segunda-feira, janeiro 31, 2011

Via Verde: Pequena, Vermelha e Adocicada: Que fruta é essa?

Galhos com frutos maduros e amadurecendo.

Há alguns anos compramos uma muda de uma planta que diziam ser jambo. A plantinha foi crescendo e cada vez ficando mais diferente de um jambeiro. Quando começou a frutificar vimos que era uma fruta que não conhecíamos. O pior é que ninguém da vizinhança conhecia. É pequena, tem mais ou menos um quarto do tamanho de um jambo, vermelha e adocicada, quando madura. Você sabe que frutinha é essa?

Árvore com tronco e galhos finos.


Formato das folhas e frutinhas amadurecendo.


Que fruta é essa? 
Retiramos a pele de uma delas para mostrar a polpa.

A pele é bem fininha...



Cada uma das frutinhas possui duas sementes, parecendo uma semente dividida.


Duas frutinhas ao lado de um jambo.


Essa  foto foi feita ontem, domingo, após a colheita.

----------------------------

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Via Natureza: Imagens da Mata - II



Vamos refletir?

--------------------------

terça-feira, janeiro 25, 2011

Via Natureza: Imagens da Mata - I




sábado, janeiro 22, 2011

Via Natureza: Região Serrana do Rio de Janeiro

Uma borboleta procurando pouso...

Como a grande maioria dos brasileiros, ainda estou abalada com a tragédia provocada pelas chuvas na região serrana do Rio. Procuro analisar e compreender o porquê de tantas mortes. O que foi fatalidade e o que foi descaso do poder público.

Até o momento em que aqui escrevo já se contabilizam 785 mortos, de acordo com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado, sem se contar as 400 pessoas desaparecidas. As desabrigadas e as desalojadas ultrapassam 9.800, entre Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Sem roupas, móveis e, pior, sem um teto para morar. E aqueles que perderam seus filhos? Ou pais, cônjuge...  É difícil até mesmo para quem tem uma ótima estrutura psicológica. Muitos perdem a própria identidade, tamanha é a dor. Já pensou perder tudo, materialmente falando, e ainda perder a família?

Se estamos tão chocados apenas por saber e ver através da mídia, como estarão aquelas crianças que, de repente, ficaram órfãs? "Quero minha mãe", uma grita, "onde está meu pai e minha mãe?", outra chora. Se são cenas chocantes para quem está a quilômetros de distância, imagine o que é para esses nossos irmãos desabrigados. Sem moradia, na casa de amigos ou familiares ou em abrigos improvisados e ainda muitos deles também com o coração em luto pela perda de um ou mais membros da família ou mesmo à procura de algum parente ou amigo. Não consigo nem mesmo encontrar uma palavra para definir tanta tristeza.

Não queremos aqui encontrar culpados. Apenas lembramos que, se há pessoas que se arriscam morando em encostas, é porque não têm um lugar melhor para morar, não tiveram informação suficiente sobre os riscos que correm, são tratados e vistos à margem da sociedade,  não tiveram a oportunidade de educação e vida necessária ao desenvolvimento da cidadania, faltou uma infraestrutura adequada a cada lugar e muitos outros motivos que deveriam estar entre as prioridades dos governos estaduais e federal.

Mas, há também ricos entre as vítimas, você está dizendo. Sim, existem pessoas que moram na Região Serrana do Rio de Janeiro - ou que lá possuem uma segunda residência - pela beleza do local. Falta de informação sobre os riscos? Não sei. Porém, você deve concordar, não é dever do Estado proteger todos seus cidadãos? Por que só agora vai haver um monitoramento das chuvas e um possível alerta de riscos, sendo que todos os anos acontecem enchentes e deslizamentos, matando centenas de brasileiros? Lembra do que aconteceu em Santa Catarina em 2008?

Foi necessário que a comunidade internacional 'lembrasse' o Brasil sobre os problemas de segurança do Rio de Janeiro, que comprometeriam a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, para que o governo unisse forças para a retomada do Complexo do Alemão, expulsando de lá os traficantes. Foi também por críticas de outros países sobre a modo com que o governo brasileiro cuida das comunidades que moram em zonas de risco, que, parece, vai ser feito algo. Quando nosso país olhará mais seriamente para seu povo?


Borboleta encontrando seu lugar na natureza.


-------------

Veja no blog coletivo Terra, aquele abraço! o post "Para nossos irmãos da região serrana do Rio de Janeiro".

-----------------------------   

terça-feira, janeiro 11, 2011

Via Verde: Sob a Sombra de um Jenipapeiro

Sob o céu azul de Brasília, à sombra de um jenipapeiro, Gilvany trabalha. Acorda cedo, prepara café, leite bem quentinho e sucos diversos - de maracujá, de caju e dos jenipapos que por vezes ela encontra, caídos debaixo do pé de jenipapo, como se estivessem à sua espera.

Gilvany enche caixas de isopor com pão de queijo, beiju de tapioca e bolos cortados em pedaços. Assim, cheia de delícias, com um jaleco imaculadamente branco, ela fica, todos os dias, ao lado de um ponto de ônibus; expõe carinho e guloseimas, em uma mesa com toalha branca.

Os fregueses chegam e Gilvany, entre um sorriso e outro, atende a todos.

Gilvany salta da cama antes do nascer do sol. Depois de preparar seu ganha-pão, deixa seus filhos na escola e corre para o trabalho, onde fica todas as manhãs. Na parte da tarde ela se organiza para a manhã seguinte, enquanto prepara o básico para a sobrevivência de sua família.

Gilvany representa as brasileiras e os brasileiros - milhões deles! - que saem de segunda a sábado para um trabalho informal. Um trabalho sem férias, décimo terceiro ou qualquer outro direito trabalhista.


Sob o céu azul de Brasília, à sombra de um jenipapeiro, Gilvany trabalha. Acorda cedo, prepara café, leite bem quentinho e sucos diversos - de maracujá, de caju e dos jenipapos que por vezes ela encontra, caídos debaixo do pé de jenipapo, como se estivessem à sua espera...   

 Enche algumas caixas de isopor com pão-de-queijo, beiju de tapioca e bolos cortados em pedaços. Assim, cheia de delícias, com um jaleco imaculadamente branco, ela fica, todos os dias, ao lado de um ponto de ônibus; expõe carinho e guloseimas, em uma mesa com toalha branca.       

Os fregueses chegam e Gilvany, entre um sorriso e outro, atende a todos.  

Copa do jenipapeiro...

Galhos com jenipapos...

Nesta foto podemos ver o formato das folhas, os galhos e dois jenipapos...

O jenipapo da esquerda ainda está em fase de maturação. Os outros dois já podem ser consumidos; foram encontrados por Gilvany debaixo do jenipapeiro. Ela gentilmente me cedeu para essas fotos.

Um jenipapo cortado ao meio...

Polpa do jenipapo. Para um suco cremoso é só misturar leite e açúcar. Bater ou não no liquidificador.


.Jenipapo, fruto do jenipapeiro. Pode ser consumido in natura e de mil outros modos, como por exemplo, em doces, compotas, refrescos e sucos, além de vinho, vinagre, cachaça e licor. Quem nunca experimentou o famoso licor de jenipapo feito em Goiás? Quando ainda verde, seu suco é um corante utilizado em tinturas para tecidos, objetos de barro e, pasmem, em tatuagens. 
...
--------------------------
  

sábado, janeiro 08, 2011

Via Amigos: Que o Vento te Traga...

Flores de uma plantinha tida como invasora...

... que se enchem de sementes envoltas em plumagens, em pompons brancos aveludados, leves e macios... 


... que o vento leva, semeando aqui e ali...   

Ontem, dia 07 de janeiro, cliquei essas flores e pompons que encontrei perto de minha casa. Ainda estamos no início de janeiro, não é mesmo? Logo...

Que o vento te traga um Pompom-Ano Novo com sementinhas para invadirem teu coração e que elas contenham em seu DNA fontes de Paz, Amor e muitas Alegrias! Feliz 2011!
...
---------------------------

domingo, janeiro 02, 2011

Via Verde: Feliz 2011 com a Cor do Brasil do Ipê-amarelo Homenageando Uma Mulher na Presidência


Ipê-amarelo - Amarelo-ouro ao amanhecer do dia (Foto feita às 6:46 h). 

Ipê-amarelo em pleno sol da manhã (10:49 h).

Flores do Ipê-amarelo para nossa Presidente eleita Dilma Rousseff

As flores dão lugar às vagens plenas de sementes.

Sementes de Ipê-amarelo - Que nossa presidenta lance muitas sementes no solo fértil deste país, escrevendo, assim, páginas novas de amor e esperança a todos os brasileiros.  

Hoje o Brasil acordou comandado pelas mãos, cabeça e coração de uma mulher. Mulher idealista, guerreira e vencedora. Venceu os porões da ditadura, venceu um câncer linfático e venceu as eleições para presidente do Brasil. Votei, no primeiro turno, para outra mulher também idealista, guerreira e vencedora, Marina Silva, sabendo que haveria um segundo turno tendo Dilma Rousseff como a grande favorita das eleições de 2010.  

Quero homenagear a mulher mãe, avó, e agora presidenta, com as cores do Brasil, representadas na árvore-símbolo do Brasil, o ipê-amarelo. 

O ipê-amarelo floresce a partir de agosto; as flores dão lugar a cachos e mais cachos de vagens verdes que guardam dentro de si inúmeras sementes. Dilma Rousseff floresceu nos corações dos brasileiros e agora, plena de sementes, vai lançá-las na terra fértil deste nosso país-continente. Que Deus a proteja e a abençoe, dando-lhe sabedoria dia após dia. 

---------------

Aos amigos seguidos e seguidores: Há alguns meses adicionei a este blog um gadget de pesquisas com o título Ache fácil (Ver na lateral direita). Não para pesquisas gerais, mas para as postagens dos blogs parceiros e amigos e, claro, dos posts do Multivias. Hoje, querendo saber sobre as novidades de Ano Novo de nossos amigos, fiquei surpresa e contente. Apareceram dezenas de blogs - oito páginas! - com posts saudando 2011. Para todos vocês, um Novo Ano com muita Paz, Saúde, Amor e Realizações pessoais e profissionais!         

---------------------------