Via Verde: Cyclamen
Foi meu presente do Dia das Mães. Um pequeno vaso com lindas flores vermelhas. Ciclamem. E, como todo blogueiro que se preza, alguns dias depois fiz a 'sessão de fotos'. Aproveitei um momento descontraído em casa, quando minha filha estava admirando as flores. Depois fui pesquisar e descobri que suas flores, quando novas, parecem asas de borboleta. Observando as flores, percebi que tinham razão: as flores novas têm as pétalas voltadas para cima, ficando mesmo parecidas com borboletas. Descobri mais: que seus botões parecem cisnes. E não é que é verdade? Vejam as fotos e comprovem.
Asas de borboleta
Cisnes
Suas flores aparecem nas pontas de longas hastes. Há uma variedade de cores: vermelha, rosa, roxa e branca. É também chamado de violeta-dos-alpes, ciclame-de-alepo e ciclame-da-pérsia. Suas flores, como mostram as fotos, parecem pintadas. É como se seu verde escuro tivesse sido clareado, formando manchas mais claras. Tanto suas flores como suas folhas são bastante decorativas. No site Jardim das Flores* podemos ler sobre o ciclamem:
"As flores do ciclame apresentam um formato bem original: as pétalas se distribuem nas pontas das hastes de forma que lembram as asas acetinadas das borboletas. Quando fechadas em botão, a flor, em conjunto com a haste, forma o desenho característico de um cisne, com um longo pescoço e o bico voltado para baixo. A folhagem também é muito ornamental e continua bonita mesmo depois que as flores acabam. As folhas, num tom verde intenso, apresentam manchas esbranquiçadas, resultando num efeito marmorizado.
Recebendo os cuidados adequados, o ciclame pode durar muito tempo:
* Coloque o vaso num local ventilado, mas sem ventos fortes, onde possa receber a luz solar da manhã;
* Ciclames não suportam umidade e calor excessivo;
* Nos meses frios, irrigue a cada 3 dias ou quando estiver excessivamente seco;
* Assim que as flores murcharem e caírem, retire as hastes, puxando-as para cima. Recomenda-se não deixar as hastes apodrecerem, pois podem prejudicar a folhagem;
* Para estimular novas florações, aplique a cada 3 meses um fertilizante líquido, seguindo as orientações da embalagem."
------------
* http://www.jardimdasflores.com.br
---------------------------









Comentários
Desde as margens do Rio do Carmo saio a convidar meus amigos do mundo, para que vejam a poesia que falo, o conto que conto e a crônica que narro. Você não conhece o Rio do Carmo? Não lhe culpo de nada. É tão pequenino o meu lugar. Mas ainda assim eu falo, pois é mundo, e quando se é mundo nunca falta o que falar.
Abraço do Jefhcardoso e lhe espero no http://jefhcardoso.blogspot.com.
E você tem razão, as flores parecem asas de borboletas e os botões cisnes.
Adorei!
Bjs.
uma flor muito bonita !
Brad
Parabéns pelas flores e pela filha. Ah...obrigada pela aula, adorei!!
Beijos pra vocês duas.
E.T.Luísa, finalmente consegui abrir sua página de comentários. Tenho tido muita dificuldade ao postar comentário no seu blog. Não detectei ainda o que há, mas demora-se muuuito.
Que lindas estas flores, parabéns amiga.
Beijinhos
Ângela Guedes
abraços
beijo Lisette.
beijo Lisette.
Amei as suas lindas flores! Você tem mesmo muita sensibilidade, a analogia que faz: pétalas com borboletas e botões com cisnes, é tudo de bom!
Parabéns, pelo seu cada vez mais lindo Blog!
Um abraço e tudo de bom!
Bonita sequência de fotos.
Ótimo Domingo p'ra vc