sábado, janeiro 22, 2011

Via Natureza: Região Serrana do Rio de Janeiro

Uma borboleta procurando pouso...

Como a grande maioria dos brasileiros, ainda estou abalada com a tragédia provocada pelas chuvas na região serrana do Rio. Procuro analisar e compreender o porquê de tantas mortes. O que foi fatalidade e o que foi descaso do poder público.

Até o momento em que aqui escrevo já se contabilizam 785 mortos, de acordo com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado, sem se contar as 400 pessoas desaparecidas. As desabrigadas e as desalojadas ultrapassam 9.800, entre Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Sem roupas, móveis e, pior, sem um teto para morar. E aqueles que perderam seus filhos? Ou pais, cônjuge...  É difícil até mesmo para quem tem uma ótima estrutura psicológica. Muitos perdem a própria identidade, tamanha é a dor. Já pensou perder tudo, materialmente falando, e ainda perder a família?

Se estamos tão chocados apenas por saber e ver através da mídia, como estarão aquelas crianças que, de repente, ficaram órfãs? "Quero minha mãe", uma grita, "onde está meu pai e minha mãe?", outra chora. Se são cenas chocantes para quem está a quilômetros de distância, imagine o que é para esses nossos irmãos desabrigados. Sem moradia, na casa de amigos ou familiares ou em abrigos improvisados e ainda muitos deles também com o coração em luto pela perda de um ou mais membros da família ou mesmo à procura de algum parente ou amigo. Não consigo nem mesmo encontrar uma palavra para definir tanta tristeza.

Não queremos aqui encontrar culpados. Apenas lembramos que, se há pessoas que se arriscam morando em encostas, é porque não têm um lugar melhor para morar, não tiveram informação suficiente sobre os riscos que correm, são tratados e vistos à margem da sociedade,  não tiveram a oportunidade de educação e vida necessária ao desenvolvimento da cidadania, faltou uma infraestrutura adequada a cada lugar e muitos outros motivos que deveriam estar entre as prioridades dos governos estaduais e federal.

Mas, há também ricos entre as vítimas, você está dizendo. Sim, existem pessoas que moram na Região Serrana do Rio de Janeiro - ou que lá possuem uma segunda residência - pela beleza do local. Falta de informação sobre os riscos? Não sei. Porém, você deve concordar, não é dever do Estado proteger todos seus cidadãos? Por que só agora vai haver um monitoramento das chuvas e um possível alerta de riscos, sendo que todos os anos acontecem enchentes e deslizamentos, matando centenas de brasileiros? Lembra do que aconteceu em Santa Catarina em 2008?

Foi necessário que a comunidade internacional 'lembrasse' o Brasil sobre os problemas de segurança do Rio de Janeiro, que comprometeriam a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, para que o governo unisse forças para a retomada do Complexo do Alemão, expulsando de lá os traficantes. Foi também por críticas de outros países sobre a modo com que o governo brasileiro cuida das comunidades que moram em zonas de risco, que, parece, vai ser feito algo. Quando nosso país olhará mais seriamente para seu povo?


Borboleta encontrando seu lugar na natureza.


-------------

Veja no blog coletivo Terra, aquele abraço! o post "Para nossos irmãos da região serrana do Rio de Janeiro".

-----------------------------