  | 
| Cattleya Trianae | 
As orquídeas são assim: Ao se olhar uma, é amor à primeira vista. Quando nossos olhos não conseguem se desgrudar de alguma, não adianta dar mais uma voltinha, dizer para nós mesmos que o "precinho" está "lá em cima" e sei lá mais o quê. Em casa, muitas vezes ficamos sem saber como agradá-la. Muita água? Pouca água? Na sombra? Se moramos em apartamento, onde colocá-la? Nossa dica: Aprenda os cuidados básicos, como, por exemplo, quando regá-la, o momento certo para transplantá-la e qual o melhor local para que ela possa se desenvolver e continuar nos alegrando com suas flores. Mais uma dica? Na dúvida, pesquisar, pesquisar e pesquisar, seja em livros, sites especializados ou com orquidófilos - como amam orquídeas, eles amam dar conselhos e dicas.
Tenho um mini orquidário com poucas espécies, quase todas enraizadas em dracenas. Dracenas que plantei há mais ou menos quinze anos especialmente para isto, pois certas espécies de orquídeas amam se enraizar em plantas assim, de troncos fortes e rígidos, porém recobertos por cascas delicadas, esponjosas mas firmes, o ideal para as orquídeas abraçarem. Cada uma delas amando a sombra de uma, as flores da outra... Tornam-se verdadeiras companheiras e aliadas. É a sabedoria da natureza. Como não amá-las?
Gosto muito de vê-las, indo na medida do possível às várias exposições de orquídeas que acontecem aqui e ali. Este ano fomos a apenas uma. Aconteceu em Brasilia, no foyer do Teatro Nacional. Fomos admirá-las já no último dia, no início da tarde de um domingo, dia 12 de junho. A maioria já tinha sido vendida, mas pelas que restaram dava para imaginar as belezas que tinham passado por lá. Não fiquei contente com as fotos que fiz - poucas - devido ao horário; o local estava coberto com aquelas telhas transparentes e o sol batia forte.
Gêneros e espécies
  | 
| Oncidium Flexuozum (Chuva-de-ouro) - Foto feita na exposição acima citada. | 
A foto acima, da orquídea popularmente conhecida como chuva-de-ouro, pode nos ajudar a diferenciar gêneros e espécies dessa família botânica que possui por volta de 1800 gêneros. Chuva-de-ouro é uma espécie do gênero 
Oncidium (Onc). Cada gênero possui de uma a centenas de espécies. As orquídeas mais conhecidas pertencem aos gêneros 
Laelia (L) - pronuncia-se lélia, 
Miltonia (Milt), 
Dendrobium (Den), 
Paphiopedium (Paph), conhecida como sapatinho, 
Phalaenopsis (Phal) - pronumcia-se falenópsis, 
Cattleya (C) e 
Vanda (V). As fotos de hoje são de uma 
Cattleya, uma 
Vanda (duas fotos), além da chuva-de-ouro. Em breve mostraremos, em fotos, separadamente, espécies de um mesmo gênero. Até lá e um belo dia para você!
  | 
| Vanda Manuel Torres "Sathian" | 
  | 
Orquídea Vanda - Fotos feitas em junho. 
  
------------------------------------ 
  
 | 
 
 
Comentários
Belíssimas as orquídeas! De uma delicadeza e uma perfeição inigualáveis.
Mas, de fato, são flores que exigem cuidado e muito carinho mesmo. Não é fácil deixá-las bonitas e saudáveis.
Isso me deu saudade do orquidário da minha mãe, que cultivou durante muitos anos cerca de 50 espécies. Era maravilhoso estar ali.
Beijoca, querida!
São belas. Tenho essa amarelinha, a primeira e uma outra que não está nesse magnífico Post.
É sempre um prazer entrar aqui para viver um pouco essas maravilhas que deixas registradas e tuas informações sobre as imagens no contexto e intenção de alertar para a preservação da natureza e sua função na vida do planeta, especialmente do humano.
Beijos