segunda-feira, agosto 31, 2009

Via Verde: Agapanto


Que todos os outros meses deste ano nos tragam flores azuis, como este mês que termina. E, como o agapanto, que suas flores sejam também brancas, representando muita PAZ!
...
Agapanto (Agapanthus africanus). Família das liliáceas.
...
------------------------

sexta-feira, agosto 28, 2009

Via Amigos: Selos: Exibir ou não exibir, eis a Questão

Os selos são a nova febre da Internet. É mais uma moda que chegou e não adianta fechar os olhos; eles estão por toda parte. Exibí-los ou não? No início fui um tanto quanto 'indiferente' a eles. Ignorá-los? Não, não cheguei a esse ponto. Agradecia, dizia que ia pegá-los para exibir depois - e realmente os pegava mas o 'depois' ficava vago... Não sabia como fazer. Não queria que nosso blog virasse lapela de ex-combatente. Observando, pouco a pouco compreendi o porquê dos ditos cujos.
...
O mundo tornou-se mesmo pequeno, em termos de comunicação, mas as pessoas estão cada vez mais isoladas. Bem informadas, mas cada vez mais trabalhando isoladamente. O tradicional catar nas ruas a informação ficou, para muitos, obsoleto . O moderno é navegar em busca do que se quer. Não é mais necessário ir 'buscar'; a notícia vem até você, via Internet, esteja onde você estiver. Nos jornais, o modo de se trabalhar mudou. Em casa, temos tudo à mão, sem sair da telinha. Até as 'fofocas' são sem o contato direto com o outro.
...
Não é preciso pensar muito para se compreender a necessidade que hoje as pessoas têm em seus relacionamentos diários. Os amigos virtuais, muitas vezes, substituem os amigos 'de carne e osso'. Aí surgem os mais diversos modos de mostrar ao amigo que gostamos dele, que temos afinidades, seja na troca de uma palavra, de uma foto ou do envio ou recebimento de um desses selinhos. 'Nosso amigo' está do outro lado da cidade, do país ou mesmo do mundo; nunca o vimos - e talvez jamais o veremos, mas ele está sempre 'presente'; Um amigo 'de caixinha', que mora dentro da caixa de nosso computador, mas fisicamente longe. Longe e perto, bem pertinho de nós - bastando apenas um clique pra 'conversar' com ele... É como se ele morasse em nossa casa, ou ao lado, um vizinho talvez, bem mais íntimo que muitas pessoas que moram no apartamento ou na casa ao lado. Quantos vizinhos mal sabem seu nome - se sabem! O amigo virtual, esse sim, está sempre 'do seu lado', com palavras gentis. Participa de suas conversas - os posts - com aqueles comentários que você gostaria de ouvir, interagindo sempre.
...

Esse preâmbulo todo é só pra dizer que aderi aos selinhos, 'pela metade'. Compreendi a necessidade deles nas comunidades virtuais. Como já disse na Via Amigos, são carinhos em forma de selos. Foi o modo como recebi um desses carinhos que me fez pensar em mostrá-los. Nossa amiga Doroni, do GO, nos ofertou um, que veio acompanhado com seis regrinhas. Uma dessas 'regrinhas' dizia que tínhamos que enviar a mais cinco pessoas e, outra 'regra', acompanhar para ver se o ofertado tinha dado continuidade a essa corrente, ou seja, se tinha mesmo repassado o selo para outros amigos. Pensei com meus botões: "E agora? Não vou deixar nossa amiga poetisa em maus lençóis!" Concluí que o melhor seria pegar 'de verdade' o prêmio e repassá-lo. A escolha dos amigos foi outro dilema. Resolvi 'homenagear' alguns de nossos amigos que, pensei, pudessem aceitar a brincadeira 'numa boa'. Mas, (Doroni, me desculpe), 'eliminei' a última regra - 'aquela' do acompanhamento. Assim, cinco amigos foram presenteados, repassando para eles a difícil tarefa de mais escolhas.
...
Selo Blog de Ouro, ofertado aos amigos pela poetisa Doroni
...
Disse que aderi 'pela metade' porque consegui 'conciliar' a exibição. Em vez de espalhá-los por todos os lugares da lapela, digo, da lateral do blog, estou reunindo todos em um só lugar, como vi em alguns blogs.
...
Depois de começar, não tem mais volta. Já que peguei um, vamos pegar todos! Gostei da experiência. Obrigada, Doroni, por ter quebrado minha resistência. Obrigada por me ter feito compreender que, sem essas pequenas gentilezas, nosso mundo virtual torna-se realmente um mundo sem alma.
...
Temos um amigo americano chamado Brad (Não é o Pitt, por favor, fanzocas do astro gato - "gato, gatinho, gatão", como diria minha filha, sua fã de carteirinha)... Pois é, voltando ao assunto, nosso gringo amigo querido ama distribuir selinhos. Uma verdadeira Hebe Camargo virtual. Como admira nosso trabalho de preservação ambiental, já nos enviou um monte deles. Também pudera! Recebe prêmios do mundo todo. E generosamente compartilha todos eles com os amigos. São alguns dos selos recebidos dele que vou ofertar hoje.
...

Agora, é a hora. Vou virar mamãe-noel e começar a distribuir lembranças. Lembranças que, com toda sinceridade, estão repletas de carinho. Quem são nossos homenageados? O selo abaixo vai para os amiGOs:
...

- Nossa querida e grande coração Lau, do blog Renascendo
- Nosso companheiro de caminhada 'através da natureza', Dalton França. Seu blog: nocantinhodacurva
- A poetisa Rose, uma das primeiras a nos ofertar um selo, através de um gentil comentário, em maio último. Seu blog: Asas Róseas
- Nosso queridíssimo Calmon, do blog VIVER É PURA MAGIA
- A 'sumida' Dulceny, do blog "Palavras escritas"
- A historiadora Yvelise, do blog Olhos Históricos
- A Zilda Santiago, do blog SOMOS TODOS APRENDIZES
- A batalhadora Vicky, pelo seu trabalho de união no ReUnidos.
... Nota: Vejo com simpatia o intercâmbio entre países. Como o Brad é 'um amor' e vocês também são 'uns amores', acho que vão gostar de conhecê-lo.


Este outro selo, também via Brad, vai para estas novas amigas, cujos blogs são acolhedores e nota mil. São elas:
... - Doroni, não apenas em retribuição, amiga, você merece. Seu blog: CONTOS, LENDAS E TEXTOS
- Sonia Schmorantz, do blog UM VENTO NA ILHA
- Dora, do blog FILHA DO CÉU
- Angela Guedes, do blog Angela Guedes
- Anna Salles, do Blog Anna Salles
- Nossos parceiros. Veja o link de seus blogs na lateral direita. É uma pequena parceria, apenas colocamos o banner ou o link dos blogs em nossas listas de blogs. Assim, de mãos dadas, ajudamos na visibilidade do parceiro.

Para nossos novos amigos e para os amigos parceiros
...
Este terceiro selo de hoje, também made Brad, o Multivias oferta a todos os amigos que caminharam ou caminham conosco. Seus links estão no ReUnidos. Alguns deles estão em nossa lista de blogs amigos.

...
Para todos os amigos que caminham ou caminharam conosco ...

Um ótimo fim de semana para todos vocês!

------------------------

quarta-feira, agosto 26, 2009

Via Natureza: A Borboleta Azul - 2



Trabalhamos durante este mês com o tema azul. Foram três flores e um pássaro azuis; hoje trazemos uma borboleta. É uma reedição do dia 23 de setembro de 2008. Dois motivos nos levaram a reeditar esse post: Primeiro, a cor da borboleta. Segundo, o período de estiagem do ano passado. Vejam, nele falamos sobre a grama seca pela falta de chuva. Estávamos no final de setembro. Este ano, Graças a Deus, as chuvas apareceram mais cedo. Hoje está chovendo. O cerrado é assim nesses meses de seca. Todos esperam a chuva a partir do início de agosto, mas é raro isso acontecer. Nos últimos anos ele só dá as caras em setembro. E depois do dia 20.

Confiram o que escrevi em 2008:
...
Recentemente temos visto bons filmes nos canais de televisão. A Borboleta Azul é um deles. É baseado em um fato da vida real. Conta a história de uma criança com câncer, sem esperança de sobrevivência. Ele - é um menino - sonhou com uma borboleta azul e queria porque queria ver uma. Um amigo, professor de botânica, levou-o a uma floresta tropical para procurarem a rara borboleta.
Depois de muitas aventuras correndo atrás de borboletas, o menino consegue realizar seu sonho. Diz o filme que o menino ficou curado, com exames que comprovaram isso. É a fé colocada em prática. No caso, a fé na cura, mesmo tendo como agente motivador uma simples, porém linda, borboletinha.
Terminado o filme, todos que o viram comigo, entre eles duas jovens, não se cansaram de elogiá-lo. E tinham visto 'sem pestanejar', não perdendo um só minuto.
Conclusão: Não é preciso tiros, lutas, explosões, mortes ou efeitos especiais distorcendo a imagem, para que um filme conquiste o público. Nota dez para a história, nota dez para a fotografia e dez multiplicado por dez para o retorno aos bons filmes.














Nota: Estas três fotos (na verdade duas, porque a primeira foto é a mesma da última) foram tiradas no último dia 14, dois dias depois do filme. É uma linda e minúscula borboleta azul achada por minha filha, na grama seca de nosso jardim. (A grama está seca pela falta de chuva.)"

----------

Notas: 1- Por que agosto tem que ser visto sempre como 'um mês ruim'? Escolhemos a cor azul para este mês justamente para tentar mudar essa visão distorcida e preconceituosa. 2- No post Onde estão as chuvas de agosto? falamos sobre o período de estiagem cada vez mais prolongado. O ano passado, como prova nosso post de setembro, foi terrível! Para nossa sorte este ano foi bem melhor. Sexta-feira, dia 21, caiu a primeira chuva aqui em Brasília. Viva o sol, mas também, viva a chuva.

------------------------

segunda-feira, agosto 24, 2009

Via Verde : Hortênsia











Hortênsia, hidrângea, rosa-do-japão (Hydrangea macrophylla). Família das saxifragáceas. Originária da Ásia - China e Japão. Floresce geralmente na primavera e verão, mas é comum ver suas flores também no outono. Estas fotos foram feitas em maio último.

Uma das mais belas e vistosas flores, a hortênsia pode ser vista em tons de azul, rosa, vermelho ou branco.
...
A hortênsia flor é tão majestosa quanto a Hortência Rainha, nossa medalha de ouro do basquete. 
...
Professores de português de plantão, respondam rápido: Podemos dizer que a Hortência mulher é xará da hortênsia flor? Do ponto de vista fonético, ou seja, do som, é tudo igual? E a diferença de uma letra em seus nomes? Passo a palavra aos nossos mestres amigos.
...
-------------

Top Blog - Estamos felizes, nosso blog foi classificado. Ficamos entre os 100. Esta vitória não é minha, é nossa, é sua, é de nosso meio ambiente, é da natureza. Obrigada por caminharem conosco, amigos.
.....
Continuem com um mês de agosto bem azul!
...
------------------------

quarta-feira, agosto 19, 2009

Via Natureza - Série Cerrado - VIII: Pássaro Azulado

Pássaro Azulado

















Estamos chamando de 'pássaro azulado' por não saber seu nome. Só sabemos que é pequeno, muito ágil, lindo e que vive no Cerrado. E em sua região, ele também voa e canta por aí? Você o conhece? Qual seu nome?
...
-------------------------

segunda-feira, agosto 17, 2009

Via Natureza: Onde estão as chuvas de agosto?




Cajueiro florindo em agosto

Não só de seca vive agosto. Apesar da falta de chuva, as árvores começam a brotar, florir e frutificar. No tempo de minha mãe jovem, segundo ela sempre dizia, as primeiras chuvas caíam no início de agosto. "Era para segurar as flores do cajueiro", dizia. Agora, o mês termina, entra setembro e muitas vezes as chuvas não aparecem. São bem visíveis as mudanças climáticas. Só não vê quem não quer. O que podemos fazer? Simples: apenas cuidar um pouco mais do ambiente em que vivemos. Como?
....
1- Plante ou adote uma árvore. Quantas árvores você já plantou? Não pode ou não quer plantar? Adote uma. Cuide de alguma árvore de sua rua, de seu bairro, de sua cidade... Sempre há alguma 'abandonada' por aí, às vezes entre calçadas apertadas, pertinho de você.
.....
2- Seja um fiscal do meio ambiente. Neste mês as queimadas acontecem com muita frequência. Não deixe aquela pequena chama evoluir. Seja o primeiro a avisar os bombeiros, antes que a destruição seja maior.
...
3- Informe-se sobre economia de água e de energia e siga as orientações à risca.
...
4- Pare de consumir sem necessidade. Você precisa mesmo daquele vestido novo? Criar faz bem. Peças sobrepostas, uma pequena mudança no vestido, na saia ou na blusa comprada o ano passado, deixam as roupas charmosas, bem mais que 'aquela lindeza' da vitrine! Isso vale também para os homens: você precisa mesmo trocar seu carro?
...
Poderia ficar aqui citando mil e uma coisas que podemos fazer para ajudar a conservar e a recompor nosso meio ambiente. Mas, vou terminar com algo bem fácil e que gera economia para nosso bolso: Aprenda a reciclar, aprenda a reaproveitar, reutilize sempre. Como costumo dizer, "a natureza agradecerá, se refazendo"; assim, nossos filhos e netos ainda verão um pequeno paraíso verde, com rios e cachoeiras. 
...
----------
...
Nota: as fotos desta postagem foram feitas sábado. Você sabe identificar cada uma dessas plantas?
...
------------------------

sexta-feira, agosto 14, 2009

Via Natureza: De Onde Veio Essa Pombinha?


Encontramos essa pombinha, no final de maio, numa moita de um canteiro com plantas diversas. Estava sendo acuada por nossa cadela. Ouvindo o latido, fomos ver o que era. Vimos a pequena ave* toda encolhida, tentando se esconder entre as ramagens.
Minha filha a pegou com carinho, mas ela tremia de medo. Era um filhote, naturalmente aprendendo a voar, que tinha caído de alguma árvore. Tentamos fazê-la beber algumas gotas d'água, passamos a mão em sua cabecinha... Pouco a pouco ela se acalmou; deve ter percebido que o perigo tinha passado.
Devia ser mais ou menos seis horas da tarde quando a vimos. Percebendo que a pobrezinha estava cansada, procuramos acomodá-la em uma caixa. As aves dormem cedo, logo depois do por do sol. Cada um queria 'enfeitar' melhor aquele ninho improvisado, com folhas e galhos diversos. Seu novo abrigo ficou assim:



No dia seguinte, depois de alimentá-la com frutas raspadas e muito carinho, com direito a uma sessão de fotos, fomos procurar seu ninho. Achamos este da foto abaixo, com uma pomba que nos olhava inquieta. Ficava bem no topo de uma grande e alta árvore. "Como fazer", pensamos, "ela voa alguns metros e logo cai"... Deve ter acontecido alguma coisa quando caiu na moita. Ou talvez o medo daquele animal latindo a tenha feito se apressar, ficando espremida entre os galhos, se machucando... Olhamos suas asas, seu corpinho, suas pernas finas, mas não vimos nenhum sinal que indicasse algum ferimento.

Ninho de pombas

Resolvemos deixá-la em um galho mais baixo da árvore. Ficamos olhando de longe. Duas vezes ela voou para outros galhos. Voava como se estivesse saltando. É, devia mesmo estar aprendendo a voar. Entretidos em conversas e afazeres, descuidamos um pouco da tarefa de vigiá-la e, quando fomos vê-la, ela já não estava mais por ali. Durante o dia vimos várias pombinhas nas árvores próximas. Será que ela estava entre elas?
As aves mamães geralmente 'empurram' seus jovens rebentos para fazê-los perder o medo das alturas. No susto da queda, eles começam a bater as asas e descobrem que podem ficar no ar; a partir daí, como leves plumas, voam de um lado para outro.

O olhar tristonho da pombinha

Nós, humanos, de um modo geral, temos medo de 'empurrar' nossos filhos para a vida, preferindo tê-los sempre por perto. Erramos? Não sei. Neste mundo de hoje, cheio de violências, o melhor é deixá-los 'voar' a seu tempo, de acordo com a maturidade de cada um deles. Pelo que tenho lido, não sou a única a pensar assim. Parece que é uma tendência mundial. Temos medo que eles - nossos filhos, como aquela pombinha, encontrem cães e cadelas ferozes vida afora.
...
----------
...
*Aves e pássaros - ..."todos os pássaros são aves, mas nem todas aves são pássaros!" Afinal, como distinguir um pássaro de uma ave? No artigo Nem todas as aves são pássaros (veja o site abaixo) podemos ler:

"Rodolpho von Ihering, um dos maiores naturalistas deste País, já frisava em sua obra magna, o DICIONÁRIO DOS ANIMAIS DO BRASIL: "Pouca gente costuma fazer distinção com valor classificativo, no emprego dos vocábulos ave e pássaro, peculiares à nossa língua e à espanhola. O francês emprega indiferentemente oiseau, tanto ao designar o avestruz como o pardal e da mesma forma Vogel em alemão e bird em inglês aplicam-se a qualquer vertebrado plumado. Mas ninguém, falando corretamente nossa língua, dirá que a ema, o gavião e o papagaio sejam pássaros". O mestre até exemplifica: "Termos ouvido definir que pássaros são as aves pequenas. Estará certa? O bem-te-vi é um pássaro, mas a rolinha, muito menor, pode ser designada assim? Certamente que não, pois a rola é uma pomba e os representante desta ordem não são pássaros, porém aves, como as galinhas".
"Depreende-se, portanto, a existência de valor classificativo para a palavra pássaro. Todos os vertebrados providos de penas são aves, inclusive os pássaros. Estes, porém, pertencem a um grupo zoológico bem caracterizado, constituindo a ordem Passeriformes. E a ela não se filiam tuins, andorinhões e nem mesmo os beija- flores, apesar de suas reduzidas dimensões. Daí se deduz que, se quisermos empregar com exatidão os vocábulos ave e pássaro, a noção de tamanho deve ser completamente abandonada, levando-se em conta apenas o critério de classificação. Pássaros, só os Passeriformes, que têm bico desprovido de membrana na base, tarsos isentos de penas, pés com três dedos dirigidos para a frente e um para trás e unha do dedo posterior mais forte que a dos anteriores, dos quais os dois interiores são ligados entre si na base." Leia mais em: http://www.ao.com.br/aves&pas.htm
.
....
-----------------------

quinta-feira, agosto 13, 2009

Via Natureza - Série Cerrado - VII: Pata-de-vaca ou Árvore-orquídea

Pata-de-vaca ou Árvore-orquídea: Folhas e Flores
























Pata-de-vaca, unha-de-vaca, bauínia, árvore-orquídea (Bauhinia variegata 'Candida'). Há também com flores rosas. As de flores brancas, como estas das imagens, são chamadas de árvore-orquídea. Família das leguminosas. Árvore que pode atingir até 8 metros. Muito encontrada em paisagismo urbano. É vista do Piauí ao Rio Grande do Sul, nas matas do cerrado e do complexo atlântico. No inverno e na primavera se cobre de flores brancas. Seu nome, pata-de-vaca, é devido à forma de suas folhas, como podemos ver através das fotos que fizemos especialmente para este post.
...

------------------------

quarta-feira, agosto 12, 2009

Via Músicas Que Ficam: Súplica, de Júnior Nardelli

Nascente

A música Súplica, de Júnior Nardelli, nos fala sobre a importância da preservação da água. Transcrevemos abaixo a letra.

SÚPLICA

Junior Nardelli

Sou eu que banho a esperança
da semente virar fruto ou flor
Sou eu o frescor da criança
tão inocente com medo do calor
Sou eu que me escondo no manto
No ventre da terra e seco o sertão
Sou eu que do céu tombo em canto
Aliviando a pobre população
Sou eu correndo na calçada
Descendo a rua sem direção
Sou eu frágil e abandonada
Sempre jogada na escuridão
Sou eu que desenho o arco-íris
Quando me encontro com o sol de verão
Mãe Iara, eu te suplico: minha mãe!
Mãe Iara, não deixe que acabem comigo, minha mãe
Mãe Iara, minha mãe é mesmo assim
Que pena o homem não percebeu que não viverá sem mim.
Para ouvir e/ou fazer o download da música, veja o site: http://www.uniagua.org.br/
-----------------------

terça-feira, agosto 11, 2009

Via Vida: Brigando com a Suína

Imprevistos de Viagens


- Toc, toc, toc...
- Quem é?
-Sou eu, a Suína...
- ??? Espere aí... (Meu Deus, me ajude a colocar mais ferrolhos nessa porta...)
...
Não é brincadeira. A suína bateu em nossa porta. Pensava que estivesse segura, que ela estava bem longe, mas a 'porquinha' estava aqui, pertinho de nós, nos rondando... Ela ou seu fantasma, ainda não sabemos. Descobrimos assim:

Minha filha chegou de Goiânia, no sábado, por volta de 4 h da tarde. Saiu do carro chorando, dizendo que não estava bem. Ao abraçá-la, percebi que ardia em febre. O termômetro acusou 40 graus. Rápido improvisamos algumas compressas frias. Colocamos tecidos úmidos sob seus braços e em seu pescoço. Enquanto meu marido lavava seus pés com água ligeiramente morna, eu trocava os tecidos. Meia hora depois corremos para a emergência do hospital mais próximo de nossa casa. As compressas devem ter abaixado a febre porque ela conseguiu resistir mais ou menos 40 minutos na fila de espera. A emergência do Hospital Brasília, onde fomos, estava lotada. Parece que todo mundo resolveu passar mal ao mesmo tempo. Além dos especialistas que normalmente tem em um Pronto Socorro, havia três clínicos, ou seja, colocaram mais dois. Achei pouco para o número de pessoas que também aguardavam. Bem, ao chegar sua vez, na sala da enfermagem, a enfermeira nos disse que a febre devia ter realmente abaixado, mas já estava chegando novamente aos 40 graus: 39.7! O médico que a atendeu em seguida pediu os exames de praxe: hemograma, Raio X do tórax e um exame de urina. Ela ficou em repouso e observação enquanto tomava soro e um analgésico. Uma hora e meia depois, levei os resultados para o clínico. Tudo normal, se não fosse em época de gripe suína. Há alguns meses o clínico teria dito: "É apenas uma virose". Mas, com o 'fantasma' da suína correndo por aí, ele nos disse: "É um quadro infeccioso: febre e uma irritação da garganta. Pode ser o H1. Temos que fazer alguns exames específicos". Minha filha fez os tais exames, mas os resultados devem demorar mais de uma semana. Enquanto isso, "ela deve começar imediatamente o tratamento e ficar isolada. E o uso de máscara deve ser para todos de casa; e, se a febre retornar, ou houver qualquer sinal de piora ou falta de ar, vocês devem trazê-la imediatamente", completou o médico. Com os formulários em mãos e a receita do remédio, lá fomos nós a um hospital da rede pública pegar o remédio (Uma cartela com 10 comprimidos, para serem tomados de 12 em 12 horas). Ela começou a tomá-lo naquele mesmo instante. Chegamos em casa quase meia noite.
...
E assim, estamos 'mascarados' e isolados. Em casa, resolvemos que as máscaras seriam usadas quando estivéssemos juntos. Em seu quarto, ela não precisaria colocá-la. Ela e meu marido estão seguindo isto à risca. Eu, mais ou menos. De vez em quando ela briga comigo: "Por favor, mamãe, e se for mesmo a gripe suína? Eu não quero que você pegue!" Até sua escrivaninha foi transformada em mesa de refeições. Meu sexto sentido de mãe me diz que não é a tal gripe. Foi o cansaço da viagem, o tempo muito seco e quente e outros fatores que devem ter provocado essa febre alta, penso. Meu esposo, mais racional, diz que realmente a hipótese da gripe não deve ser descartada. "A febre foi muito alta", diz. Em todo caso, foi uma febre repentina e passageira. No domingo pela manhã, depois de uma noite de sono, sua temperatura já estava quase normal: 37 ou 37.2. Continua ainda assim. Não foi nem preciso o Tylenol que havia sido prescrito em caso de febre ou alguma dor. Todos os cuidados estão sendo tomados.
..
Recentemente não fizemos viagens distantes nem tivemos contatos com pessoas que chegaram de outros países. Saímos normalmente: lanchonetes e restaurantes, feiras tipo Feira da Lua ou Feira Mix, shoppings...
..
Comecei com uma brincadeira, mas o assunto é sério. Será que não se pode mais sair de casa?
...
..
-----------------------

segunda-feira, agosto 10, 2009

Via Verde: Agosto com Azulzinha

Azulzinha ou Tumbérgia-azul



Uma azulzinha



Duas...


Três, quatro...


Muitas


Formam um muro  todo azul.

Em cachos...

Duas ou três...


Os besouros amam!



Azulzinha, tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora). Família das acantáceas. Planta trepadeira muito usada para revestimento de muros e cercas. Como a bela-emília, da Via Verde de segunda-feira passada, floresce durante quase o ano todo. Portanto, continuem com um mês de agosto florido e azul.
....
------------------------

sábado, agosto 08, 2009

- Vej@Blog - Parabéns - Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades -

....................................................................................... Parabéns pelo excelente Site! [ Multivias - A Natureza em Fotos e Variedades ] Você está fazendo parte da melhor e maior
seleção de Blogs/Sites do País!!! - Só Sites e Blogs premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora
entre os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!
- Parabenizamos pelo ótimo trabalho! -
Confira o seu link no item:

" Blog " http://www.vejablog.com.br/blog - Os links encontram-se rigorosamente em ordem alfabética - ........................................................................................................................................... Caso ainda não tenha o selo,
você poderá pegá-lo na própria página:
http://www.vejablog.com.br/selo
........................................................................................................................
- Dúvidas, críticas ou sugestões nos e-mail
Um abraço,
Dário Dutra
........................................................................................................................
- Nosso Selo -
- VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! -
Exiba-o com orgulho! .......................................................................................................
V I S I T E - N O S S E M P R E ....................................................................................................... .