessoas engajadas em educação básica, que pensem em como melhorar os programas educacionais, aperfeiçoando alguns e acrescentando outros.

Precisamos de escolas que engajem a família como um todo, educando não só crianças, mas todos os adultos da família: mães, pais, tios, enfim, todos que, de um certo modo convivem com os pequenos.

Quantos pais, com palavras negativas, não sufocam sonhos? Ou interrompem o desenvolvimento social, familiar e, muitas vezes, o ideal de uma criança? Quantos não desestimulam um garoto ou garota que tem tudo para ser um grande profissional, uma grande pessoa! Pessoa no sentido amplo da palavra, como criatura humana e humanitária.

Quantos pais não podam, ainda na raiz, sonhos realizáveis, com palavras indevidas e negativistas. Culpa deles? Como, se aprenderam assim? Como são culpados, se também foram marginalizados e cresceram no vai e vem da vida?

Precisamos de Escolas com E maiúsculo. Uma Escola. Não um criadouro, uma gaiola, um faz-não-faz.

Precisamos de Escolas. Escolas com uma infra-estrutura que apoie a família e a comunidade onde está inserido o aluno, aquele que será o representante de nosso amanhã.


---------------------------

segunda-feira, setembro 07, 2009

Via Verde: Entrando em Setembro com Orquídeas

Mini orquídea 

Estas orquídeas são para os integrantes da equipe do TOP BLOG. Foi a forma que este blog encontrou para homenageá-los, neste dia tão especial para nós, habitantes deste "gigante adormecido". São pessoas incentivando a produção criativa cultural dos blogueiros brasileiros, por isto merecendo nossa admiração e respeito. São pessoas que representam uma parcela da intelectualidade de nosso país divulgando uma massa anônima. Uma massa que interage por puro prazer com os internautas, levando, de um modo saudável, um pouco daquilo que ainda temos de melhor: humor, música, esporte, artes, verde e uma grande vontade de levar adiante tudo isso. Sim, uma vontade no querer espontâneo de compartilhamento, próprio desse povo lutador. Através da divulgação de nossa cultura e de nossos recursos naturais fazemos um concerto de consertos. Uma sinfonia positiva que modificará, pouco a pouco, os sons de hábitos e conceitos errôneos, fazendo nosso povo menos vulnerável a explorações dos 'minha gente' espalhados por todos os cantos deste país. E mais críticos em relação aos mercenários de armas nucleares espalhados pelo planeta. Nosso muito obrigada também a todos vocês dos grupos abaixo relacionados que apoiam o TOP BLOG. Temos certeza que os blogueiros que participaram desse concurso nos fazem coro neste agradecimento.















------------------------

quarta-feira, setembro 02, 2009

Via Natureza: Bicho-graveto

Encontrei esse bichinho há quase um mês. Parece um gravetinho. Estava meio perdido em uma calçada ao lado do jardim. Geralmente ele fica entre os galhos secos das plantas, totalmente 'escondido', pois parece realmente um galho seco. Esse das fotos é um filhote. Uma vez, há uns dois anos, retirando os galhos secos de uma trepadeira, quase pego em um. Devia ser o pai ou a mãe de um desses, pois era bem maior. Alguém já viu um bichinho assim?










------------------------