segunda-feira, outubro 25, 2010

Via Verde: A Beleza Amarela do Guapuruvu


Em Brasília há pessoas de diferentes regiões do Brasil. Talvez por isto haja também árvores vindas de vários estados, como o guapuruvu. Natural da Mata Atlântica,* podemos ver essa beleza de flores amarelas contribuindo para uma maior diversidade da flora da capital candanga. Algum carioca - há muitos cariocas em Brasília - deve ter trazido em sua bagagem algumas sementes, para não perder de vista essa belezura que fica nua no inverno - totalmente sem folhas - mas se enfeita toda na primavera.  





Guapuruvu, guarapuvu, birosca, ficheira, pau-de-vintém, pataqueira e muitos outros nomes populares (Schizolobium parahybae). Família das fabáceas (ou leguminosas). É originária da Floresta Atlântica. De crescimento rápido, pode atingir, em pouco tempo, 30 metros de altura. Sua madeira é macia, por isto muito utilizada em artesanato e na fabricação de canoas. Perde as folhas no inverno e floresce na primavera. Suas lindas flores amarelas atraem abelhas. Tem tronco alto e reto, com uma copa rala. É muito usada em paisagismos de praças e parques. As árvores das fotos estão em um condomínio de Brasília. 

------------

*A Mata Atlântica ocupa totalmente três estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Ocupa também 98% do Paraná, bem como pequenas porções de onze unidades da federação. Vejam os seis biomas do Brasil no mapa abaixo (mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


Mapa de Biomas do Brasil da Série "Mapas Murais" do IBGE (http://www.ibge.gov.br/)


---------------------------