segunda-feira, março 23, 2009

Via Verde: Folhagens no Outono Brasileiro

Folhagens


Caládio
Nomes populares: Caládio e tinhorão, entre outros; nome científico:  Caladium bicolor.  Família  das aráceas.
Costela-de-adão
Nomes populares: Costela-de-adão, monstera, banana-de-mato,  abacaxi-do-reino,  ceriman;  nome científico: Monstera deliciosa. Família das aráceas.



A flora nativa do Brasil é rica e diversificada. São plantas com flores e folhagens de cores que passam por todos os tons do arco-íris e de  formas e tamanhos os mais diversos. Em relação às folhagens, há com folhas gigantes, grandes, médias, pequenas e minúsculas. Essas destas fotos são algumas que consegui, aqui e ali, fotografar. Tenho mais fotos. Logo que consiga  identificá-las, deixarei por aqui.
...
Cróton
Cróton - É um arbusto que pode atingir de 2 a 3 metros de altura. Nome científico: Codiaeum variegatum. Família das euforbiáceas.

Dracena (Veja mais sobre dracenas, neste blog, no post 'Dracena fragans, a Bela da Tarde').

Maranta

Maranta-espinha-de-peixe

Maranta-pena-de-pavão 
A maranta é muito usada em paisagismos de interiores. Nos jardins, gosta de meia-sombra. Deve ter regas regulares. Suas grandes folhas são vistosas e possuem riscos e manchas variadas, como podemos ver através dessas três fotos. Há várias outras espécies, inclusive de uma só cor. Nome científico da maranta variegada: Ctenanthe oppenheimiana. Família das mantáceas.


Comigo-ninguém-pode


Comigo-ninguém-pode - Esta planta, apesar de ter folhas vistosas, é altamente tóxica; não deve ser cultivada onde há crianças ou animais domésticos. Nome científico: Dieffenbachia pictada. Família das aráceas.
---------------

Essas folhagens inicialmente seriam para complementar o post anterior Folhas de Outono. Mas nos apaixonamos pela beleza de suas folhas. Daí colocarmos mais fotos. Vamos continuar atualizando-o, sempre que possível. Última atualização: 30 de julho de 2012.

---------------

Pensamos atualizar este post com as fotos das folhagens devidamente classificadas ou, pelo menos, com seus nomes populares e/ou científicos. Porém, nesse momento, na tentativa de encontrar alguém que possa nos ajudar a nomeá-las, estamos postando hoje, dia 11 de janeiro de 2014, mais algumas fotos. Tomamos essa iniciativa vendo em nossa página do Facebook Natureza e Viver Sustentável um pedido de identificação de uma folhagem, essa da foto abaixo:

Alguém sabe o nome dessa folhagem? 

Se você souber também o nomes destas outras folhagens, por favor, ajude-nos a nomeá-las; são fotos que fizemos há algum tempo, guardadas em nossos arquivos:


Essa é bem popular.


Chifre-de-veado? 



Unha-de-gato - Muito bonita para forração de muros; plantei uma há mais de quinze anos e ela 'forrou' um muro de 40 m de comprimento. Não pode ser plantada próxima de construções, pois suas raízes são fortes, podendo danificar paredes, fossas etc.



Esta estava em um canteiro em frente ao STJ, em Brasília.

Árvore-da-felicidade?

Esta também é bem comum

Nasceu em nosso jardim



Rosa cravo. Foto feita no Jardim Botânico de Brasília


Folhagens de um canteiro do Pontão. 

--------------------------------------------------------