segunda-feira, novembro 08, 2010

Via Verde: As Três Cores do Flamboyant, a Musa das Árvores


Flamboyant vermelho - Apesar desse flamboyant ser uma árvore nova, sua copa dá uma grande e gostosa sombra. 

Minha filha, durante uma caminhada, passando sob o flamboyant.

Beleza da copa florida

Folhas, botões e flores do flamboyant

Flamboyant enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília. 

Flamboyant, espelho d'água e fachada do TJ.

Flores e galhos retorcidos do flamboyant.
Flores do flamboyant - Veja, logo abaixo, esta foto em uma tomada mais próxima.

Sempre quis clicar as flores de um flamboyant bem de perto. Não são belas?
Flamboyant alaranjado - Três ou quatro árvores dando as boas vindas na entrada de uma lanchonete, na rodovia que liga Goiânia a Brasília (Lanchonete Jerivá).

Flamboyants do Jerivá

Flamboyant amarelo - Este está em Brasília, logo depois da Ponte das Garças - conhecida como 'a ponte do (Conjunto Comercial) Gilberto Salomão', no sentido Lago Sul - Plano Piloto.



As fotos deste flamboyant não ficaram muito boas porque foram feitas enquanto atravessávamos a ponte, com o carro em movimento. 
As três cores do flamboyant: Ao centro o flamboyant amarelo, ladeado pelo vermelho, à esquerda e pelo alaranjado, à direita.

Flamboyant, acácia-rubra, árvore-flamejante, flor-do-paraíso, pau-rosa (Deloniz regia). Família das fabáceas. O flamboyant é uma árvore de copa imensa, apropriado para lugares com amplo espaço. É considerado uma das árvores mais lindas do mundo. Sua sombra é apreciada por todos, principalmente para os amantes da natureza, que amam um bom pique-nique. Natural do Madagascar*, adaptou-se muito bem aos diferentes climas do Brasil. Nas regiões secas perde as folhas - ou parte delas. Há três cores de flamboyant, sendo o vermelho a cor mais comum, talvez pela beleza das flores com essa coloração mais chamativa e atraente. Uma segunda cor, também bastante vista, é a alaranjada. A cor amarela é a menos comum; o flamboyant com essa tonalidade é chamado 'Flavida'.       

As árvores das fotos

1- O primeiro flamboyant vermelho está em uma calçada, o que não é conveniente devido às suas raízes fortes, que ultrapassam a superfície, podendo danificar tubulações e muros. Apesar disso essa árvore dá uma sombra apreciada por todos que passam pela rua, pois a copa dos flamboyants são frondosas e nessa época do ano ele está lindíssimo, todo vestido de flores vermelhas. De longe dá para avistar sua grande e bela copa florida.

2- A segunda série de fotos é de um flamboyant também vermelho, que reina sozinho em um grande espaço. Está enfeitando o jardim do Tribunal de Justiça, em Brasília, dando um ar mais alegre aos passantes de cara séria e preocupada e com as mãos sempre abarrotadas de processos. 

3- O terceiro flamboyant é alaranjado e também, como o segundo, está plantado em lugar adequado. Ele está ao lado de uma grande lanchonete de beira de estrada. Aliás, não é um só flamboyant; são de três a quatro árvores que chamam a atenção por sua beleza. A lanchonete - e restaurante - tem o nome de uma palmeira do cerrado: Jerivá. De vez em quando paramos por lá para um gostoso lanche. Há sucos diversos e uma boa variedade de salgadinhos. Lá podemos saborear o apetitoso pão de queijo e as famosas pamonhas goianas, é claro. Gosto também dos pastéis de forno. O quatro queijos é de li ci o so! E... a higiene é nota dez - desde sua inauguração, há quase trinta anos, que os banheiros são de última geração, com aqueles plásticos rotativos nos vasos sanitários.Fica aí a dica para quem passa pela estrada Goiânia-Brasília - ou vice versa, porque tem também uma lanchonete Jerivá na direção contrária.

4- Já o quarto flamboyant é o amarelo, menos encontrado. Ele está logo depois que se atravessa a primeira ponte de Brasília, a Ponte das Garças. O interessante é que de longe, ainda na ponte, podemos avistá-lo, ladeado, a alguma distância, por dois outros: um de cor vermelha e um outro alaranjado.

Que essas quatro séries de fotos possam contribuir para um maior conhecimento sobre o flamboyant, essa árvore já bem brasileira, uma das mais belas do mundo, considerada a musa das árvores.    
... 
------------

*A ilha de Madagascar fica na África oriental, no oceano Índico, perto de Moçambique.  

--------------------------