terça-feira, setembro 30, 2008

Via Vida: Sugismundos

Estradas e Sugismundos


Fico indignada toda vez que vejo motoristas ou passageiros jogando alguma coisa nas ruas ou nas estradas. Jogam de tudo, desde papel de balas e bombons até copos e garrafas pet. As latinhas de cerveja diminuíram, mas ainda acontece. Guardanapos, saquinhos de sanduíches, embalagens de salgadinhos, cascas de frutas, tudo é jogado pra fora da janela... Por que guardá-los dentro do carro? É tão mais fácil jogar e se livrar da sujeirinha. "Oh meu... Se liga!", como diria o Faustão.

Pense, "cara" e guarde o "carão": jogando seja lá o que for fora do carro, do ônibus ou do caminhão, você vai pagar por isso mais cedo ou mais tarde. Ou já se esqueceu daquele bueiro entupido de lixo que alagou sua rua ou aquela outra rua por onde você queria passar?

Isso acontece, infelizmente, em todas as grandes cidades do Brasil. O Rio que o diga. Já vivi um dia terrível de chuva forte por lá.

Outro dia uma dessas pessoas 'educadas' não sei onde e como, quase quebra nosso carro ao tentar se desfazer do "utensílio" em que tomava sua água: um enorme coco. E numa estrada movimentada, entre Goiânia e Brasília. Dá para imaginar o que poderia ter acontecido?

E fico aqui pensando: Como educar as pessoas no trânsito? Você tem alguma ideia? Conte pra nós.

------------------------

segunda-feira, setembro 29, 2008

Via Verde: Clerodendro










Clerodendro, coração-sangrento, lágima-de-cristo, clerodendro-trepador. (Clerodendrum).

------------------------

quinta-feira, setembro 25, 2008

Via Músicas Que Ficam: O Sal da Terra (Beto Guedes)


O Sal da Terra Composição: Beto Guedes/Ronaldo Bastos

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...

A paz na terra, amor
O pé na terra
A paz na terra, amor
O sal da...

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra, o amor...

------------------------

Compartilho O Sal da Terra de Beto Guedes com todos aqueles que gostam de uma boa música, divinamente inspirada.

------------------------

terça-feira, setembro 23, 2008

Via Natureza: A Borboleta Azul - Filme e Borboleta



Recentemente temos visto bons filmes nos canais de televisão. A Borboleta Azul é um deles. É baseado em um fato da vida real. Conta a história de uma criança com câncer, sem esperança de sobrevivência. Ele - é um menino - sonhou com uma borboleta azul e queria porque queria ver uma. Um professor de botânica, amigo seu, levou-o a uma floresta tropical para procurarem a rara borboleta.
Depois de muitas aventuras correndo atrás de borboletas, o menino consegue realizar seu sonho. Diz o filme que o menino ficou curado, com exames que comprovaram isso.
É a fé colocada em prática. No caso, a fé na cura, mesmo tendo como agente motivador uma simples, porém linda, borboletinha.
Terminado o filme, todos que o viram comigo, entre eles duas jovens, não se cansaram de elogiá-lo! E tinham visto "sem pestanejar", não perdendo um só minuto.
Conclusão: Não é preciso tiros, lutas, explosões, mortes ou efeitos especiais que distorcem a imagem, para que um filme conquiste o público. Nota dez para a história, nota dez para a fotografia e dez multiplicado por dez para o retorno aos bons filmes.




Nota: Estas três fotos (na verdade duas, porque a primeira foto é a mesma da última) foram tiradas no último dia 14, dois dias depois do filme. É de uma linda e minúscula borboleta azul achada por minha filha na grama seca de nosso jardim. (A grama está seca pela falta de chuva.)
------------------------
------------------------

segunda-feira, setembro 22, 2008

Via Verde: Primaveras em Flor










Começa a primavera e, com ela, as coloridas primaveras* ficam ainda mais floridas e charmosas.Tirei estas fotos nas redondezas de minha casa. Estão colorindo jardins e calçadas.
A primavera é um arbusto que pode ser conduzido como trepadeira. Possui dezenas de formas e cores. Há até bicolores. É originária do Brasil, portanto, é uma flor bem brasileira.
-----------------------
*A Primavera é da família das nictagináceas. Bougainvillea spectabilis é seu nome científico. É também conhecida como buganvília, três-marias e ceboleiro.
Fonte: 1001 Plantas & Flores, Edição Especial da Revista Natureza, Editora Europa, 2ª edição, Fascículo 6, p. 97.

--------------------------

quarta-feira, setembro 17, 2008

Via Versos: Gosto de Mato - Estruturando um Poema


Estruturando um Poema

Admito que tenho uma certa facilidade para escrever. Mas não para escrever poemas, apesar de rabiscá-los desde adolescente. Rabisco daqui, rabisco dali, tiro uma palavra, acrescento outra, vejo o sentido de cada uma no texto... Levo semanas nisso. Nunca estou contente. Já com um texto não poético, em alguns minutos escrevo, quase sempre sem a necessidade de correções. Pensando nessa estruturação do texto, resolvi compartilhar a escrita de um poema com todos vocês. Escrevi um sobre as flores do campo para saudar a primavera que se aproxima. Vejam como ficou a primeira fase, depois, claro, de algumas mudanças:

Gosto de Mato
Do gosto de mato
No mato me escondo
No mato me acho
Nas madrugadas no mato
no orvalho me reinvento
E vôo no vento
Do mato

Gosto de mato
Do gosto de mato
No mato me sinto
No mato me gosto
No perfume do mato
me embriago e vago
No mato

----------------------

Segunda fase: Troquei algumas palavras e acrescentei mais esta estrofe:

Gosto de mato
Do gosto de mato
No mato me mato
e me vou levada pelo vento
E nas primaveras renasço
No mato!

Horríiiiiiiiiiiivel
------------------------

Vou lhes poupar de mais detalhes. Depois de trabalhar o texto mais algumas vezes (muitas!), ficou assim:


Flores do Campo

Gosto de mato
Do gosto de mato
No mato me cacho
No mato me acho
Nas madrugadas no mato
O orvalho cato
E faço brisa do vento
Do mato

Gosto de mato
Do gosto de mato
No mato nasci
No mato cresci
No cheiro de mato
Me embriago e vago
Bailando no tempo
Do mato

Gosto de mato
Do gosto de mato
No mato vivo
No mato me mato?
Não mato mato
Floresço e renasço
Voando e vagando
No mato





------------------------

Flores do campo é nossa homenagem à primavera que está chegando.

------------------------

terça-feira, setembro 16, 2008

Via Vida: Interneteando

Meios de Comunicação


Os meios de comunicação, principalmente a Internet, fizeram acontecer as previsões de McLuhan. O mundo tornou-se mesmo uma grande aldeia. Podemos nos comunicar com pessoas do outro lado do mundo, em questão de segundos.

A Internet e o planeta

Na Terra há diamante, ouro e prata. Há rios de águas límpidas e transparentes, florestas, flores. Há o Belo, mas há também o bicho homem (homem no sentido genérico da palavra). É um bicho imprevisível: às vezes doce, meigo, incapaz de fazer mal ao meio onde vive. Porém, quando quer, torna-se um bicho selvagem, não sabendo pensar além do próprio umbigo. E, nesses momentos, é uma ameaça. E que ameaça! Que todos os outros animais corram, rápido, porque senão o bicho homem pode pegá-los...

A Internet é um reflexo da terra, com tudo que tem de bom e de ruim. Pior: foi feita por aquele bicho.
Aquele bicho ora bondoso e consciente, ora inconsequente, desastroso, com uma cabeça vazia.

As boas e as más vias da Internet

A Internet veio mesmo para transformar o mundo em uma grande aldeia. Uma cidade onde podemos conviver com boas e más companhias. Em boas e más vias. Estas, com todo tipo de armadilha.

As redes sociais

Como em todas as vias da Internet, nas redes sociais pode-se ver um pouco de tudo. É o lugar preferido por pessoas que aprenderam a cuspir, jogar lixo e até se despir nas ruas. É o lugar onde imperam as bobozeiras. Infelizmente, é o lugar preferidos dos jovens. Para se escolher por onde navegar são necessárias horas diante do computador. Quando não se tem tempo para isso, o melhor a fazer é nem mesmo passar pelas ditas redes. Era o que fazíamos. Até sermos convencidos do contrário. Foi conversando com jovens que decidimos entrar e "curtir". Entrar para tentar fazer a diferença. Muitas pessoas, que também podiam "fazer a diferença" têm um certo receio; e com razão. Mas, por que não tentar? Por que não "arregaçar as mangas", exatamente como fazemos para trabalhar? Em prol de nossos jovens, façam isso! Levem um pouco de seus conhecimentos, de suas experiências para as ruas, quer dizer, para as redes sociais. Vamos fazer a diferença, educando e conscientizando? Boa sorte a todos nós.

------------------------

segunda-feira, setembro 15, 2008

Via Natureza: Plantas e Cia ll







------------Clique na foto para vê-la ampliada. Dá para ver até as asinhas!




Plantas e Cia
O verde me atrai. Servindo de pouso, de fonte ou de caminho para nossos amigos da natureza ficam ainda mais atraentes. E deslumbrantes!

-------------------------

sábado, setembro 13, 2008

Via Amigos: Fortaleza de Santa Teresa - Chuí - Uruguai



Sábado não é o melhor dia para se receber amigos? Pois é, reservamos o dia de hoje para a Via Amigos. Sempre que algum amigo/alguma amiga quiser compartilhar conosco algo interessante, seja um texto, uma foto ou um comentário, nosso web espaço estará com suas portas, digo, com suas janelas abertas. Tivemos sorte, porque vamos inaugurá-lo com um casal de amigos - que conheci nas vias da Internet. E no maior estilo: com quatro fotos de pontos históricos.

Dig e Bia, com mais um casal amigo, fizeram da estrada um local para passear, fazer amigos e... morar! Não é incrível? Querem conhecê-los? O "Diário de Bordo" destes dois casais, com fotos como estas que nos mandaram da Fortaleza de Santa Teresa, Chuí, Uruguai, está em:
http://casanaestrada.blogspot.com/

Recebi as fotos com estes comentários:

"Lu,
Seguem anexas algumas fotos da Fortaleza Santa Teresa do Uruguai.
Se vc se interessar pode publicar.
O passeio à fortaleza vale a pena, pois está praticamente intacta. Durante muitos anos esteve coberta de areia o que evitou depredações. Mais tarde o governo a reconstruiu e hoje é mantida pelo exército uruguaio.* Se resolver publicar pode postar o nome de nosso blog casanaestrada.blogspot.com onde os visitantes podem ver mais fotos da fortaleza.
abraços,
Dig."

------------------------

Apreciem as fotos!

Obrigada Dig e Bia. Sempre que quiserem, podem nos enviar mais fotos. Será um prazer publicá-las.

*Texto por nós grifado.

-------------------------




-------------------------

Notas:
1- Este blog tem um compromisso com a verdade, a autenticidade e a privacidade. As fotos e textos aqui postados, que não forem de nossa autoria, sairão com seus devidos créditos. Portanto, todas as outras fotos e textos foram feitas por nós.
2- Não publicaremos nenhum material que contenha ofensas, vulgaridades ou pornogafia.
--------------------------

sexta-feira, setembro 12, 2008

Via Viajando nos Sabores: Suco de luz do sol

Dia 9, terça-feira passada, falamos sobre a professora Ana Branco (Ana Branco e seu BioChip). Hoje daremos uma de suas receitas. A receita de um suco que está "fazendo furor" principalmente no Rio e entre os adeptos da alimentação saudável.


Suco de luz do sol*

"Coloque 2 maçãs picadas sem sementes no liquidificador. Bata com a ajuda de um pepino como socador para auxiliar a extrair o líquido que mora dentro dos vegetais. Acrescente um punhado de grãos germinados, folhas verdes comestíveis: couve, chicórea, hortelâ, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe num coador de pano e beba logo em seguida. E se delicie com a força da energia vital!
suco de luz do sol

Como germinar grãos:

  1. Colocamos de uma a três colheres de sopa de grãos num vidro e cobrimos com água limpa.
  2. Deixamos de molho por uma noite (8 horas).
  3. Cobrimos o vidro com um pedaço de filó e prendemos com um elástico. Despejamos a água e enxaguamos bem sob a torneira.
  4. Colocamos o vidro inclinado num escorredor num lugar sombreado e fresco
  5. Enxagüamos pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes
Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral estão com a sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.
Sugestões de sementes: Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão de bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha do Pará, amêndoas, ervilha, feno-grego, etc."

------------------------------


*Receita encontrada no site de Ana Branco. Veja mais detalhes em:
---------------------------------

quinta-feira, setembro 11, 2008

Via Olhando o Céu: Nuvens




-------------------------
Estas fotos foram feitas na tarde do último dia 06, com uma pequena câmera Sony de apenas 4.1 mega pixels; não foram trabalhadas, estão 'ao natural', como saíram.
--------------------------

terça-feira, setembro 09, 2008

Via Vida: Ana Branco e seu BioChip

---------------------------------- Florindo e Frutificando

Ana Branco e seu BioChip

Cabelos brancos, sorriso solto, olhar-que-enxerga-longe, simplicidade total: essa é a descrição de uma grande dama do cenário nacional. Seu nome: Ana Branco¹. O que faz? Ou melhor, o que faz e acontece? É Professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. E daí? E daí, que ela faz. Faz de manguezais, de favelas e de feiras, suas salas de aula. Instrui alunos e comunidades. Instrui e orienta; orienta e divulga pesquisas sobre a Vida. Pesquisa cores, sabores, odores, enfim, o DNA de frutas, hortaliças e sementes. Criou o BioChip:

"Biochip é um grupo aberto de estudo, pesquisa e desenho, que investiga as cores e a recuperação das informações presentes nos modelos vivos: hortaliças, sementes e frutos. A pesquisa Biochip encontra ressonância e analogia com a prática da Agricultura Ecológica em relação à Terra. Na agricultura convencional, quando uma lagarta come uma planta, ataca-se a lagarta para se defender a planta. Na prática ecológica, ao invés de se agir diretamente na planta, o que é trabalhado é a Terra, o ecossistema, a base onde a planta busca seus nutrientes. Quando o solo também está vivo, a planta pode buscar seus nutrientes com um mínimo de esforço, absorvendo nutrientes, já decompostos pelo metabolismo da Terra."²

A Professora Ana Branco torna comum, "universaliza" suas idéias e suas pesquisas. Faz da universidade uma verdadeira Universidade. Que nasçam e venham outras Anas! O Brasil agradecerá e as receberá de braços abertos.
------------------------
Nota: Na próxima sexta-feira, dia 12, daremos uma receita de Ana Branco chamada Suco de luz do sol.
------------------------
¹Ver Ana Branco :
²Ana Branco - Apresentação (mesmo site)
-------------------------

segunda-feira, setembro 08, 2008

Via Verde: Grevílea








Grevílea*, grevílea-anã, grevílea-escarlate, grevílea-branca, grevilinha: são arbustos que podem ter até 6 metros. As fotos ilustrativas fizemos em agosto último. Pertencem à família das proteáceas. Origem: Oceania, Austrália, mas adaptadas e muito encontradas por aqui.

-------------------------
*Nome científico: Grevillea banksii. Fonte: 1001 Plantas & Flores, Edição Especial da revista Natureza, 2ª Edição, Editora Europa, Fascículo 5, p. 79.

-------------------------

sexta-feira, setembro 05, 2008

Via Músicas Que Ficam: Primavera (Tim Maia)

Fotografia: Luísa Nogueira














Primavera

Tim Maia

Composição: Cassiano / Sílvio Rochael

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (meu amor)

----------

Esta música nos faz lembrar das muitas primaveras da vida e também que a primavera está chegando!

Foto: Rosa de nosso jardim.

-------------------------------------


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-

quinta-feira, setembro 04, 2008

Via Verde: Superando Obstáculos

Fotografia: Luísa Nogueira


A delicada flor e a áspera pedra

------------------------

Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-

terça-feira, setembro 02, 2008

Via Postais: Países e Paisagens

------------------------------------Londres -Inglaterra¹

--------------------------------Lisboa - Portugal²
...
-------------------------------------Bari - Itália³

---------------------------------------------Schleswin* - Alemanha 4
...
Países e Paisagens

Dando continuidade à série Postais, hoje apresentamos quatro países europeus. Selecionamos estes postais não pela proximidade geográfica desses lugares, mas pela paisagem: em cada um deles há o elemento água de um modo particular.
...
... 
---------
...
Créditos:
¹Just Arrived in London: Houses of Parliament, The Photographic Greeting Card CoLtd.. ²Lisboa: Cômer - Trav. do Alecrim. 1 - Lisboa -Portugal (1393).
³Bari: 14- Ediz. Lo Buono Comm. Nicola - Bari, da fotocolor Kodak Ektachrome.
...
----------
...
Saiba mais sobre Bari em:
4Alemanha: Schleswig - Dom mit Schlei, Kunstverlag Voigt, Inh. G. Schultz, 2201 - Kollmar/Niederelbe - Nachdruck untersagt.
...
----------
... 
*Schleswig-Holstein - "O estado federal de Schleswig-Holstein localiza-se ao extremo norte da Alemanha. Sua capital, Kiel, cujas ruas agitadas, pátios românticos, praças e porto possuem um ar nórdico e intempestivo. Schleswig-Holstein oferece uma grande variedade de oportunidades, tanto na água, como em terra, para todas as idades; desde oportunidades para os amantes de esportes radicais, até opções para os adeptos da geração saúde. Como “paraíso infantil” do norte, esta região, muito aberta à presença de crianças, possui ambientes de lazer muito atrativos para famílias. Os turistas podem relaxar e se sentir em casa em um dos vários resorts e hotéis localizados em ambas as costas, a do Mar do Norte e a do Mar Báltico. A estimulante brisa do mar, o sol, a areia e a água do mar elevam os ânimos e estimulam o sistema imunológico. A orla marítima, o mar aberto, o cenário marítimo, as reservas naturais e os parques nacionais fazem parte da beleza natural de Schleswig-Holstein." Informações transcritas do site: www.visitealemanha.com/PTB/destino_alemanha/master_tlbundesland-id24.htm - 43k -
...
-----------
...
Nota: Os créditos foram adicionados exatamente como se encontram no verso de cada postal.
... 
------------------------

Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-

segunda-feira, setembro 01, 2008

Via Natureza: Lírio


Foto de Luísa Nogueira


Lírio
Teu brilho é visível
Mesmo na escuridão da noite

------------------------

Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-