segunda-feira, novembro 30, 2020

Campanha Livro Nacional

 



Campanha_Livro_Nacional
Começa amanhã, dia 1° de dezembro, a #semanadocomprelivronacional.
Foi idealizada por quatro jovens escritores: @f.erreiraautor, @jess.galiano, @escritorajulietevasconcelos, @cibelelaurentino.
É uma semana de incentivo à compra de livros de escritores brasileiros. Precisamos ler, alguém ainda duvida? Ler escritores franceses, americanos ou de outros países? Sim, claro que devemos ler livros de autores estrangeiros. Mas devemos valorizar também nossos escritores.
Em uma pesquisa feita para a escolha do patrono da Semana do Livro Nacional, foram citados vários escritores, como Machado de Assis, Ariano Suassuna, Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Coelho, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Augusto dos Anjos, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Carolina de Jesus, Lygia Fagundes Telles, entre outros grandes de nossa literatura. Vamos ler seus livros?
Amo todos eles, tenho livros de quase todos os citados, porém eu quis votar em uma mulher que lutou para ser escritora em uma época em que as mulheres nem podiam frequentar escolas. Citei Maria Firmina dos Reis, a primeira mulher brasileira romancista. Além de escrever sobre as mulheres de seu tempo, entre outros temas, ela ajudou a criar a primeira escola mista do Brasil. Isso, gente, no século XIX. Ou seja, além de lutadora, corajosa.
Todo escritor merece ser lido, seja de que gênero for. Você gosta de romances de aventura? Leia. Gosta de poesias? Leia poesia. Romances da literatura fantástica? Leia. Há livros para todos, de todos os gêneros, escritos por profissionais ou por autores amadores, pessoas com vários diplomas ou sem nenhum. Mas, entre todos os escritores há uma semelhança: escritor que é escritor gosta de ler. Quando não podem comprar livros, saem em busca de leitura onde for. Quem não se lembra da história da escritora Carolina Maria de Jesus? Ela queria ler mas não podia comprar livros. O que fazia? Catava no lixo jornais, livros velhos, folhas de livros... e aproveitava para levar para casa cadernos... sim, ela escrevia em folhas catadas nos lixões. Acompanhei sua história quando já fazia minha faculdade. Ficava então pensando: Que força a dessa mulher! Como consegue superar tantas adversidades? Escritor é assim, escrever é uma parte de sua vida.
Vamos ler? Ler muito?
Que neste final de ano nossos presentes sejam o que há de melhor: livros. Para nossos amigos secretos, para nossa família e amigos em geral. Quem ama, cuida. E quem cuida dá de presente algo que traz alegria, diversão e conhecimento. Livro é, sem nenhuma dúvida, o melhor presente.

Participo com o livro Acalanto: Sou pássaro e poesia Sou canto e acalanto e com o lançamento em breve de um livro sobre a pandemia no Brasil. Veja mais na guia Livros de Luísa Nogueira, logo abaixo do título deste blog.

@jacqueline.baptista.oficial @wagnerazevedope @t.s.dantas @adrianamanduco @cintiahenriquesautora @gabrielaedel.escritora @naturezaemfotosluisan
————-
Adquira Acalanto pelo link:


----------

Sobre Livros:

———-


Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira