segunda-feira, outubro 27, 2008

Via Verde: Nosso Colorau, o Urucum

Fotografia: Luísa Nogueira
Colheita 'caseira' de urucum

Fotografia: Luísa Nogueira
Cachos colhidos de urucum
---------------- ---------------------------
Fotografia: Luísa Nogueira
Cacho, folhas e sementes de urucum
----------------------
Fotografia: Luísa Nogueira
As sementes ficam dentro dessas 'conchas'
--------------------
Fotografia: Luísa Nogueira
Colheita de urucum
-------------------------------- 
Fotografia: Luísa Nogueira
-Uma flor de urucum
--
Urucum, urucu, açafroa, colorau são os nomes populares¹ de Bixa orellana L (nome científico), da família botânica Bixáceas. É uma planta originária da América do Sul, encontrada em quase todo o Brasil, principalmente na região amazônica.

Ao contrário de outros 'coloraus' importados, nosso 'colorau brasileiro' é atóxico. O açafrão, por exemplo, segundo pesquisas encontradas, tem que ser usado em pequenas pitadas, pois é tóxico, causando euforia e estado de inconsciência. 

O urucum é muito utilizado na culinária e na cosmética, sendo também medicinal. Nos anos 70 foi largamente usado em forma de óleo por quase toda candidata que queria pegar aquele bronzeado bacana. Nossos sábios índios sempre o usaram para pintar a pele. Aliás, seu nome vem do tupi uru-ku, que significa "vermelho". 

Os corantes do urucum são chamados de orelina (o amarelo) e bixina (o vermelho). Este, o bixina, de acordo com estudos recentes, auxilia no tratamento do câncer.²

No livro Plantas Medicinais,³ podemos ler: "Urucu, colorau - O pó da semente é um bom condimento para dar cor ao arroz. Chá das sementes tem bom efeito nos males do coração, prisão de ventre, hemorragias, afecções do estômago, como expectorante e males do peito. É contra veneno da mandioca brava, antídoto do ácido cianídrico. Os índios o usavam para se pintar e, com isso, se defender contra picadas dos mosquitos".4

Acorda Brasil! Há muito "usorientau", "useuropeu" e "osdossisteites" estão "zoiando" e "levando ele". Se o governo não tomar logo algumas providências, entre elas um investimento maior em pesquisas, nosso colorau brasileiro, o urucum, voltará desse passeio pelo mundo com os olhinhos puxados, ou falando francês e inglês. Em forma de medicamento e cosmético. Ou até mesmo de condimento. E vamos ter que pagar a nota da cara, quer dizer, "aquela" nota que se diz "verde".

Quer um arroz ainda mais brasileiro? Colorau nele - o urucum, claro! - salpicado com nossa verde salsinha.

------------------------

¹Alguns outros nomes encontrados: Açafroa, açafroeira-da-terra, uru-uva, urucuuba... e por aí vai. Encontramos até os nomes correspondentes em algumas línguas: Em espanhol, onoto; em francês, noyer d'Amerique; em inglês, annato e em alemão, orleanstrauch.
² De acordo com o pesquisador Camilo Flamarion de Oliveira Franco, da Embrapa, e autor do livro Urucum - Sistemas de Produção para o Brasil. Veja mais no site: http://www.epamig.br/ (PESQUISADOR MOSTRA PORQUÊ O URUCUM É EXCELENTE PARA A SAÚDE E PARA O AGRONEGÓCIO)
³KÖRBES, Vunibaldo Cirilo (Irmão Cirilo). Plantas Medicinais - 9 420 Receitas Medicinais. Korbes, ASSESOAR, 1995, 46ª edição, 188 p.
4Idem, Página 168.

------------------------

Notas:
Há mais ou menos dez anos ganhamos uma mudinha de urucum, hoje um arbusto de mais de cinco metros. A muda estava sendo distribuída pelo Jardim Botânico de Brasília (JBB), em um dia de comemoração - não me lembro se era o Dia da Árvore ou o aniversário do JBB. Em outubro o urucum se enfeita todo de flores rosáceas, transformadas depois em cachos de frutos espinhosos. Esses 'espinhos' são flexíveis, não machucam. Abrindo-se os frutos encontramos suas famosas sementes. Este ano acompanhei o florescer e o frutificar de meu urucuzeiro, fazendo belas fotos. Pensei postá-las sem comentários, apenas pelo exótico da beleza. Resolvi, depois, acompanhá-las com alguns despretensiosos comentários, dividindo a série Urucum em três partes:
1- Flores do Urucum - editada dia 20.
2- Nosso Colorau, o Urucum - editada hoje.
3- Moqueca de Banana com Urucum - a ser editada no próximo dia 31, sexta-feira. Daremos também o modo de se usar as sementes 'in natura' como condimento e a receita do pó, o famoso colorau.
4 Veja mais sobre meu pé de urucum, e as fotos que fiz dele, em:

..-------------------------

Acompanhe este blog e nossas redes sociais.


Instagram: @luisanogueiraautora

Para acessar minha página no Instagram, aponte a câmera de seu celular para a tag de nome abaixo:



















Facebook: Luísa Nogueira 


Pinterest: Luísa Nogueira 


#naturezaemfotosluisan 


-----------


Este blog foi criado com vias direcionadas ao meio ambiente (natureza, sustentabilidade, vida) e desde sua criação citamos e falamos sobre livros. Confira e navegue entre os posts das principais vias:



--------

 

Confira também a página Livros de Luísa Nogueira


——-