terça-feira, outubro 05, 2021

Folha-santa gigante


Folha-santa gigante. Compare com as folhas das outras plantas ao lado dela. 

Em um vaso grande, plantei sementes de tomate, melão-de-são-caetano, pimenta, erva-doce, entre outras. Já tinha no vaso algumas mudas de folha-santa. Tirei, deixando apenas uma para ter espaço para as mudinhas que começaram a nascer. À medida que cresciam, eu desbastava a folha-santa, tirando toda muda que nascia ao seu lado. Tirava também os galhos que saíam de seu tronco. Fui desbastando até ficarem só três folhas, elas  estavam viradas para fora do vaso, assim não fariam sombra para as mudinhas que cresciam rapidamente. Para minha surpresa, uma das folhas crescia mais, alongando-se dia a dia. Crescia muito e de suas laterais apareciam brotos. As folhas da folha-santa brotam nelas mesmas, é a chamada brotação múltipla.

Tempo seco e adubagem

Como estávamos no período seco - e em Brasília é ultra seco, a terra ressecava muito. Necessitava, pois, de cuidados como aguar com regularidade. Quando eu ia aguar, jogava a borra de café do dia ou, se tivesse feito algum chá, tudo que ficava dele no coador. Às vezes eu aguava também com a água que lavava o arroz. Portanto, nada de adubos. Ou melhor, a adubagem era feita com café, arroz e chás (risos). 

Folha gigante 

Quem tem folha-santa plantada sabe que elas se multiplicam rapidamente. Assim é aqui em casa. Mas folhas crescendo desse modo eu ainda não tinha visto. Confira as fotos e os minivídeos e surpreenda-se também com o tamanho que a folha está ficando. 



Para aumentar o tamanho dos vídeos, pince com os dedos, aumentando. 


Tentei medir a folha usando um escalímetro no lugar de fita métrica. Era o que estava à mão naquele momento.



Toda gravação feita no quintal aqui de casa, vem com um fundo musical: o canto dos pássaros. É um coral lindo que começa de madrugada e vai até o final da tarde. De vez em quando aparecem cantores diferentes, talvez atraídos pelas árvores. Fica a dica: Plante árvores!



———-
Veja mais postagens, neste blog, sobre a folha-santa:

1- Folha-santa I:

2- Folha-santa II:

3- Brotação múltipla da folha-santa:

———

Nenhum comentário: